Voltar ao livro Guerras e Profecias

Capítulo 6 de 24

Profecias de Guerras — parte 4 de 12

Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano

nós demonstram faculdades premonitórias muito limitadas e incertas; mas devo acrescentar que há razões para supor que a mensagem obtida teve origens muito mais elevadas. Ao mesmo tempo, confesso que não consigo justificar o fato de eu, e mais ninguém, gozar deste privilégio». Embora o valor premonitório do episódio exposto acabe por depender de uma única palavra, há que concordar também que isso não impede que se tenha de classificar o próprio episódio entre os mais notáveis do gênero, tendo em conta que não seria possível encontrar outra palavra mais compreensiva do que esta, na qual vem a sintetizar a história do glorioso período resolutivo da guerra. Se entre os leitores tiver alguém, querendo sofisticar, que fosse atrás de alguma outra palavra para sinalizar um acontecimento com armas igualmente expressivo do período histórico, em que o destino da guerra mudou repentina e definitivamente em favor dos aliados, não encontraria.

As duas grandes batalhas capazes de caracterizar este período são apenas as travadas e vencidas no Piave, sendo a última delas também a única derrota real infligida ao inimigo ao longo da guerra. Há, portanto, motivos para melhor avaliar o valor teórico do fenômeno premonitório em questão, justamente por se tratar de uma única palavra, graças à qual, no entanto, foi admiravelmente aludido à história substancial de um longo período de vitórias decisivas, começada com a primeiro do Piave e conclusa com a segunda.

* * * CASO X – Passo a mencionar um fenômeno premonitório que se refere ao assassinato do arquiduque Ferdinand em Sarajevo (28 de junho de 1914); isto é, à causa que desencadeou a Grande Guerra dos Quatro Anos. O caso foi investigado exaustivamente por M. Grabinski, que publicou a documentação relacionada na revista de metapsíquica alemã Psychische Studien (1918, p. 324 e 465). Não possuindo o relatório original, remeto o caso no resumo apresentado pelo professor Charles Richet em seu Traité de Métapsychique (p. 496). "Monsenhor Giuseppe De Lanji, bispo de Grosswarden, narra que por volta das quatro da manhã de 28 de junho de 1914, sonhou em ver em seu escritório uma carta listrada de preto, adornada com as nobres armas do arquiduque Ferdinand (Monsenhor De Lanji havia sido Professor do Arquiduque de língua húngara). Em sonho, Monsenhor De Lanji abriu a carta, no início da qual

observou o traçado de uma estrada, que conduzia a outra pequena estrada. Na rua, ele viu o Arquiduque com sua esposa sentados em seu automóvel. A frente deles sentava-se um general, e mais a frente, ao lado do "chofer", um oficial. A multidão rodeava o carro do Arquiduque, e da multidão surgiram dois jovens que dispararam no Arquiduque. O texto da carta era o seguinte: "Vossa Eminência e caro Doutor De Lanji, “Comunico-lhe que eu e minha esposa fomos vítimas de um crime político. Nós dois precisamos de suas orações. Sarajevo, 28 de junho de 1914. Às 4 horas da manhã”. "Monsenhor De Lanji continua:" Acordei tremendo e olhei a hora: eram quatro e meia. Fiz anotações do sonho feito, reproduzindo em esboço o formato da carta do Arquiduque que me apareceu em sonho. Às 6 horas, quando o meu criado bateu à porta, encontrou-me sentado no escritório, ainda tremendo, recitando o Santo Rosário.

