[user_registration_my_account]
Capítulo 19 de 24
Precognição e Premonição — parte 5 de 10
Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano
“-Direi que em breve minha irmã, condessa Enrichetta Inghirami, também virá se juntar a mim no mundo espiritual. “-Você está brincando? “-Não, estou dizendo a pura verdade. “-Enrichetta Inghirami é idosa. É verdade, mas também é robusto e não parece que deva deixar este mundo tão cedo. “-No entanto, asseguro-lhe que dentro deste ano ela chegará até mim. “-E você pode me dizer em que mês a morte dela vai acontecer? “-No próximo mês de junho. “-Você também pode me dizer o dia em que ela será tirada de nós? “-Sim, no dia 18 ele deixará a terra. “Várias outras perguntas foram feitas ao espírito, às quais ele respondeu muito claramente; mas nenhum dos participantes, inclusive a dona da casa, acreditou em suas revelações, e foi considerado por um espírito mistificador, que havia emprestado um nome para se dar importância e se insinuar mais facilmente nas almas dos reunidos, como sempre acontece nos eventos espíritas. “Todas as respostas do espírito, entretanto, como é costume em Círculos Espirituais bem dirigidos, foram escritas e preservadas.
"Julgando a revelação acima uma mistificação, a condessa Passerini não provou nenhuma dor por sua boa amiga Inghirami, e depois não pensou mais nisso. “Foi assim que a predição do Espírito se cumpriu em junho. A condessa Enrichetta Robins (ela era inglesa), a viúva Inghirami, era idosa. Ele tinha nada menos que 77 ou 78 anos. Embora em uma idade considerável, ela era de constituição robusta, e ninguém seria capaz de adivinhar sua idade. Olhando para ela, dir-se-ia que ainda viveria por mais cerca vinte anos... «Na noite de 17 de junho de 1873, a condessa Inghirami, em seu horário habitual, retirou-se para seu quarto e, ajudada por sua criada, despiu-se e deitou-se. Saindo a criada e ficando sozinha, pegou um livro que estava na mesinha de cabeceira e, acomodando-se bem nos travesseiros, começou a ler. Para ver melhor, mantinha uma lamparina encostada ao livro, que segurava com uma das mãos. Ela leu por algumas horas, mas finalmente o sono agravou suas pálpebras, fechou os olhos e ela, inconsciente, adormeceu profundamente. Ao mesmo tempo, o livro e a lamparina caíram de suas mãos, e a lamparina, que
por azar ficou sobre as cobertas da cama, não se apagou, acendeu e ateou fogo. Já eram duas horas da manhã. A infeliz condessa abriu os olhos apenas para se encontrar no meio de uma fornalha! A fumaça que a sufocou, impediu-a de gritar e pedir ajuda, e as dores das queimaduras lhe tiraram o sentido. Ela se virou e desvirou na cama para sair daquele inferno e, finalmente, com um esforço supremo, ela caiu no pavimento, mais morta do que viva, “O baque surdo que ela fez ao cair, sacudiu o chão de tal forma que acordou a empregada, que dormia no quarto de baixo, e, sem saber explicar aquele barulho inusitado e duvidando de algum infortúnio, ela se levantou correndo e em um segundo estava na sala da patroa. É mais fácil imaginar do que descrever o medo daquela pobre mulher ao ver as chamas que devoravam a cama, e da condessa que, deitada no chão, não dava sinais de vida! Começou a gritar com todas as suas forças e a pedir socorro.