Disse a ele: - Chama minha mãe e o hóspede que temos conosco, pois pretendo contar a eles sobre o sonho muito triste que tive. «“Durante o dia recebi um telegrama em que me foi transmitida a terrível notícia”. “As citações apresentadas são retiradas da carta que Monsenhor De Lanji escreveu a seu irmão Edoardo De Lanji, um jesuíta e professor em Laufkirchen”. O professor Richet destaca que se trata de uma premonição em que os detalhes resultam extremamente precisos e verdadeiros, exceto pela circunstância de que não houve tiros, mas sim o lançamento de uma bomba. O caso é interessante, pois o assassino de Sarajevo foi a causa, ou melhor, o pretexto para que a grande guerra se desencadeasse. Além disso, não seria possível dizer com certeza se o episódio em questão deve ser considerado premonitório ou telepático. Como vimos, o sonho de Monsenhor De Lanji ocorreu por volta das quatro e meia da manhã, quando o crime foi perpetrado, e na carta simbólica que apareceu ao destinatário, a hora do crime foi indicada às 4 da manhã.

Se fosse esse o caso, então seria um fenômeno telepático. No entanto, não parece provável que o Arquiduque e sua esposa já estivessem caminhando pelas ruas de Sarajevo às quatro da manhã. No entanto, é óbvio que só com a condição de que o sonho de Monsenhor De Lanji ocorresse algum tempo antes do assassinato, poderia falar-se em premonição. * * *

CASO XI – Esta outra profecia data de 1868 e se refere ao reino da Sérvia, onde é bem conhecida, desde o dia em que foi formulada; e isso devido ao fato de que o governo do país ordenou uma investigação sobre o assunto. O conde Chedo Mijatovich, ex-ministro plenipotenciário da Sérvia em Londres, relata isso em dois artigos publicados no Light (1920, p. 34 e 1921, p. 326). Ele escreve: "Quando, em 13 de março de 1903, a famosa vidente Sra. Burchell, de Bradford, viu e descreveu o assassinato do Rei Alexandre e da Regina da Sérvia, e o descreveu nos detalhes mais meticulosos que aconteceriam em 11 de junho do mesmo ano, o secretário da Society for Psychical Research perguntou-me se eu sabia de alguma outra profecia em que os eventos preditos ainda não se cumprissem. Tendo respondido afirmativamente, ficou acordado entre nós que eu teria transcrito esta profecia, teria cuidadosamente lacrado em um envelope, e entregue à empresa em questão, que não o teria aberto até que eu mesmo o convidasse a fazê-lo.

Nele eu transcrevi o que um camponês sérvio, chamado Matha, natural da aldeia de Kremma, no distrito de Ujitza, profetizou no ano de 1868 sobre o que aconteceria na Sérvia, quando o Pretendente Príncipe Peter Karageorgevich se tornasse rei da Sérvia. Agora convido publicamente a Society for Psychical Research a abrir meu envelope e relatar a primeira parte do relatório nele contido (ainda não a segunda). Ver-se-á que o agricultor Matha predisse os acontecimentos que deveriam realizar-se 47 anos depois, eventos aos quais todos nós fomos espectadores... ». Esta é o relato em torno da profecia: «Em 29 de maio de 1868, um camponês sérvio chamado Matha, residente na pequena aldeia de Kremma (no sudeste da Sérvia), correu para a cidade vizinha de Ojitse, capital do distrito, e caminhou pelas ruas principais gritando: Irmãos, ajudem! Eles assassinaram nosso príncipe. A polícia, considerando-o bêbado ou louco, prendeu-o. Mas duas ou três horas depois, um telegrama oficial chegou de Belgrado anunciando que o príncipe reinante Michael Obrenovich havia sido assassinado.

Os policiais então suspeitaram que o homem preso tivesse relações com os conspiradores; por isso, pediram que lhes explicasse por que soubera do assassinato do príncipe. Matha respondeu que ele sofria de uma enfermidade especial e que, quando essa enfermidade o dominou, ele se deu conta de eventos futuros na forma de visões. Ele foi então questionado se poderia descrever qualquer outro evento futuro que se referisse à Sérvia; e ele,

em resposta, ditou a um secretário, na presença do prefeito e do Presidente do Tribunal de Justiça do distrito, uma sucessão de eventos futuros por ele visualizados, que ocorreram nos próximos quarenta anos da história do reino da Sérvia. O documento original da profecia ainda está preservado nos Arquivos do Estado de Belgrado. A última das visões nele contidas é a seguinte: “O pretendente ao trono, Príncipe Peter Karageorgevich, tornar-se-á rei da Sérvia. Durante seu reinado vejo exércitos inimigos invadindo o país, ocupando-o por algum tempo. Como resultado desta invasão, o povo sérvio passará por um período de privação e sofrimento tão terrível que os homens que passam perto de um cemitério exclamam: Felizes vocês que morreram e não precisam sofrer tanto quanto nós! Mas depois de algum tempo, um homem aparecerá em cena que montará um cavalo branco, e reunirá ao seu redor o povo em armas, expulsando o inimigo de nosso país, e trazendo-os todos em um estado.

Isso aconteceu, uma era de grande prosperidade começará para a Sérvia, e os homens que passam por um cemitério exclamam: Que desgraça para vocês que estão mortos e vocês não podem compartilhar nossa felicidade!” «Como podemos ver, pelo parágrafo citado parece que um humilde camponês sérvio previu acontecimentos que aconteceram em nosso tempo, isto é, meio século depois! Note que o detalhe do cavalo branco também foi confirmado, já que o marechal Mishish, generalíssimo do exército sérvio, montou constantemente um cavalo branco durante toda a guerra dos Bálcãs”. Esta é a profecia enviada pelo Conde Chedo Mijatovich à «Society for Psychical Research» para ser devidamente registrada e depositada nos arquivos da Sociedade em questão; e isso em 1903, ou seja, onze anos antes dos eventos nele previstos acontecerem. No entanto, eu observo como o princípio parece muito geral para ser considerado probatório no sentido paranormal.

Mesmo o detalhe verídico do homem que teve que expulsar o inimigo do país, que teria montado um cavalo branco, não tem grande valor teórico, visto que cavalos brancos são muito comuns, e em consequência que a realização do acidente episódico poderia atribuir-se com razão a mera coincidência. Mas não se deve esquecer que o vidente previu tais eventos de guerra meio século antes; e esta é uma circunstância factual muito importante em favor da gênese sobrenatural da profecia; a qual circunstância deve ser adicionada esta outra ainda mais importante, que é que o vidente designou exatamente o tempo em que os eventos previstos aconteceriam, explicando que a invasão dos exércitos

inimigos ocorreria quando o pretendente ao trono, Peter Karageorgevich, se tornaria rei da Sérvia. Agora, tudo isso implica uma convergência de eventos muito complicada, que normalmente não pode ser prevista cinquenta anos depois, em virtude de inferências derivadas de causas existentes no presente. Como resultado, não poderia haver dúvida sobre a natureza genuinamente sobrenatural da profecia em consideração. * * *

CASO XII – Após a profecia que teve um agricultor como protagonista, passo a relatar outra em que a protagonista é uma camponesa. Foi investigada pelo Abade J. A. Petit, que o transcreveu diretamente da boca da vidente, no ano de 1913, e publicou no jornal La Vie Nouvelle, de Beauvais, em fevereiro de 1914. O Abade Petit observa: “Aquela humilde camponesa não tinha ideia do que pode ser uma relação destinada ao público, e expôs suas ideias da melhor maneira que pôde, abundando em repetições e, muitas vezes, usando um estilo pouco compreensível. Diante dela, passavam cenas de visões subjetivas, continuamente, de quadros, todavia muito complexos representando eventos futuros, quadros que a vidente se esforçava para descrever com os seus limitados recursos linguísticos de camponesa. Acabou que o texto da profecia ficou muito extenso, muito prolixo, com descrições intermináveis de batalhas sangrentas; do qual, no entanto, seria injusto imputar exclusivamente a vidente, uma vez que ela não poderia deixar de descrever o que via se desenrolar ininterruptamente à sua frente".