Todos os servos atenderam aos seus gritos; apagaram o fogo, que ameaçava alastrar-se por toda a casa, e com o devido respeito, levando a condessa, levaram-na para outro quarto e colocaram-na noutra cama. "A infeliz Inghirami encontrou-se assim e o mais amoroso cuidado foi dispensado a ela; mas os tratamentos não valeram a pena. Não foi possível salvá-la e, em 18 de junho de 1873, ela entregou sua alma a Deus. “Assim se cumpriu a predição feita pelo Espírito de Giorgio Robins no Círculo da Condessa Enrichetta Passerini. "O miserável caso comoveu toda Florença e foi assunto da imprensa periódica." (Assinado: PROF. RINALDO DALL’ARGINE). O caso apresentado é teoricamente interessante; em primeiro lugar do lado probatório, pois ser corroborado por testemunhas de estirpe, e foi comunicado ao prof. Scarpa assim que aconteceu, bem como relatado com base em atas regulares elaboradas durante a experiência da mensagem fatídica.
Além disso, parece teoricamente importante, pois também desta vez se trata de um caso de morte acidental (que consiste em eliminar a hipótese estritamente psicológica de "inferências de causas existentes no presente"), morte anunciada três meses antes, com a especificação exata do mês e dia em que ocorreria; o que se deduz disso é que, se a entidade comunicante provou estar tão bem informada que sabia o dia exato em que a pessoa designada deveria morrer, então também deve saber o tipo de morte acidental que a levaria para a sepultura. De novo então: por que ele não revelou tudo o que
sabia? Ou, pelo menos, por que não advertiu a condessa Bartolomei, amiga da condessa Inghirami, para que esta fosse prudente ao ler deitada na cama? E a resposta a estas questões só pode ser a referida acima, segundo a qual se deve concluir que, no caso em análise, como no anterior, a reticência em torno dos eventos previstos foi intencional, e teve por objetivo não impedir o curso do destino de uma criatura humana. Em suma, mesmo neste caso, devemos nos referir à hipótese fatalista. Solução racional porque se baseia na análise comparativa de um grande número de fatos muito mais eloquentes do que os aqui relatados, mas que naturalmente deixa sem solução a questão que mais nos preocupa: aquela constituída pelo fato do agente comunicante que veio a conhecer três meses antes da data exata da morte acidental da Sra. Inghirami.
É verdade que se pode observar a esse respeito que, se existe uma fatalidade, isso implica necessariamente a existência de entidades espirituais encarregadas de governar os acontecimentos humanos; portanto, deve-se concluir que a entidade comunicante tinha conhecimento do que deveria acontecer por ter estado em contato com uma dessas entidades. E se houver uma fatalidade, não se pode haver dúvida sobre a validade dessa explicação. No entanto, não devemos esquecer que ainda seria uma explicação aplicável a uma determinada categoria de episódios e nada mais, já que o problema da clarividência no futuro é um problema dos mais complexos, e tudo contribui para demonstrar como os episódios dos casos em questão se originam de causas múltiplas, que podem ser diluídas em hipóteses extremamente diversas. No entanto, constituem um todo solidário e harmonioso pois nenhum deles sozinho poderia explicar o histórico do caso como um todo, e somente com a condição de mantê-los todos presentes e usá-los todos à sua vez, é possível resolver qualquer perplexidade teórica.
Recordo, a este respeito, que no meu livro sobre "Fenômenos Premonitórios" apontei como foram encontrados casos que podiam ser explicados pela hipótese de "inferências de causas existentes no presente", colocadas diante de outros casos que só podem ser explicados pela extensão paranormal da mesma hipótese, isto é, postulando, até um certo limite, a capacidade das faculdades subconscientes paranormais de inferir em causas existentes no presente certas concatenações complexas de causas e efeitos inacessíveis às faculdades de inferência normal; afim de conferir às inteligências desencarnadas de uma ordem superior apenas, a capacidade de infligir aquelas concatenações de causas e efeitos que, devido à sua natureza prodigiosa e distante no tempo, ou
contrária aos interesses do vidente ou do consultor, não poderiam razoavelmente ser atribuída ao subconsciente humano (hipótese da "onisciência das causas"); enquanto, como vimos, para outros casos seria experimentalmente demonstrado que eles às vezes são preparados e realizados com sucesso pelas personalidades mediúnicas que os predizem (hipótese de "sugestão telepática" aplicada a casos de premonição); e para outros grupos de fatos não haveria explicação plausível diferente daquela baseada na existência pré-natal dos indivíduos (hipótese de "reencarnação"), segundo a qual deve ser inferido que se a existência terrena representasse apenas um elo em uma concatenação vida indefinida de vidas sucessivas, e se o próprio espírito no ato da reencarnação predeterminou os eventos cardeais aos quais ele teve que passar na nova existência encarnada (eventos que foram apagados de sua memória fisiológica com a entrada na vida, mas que permaneceram registrados no subconsciente, de onde emergiram na época e foram realizadas em virtude de um processo análogo àquele pelo qual as sugestões pós-hipnóticas foram expressas).