Limito-me a referir as passagens essenciais da profecia em questão; trechos que extraí de um estudo publicado sobre ele por Léon Chevreuil (Revista Espírita, março-abril de 1917). A vidente começa assim: «Num futuro próximo, a França será invadida por um exército inimigo, que entrará nela pelo lado noroeste. A marcha deste exército será triunfal, em consequência do número interminável de invasores, agravado pela ignorância em que permanecerá a França acerca de suas intenções. Predigo que esta guerra vai encher de horror tudo o que foi visto até hoje na França.... Um matadouro de carne humana... “Mas a França não está mais sozinha. A violação de um território neutro vai irritar outras potências, as quais agora se unirão à França, deixando claro que

essa violação tinha por objetivo tomar posse de um território que permitiria a passagem direta dos exércitos inimigos na fronteira francesa. Passavam em sua frente visões subjetivas, A voz das potências será ouvida, mas o inimigo não a levará em conta... e persistirá em atuar como conquistador em território neutro. A partir deste momento a luta a luta continuará no território deste pequeno povo e será terrível. “Irmãos, meus amigos... Com a ajuda dos vossos guias espirituais, vocês verão, de repente, a situação que considerais desesperadora mudar para melhor; e isso acontecerá como resultado de uma batalha muito sangrenta. “No entanto, apesar da resistência heroica oposta às fileiras inimigas, eles continuarão a despejar e avançar sobre o solo da França como um rio que transborda. Um mar de sangue se espalhará por toda a frente de combate, na direção norte-sul.

"Enquanto essa penetração em massa nas fileiras inimigas persistir, vocês lutarão intrepidamente para prendê-la, enquanto outros generais manobrarão com suas tropas, não na frente onde a luta está sendo travada, mas na retaguarda, a fim de se preparar um grande círculo de homens e canhões. “Os habitantes dos bairros invadidos ficarão consternados, pois terão que fugir abandonando tudo, e o que abandonaram ficará totalmente destruído, sem poder remediar... “Então o inimigo descerá em linha reta paralela à fronteira, marcando os sulcos profundos de sua passagem no solo; mas colidirá com uma praça forte, na qual a França terá concentrado grandes forças e inúmeros instrumentos de guerra. Lá, em um pequeno espaço, vejo uma enorme massa de homens reunidos de todos os lados pelas rotas mais rápidas. O inimigo vai atacar, sem muita consciência da situação, e só vai acordar quando descobrir que aquela fortaleza estava pronta para recebê-lo e que era três vezes mais forte do quanto ele imaginava.

Entorno dela sucediam lutas terrificantes; mas para aqueles que, com a ajuda divina, deram provas de tanta energia física e tanta coragem moral, aquela vitória se tornará gloriosa e eles terão cumprido sua missão providencial na terra. “Amigos, meus irmãos, nem tudo terá terminado com essas lutas terríveis. Ai de mim! Não, por mais que um rio de sangue tenha sido derramado, e pelo quanto a vila ao redor ficará devastada a tal ponto que os habitantes exclamarão: “Esses escombros eram moradias humanas!”. E mais adiante: “Olhem, aqui só sobraram montes de cinzas!”.

No entanto, apesar de tanta desolação, vozes auspiciosas se levantarão para gritar para você: “Amigos, coragem e perseverança; tenham fé no amanhã, pois a última palavra ainda não foi dita! A luta terá que recomeçar em outro setor...”. «Os franceses e seus aliados se unem para negociar a paz em bases muito justas, com o objetivo de unir todas as nações em um único sentimento de justiça e fraternidade. As potências concordam neste ponto: que a França tem o direito de exigir garantias e uma forte indenização de guerra. Longe de querer esmagar o inimigo derrotado, tratamo-lo com humanidade... ». Essas são as principais passagens da profecia que do nome da cidade em que ocorreu, tomou o nome de "profecia de Beauvais” ».

Léon Chevreuil comenta o seguinte: "Isso parece estar bem estabelecido a esse respeito, e é que, desde 1913, uma humilde camponesa predisse os seguintes eventos sem quaisquer restrições: A iminência de uma grande guerra, a declaração repentina, como um raio, da própria guerra, quando ninguém esperava; as condições da invasão inimiga, por meio de dois departamentos do norte; a marcha rápida do inimigo, que seria interrompida e contida dentro de um imenso círculo de homens e canhões; a grande luta gloriosa em torno de Verdun, e a descrição da nova tática que a guerra tomaria... ». Essas são as considerações de Léon Chevreuil. Observo que com base no mesmo é demonstrado como o vidente descreveu as fases essenciais pelas qual a guerra teve que passar, até a conclusão de uma paz muito equitativa, com clara alusão à tentativa de estabelecer uma "Liga das Nações".

Cumpre acrescentar que, na enumeração acima referida, a Chevreuil esqueceu um dos detalhes mais verdadeiros e surpreendentes, e é aquele em que se prevê que o exército inimigo teria invadido um pequeno país neutro, nomeadamente a Bélgica, para tomar posse de um território que permitiria a passagem direta de exércitos inimigos na fronteira francesa; o que teria irritado outras potências, que teriam se aliado com a França. Nesses períodos surpreendentes, se resume a verdadeira história da causa que conquistou novas alianças para a França, transformando uma guerra de povos em guerra mundial. Tudo isso é muito notável, e me parece que é suficiente para provar a gênese genuinamente sobrenatural da profecia de Beauvais. No que diz respeito ao parágrafo profético exposto, cabe notar um curioso erro de inversão na época em que o vidente o aceitou; e é que em vez de

começar a história da invasão inimiga a partir da violação da neutralidade da Bélgica, aludiu a esse evento como se fosse uma segunda fase pela qual a guerra deveria passar. Já se compreende que este curioso erro de inversão dos acontecimentos não diminui o valor teórico da profecia, valor baseado no fato de as terem previsto; mas, em qualquer caso, aparece um erro interessante, a ser estudado e comparado com o outro erro bastante frequente em que os sujeitos descrevem eventos no futuro da vida do consulente, confundindo-os com eventos de seu passado. Nessas circunstâncias, os visionários explicam como tais erros derivam do fato de que, para julgar se os eventos exibidos pertencem ao passado ou ao futuro do consulente, eles não têm outro critério senão os dados simbólicos emergentes da localização no espaço das imagens exibidas (dependendo de como se apresentam mais ou menos longe ou perto, à direita ou à esquerda do consulente), dados que requerem uma longa prática para serem corretamente interpretados; especialmente porque variam de um vidente para outro.

Esta explicação é satisfatória em relação aos erros em questão, mas ainda não resolve a questão da reversão dos acontecimentos de guerra no caso em questão; e isso para a consideração de que nesta circunstância foram as imagens visualizadas que apareceram para o vidente em sucessão reversa; portanto, deve-se concluir que quem errou foi o agente transmissor das imagens proféticas; isto é, devido às condições imaturas da clarividência sobrenatural na camponesa, as imagens simbólicas emergiam de seu subconsciente de maneira tumultuada, ou mesmo simultânea; o que apresentou a desvantagem de poder ser interpretados em sucessão reversa. Como relator, tenho o dever de terminar informando que o agente transmissor do caso em questão não teria sido outro senão o espírito de Joanna D'Arc, que, lembrando-se de ter sido camponesa, quis manifestar-se por intermédio de uma camponesa, a fim de anunciar ao seu povo a terrível calamidade que se abateria sobre eles.

Observo a esse respeito que quando no início foi profetizado que o exército inimigo invadiria a França pelo Noroeste, isso deveria ser entendido com relação à aldeia de Domrémy, que foi o local de nascimento da heroína-mártire. O abade J. A. Petit termina observando: “Quem viver verá”. Infelizmente, aqueles que viveram viram que Joana d'Arc ou quem seja - havia escrupulosamente profetizado a verdade. * * *

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.