Se tudo isso acontecesse, as cognições premonitórias poderiam muitas vezes ser atraídas para a memória integral latente de cada indivíduo, tanto por meio do trabalho da personalidade subconsciente do mesmo indivíduo, quanto por meio do trabalho de agentes extrínsecos, o que levou à conclusão de que um bom número de manifestações premonitórias que pareciam obra de inexorável fatalidade fo resolvidas em atos de livre vontade. Nesse caso, foi necessário circunscrever ainda mais o domínio do fatalismo, que, longe de ser absoluto, era mais relativo do que nunca, enquanto o campo em que a liberdade e a responsabilidade humana se mostravam mais ampla de quanto se poderia supor.
No entanto, como também foi comprovado que na série de casos premonitórios havia grupos de episódios que não poderiam ser explicados por esta última hipótese, daí resultou que não foi possível, de forma alguma, evitar a referência à hipótese da existência de uma fatalidade colocada à serviço dos destinos humanos, embora tudo levasse a demonstrá-la limitada aos eventos capitais relativos a cada existência individual, como nascimento, a morte e a orientação na vida. Como vimos, os dois últimos casos relatados estariam dentro desta última hipótese; como entraria o episódio seguinte, ao qual me refiro por ser um exemplo típico de muitos outros existentes em minhas classificações.
* * * CASO XLI – Foi publicado na revista semanal inglesa Pluck, em janeiro de 1890, pelo protagonista do caso, e depois foi republicado na mesma revista em dezembro de 1908, quando ocorreu a segunda profecia de morte contida no mesmo caso, desta vez a profecia referia-se ao próprio protagonista. Retirei isso da revista Light (1916, p. 211). Como muitas vezes acontece, a primeira publicação do caso, embora já muito interessante e sugestiva por si mesma, quase passou despercebida pelos investigadores psíquicos, e teria sido perdida devido à casuística premonitória se a segunda premonição não tivesse sido realizada. No caso em si, premonição a respeito do protagonista dos fatos, e isto depois de transcorridos vinte e quatro anos desde o sonho fatídico, e conforme a data simbolicamente prevista.
Segue-se que esta segunda publicação do duplo caso macabro, que se revelou verdadeiro em todas as suas partes, produziu uma impressão justificada em um ambiente metapsíquico, enquanto que os numerosos comentaristas concordaram em admitir que as duas profecias de morte realizadas em um sonho pelo relator-protagonista não poderiam ser explicadas, senão postulando a existência de uma fatalidade inexorável pela qual resultaria irrevogavelmente fixada a data da morte de cada indivíduo. Como já foi dito, trata-se de um sonho profético ocorrido ao escritorjornalista Edgar Lee, que publicou a reportagem assim que se concretizou uma das predições de morte previstas no sonho, declarando fazê-lo para satisfazer a insistência de amigos, visto que pessoalmente ele nunca teria decidido publicálo porque ele considerava o tema uma coisa sagrada. Ele conta que no verão de 1884 morava em Nunhead, a pouca distância do grande cemitério. Certa noite, por volta da meia-noite, ele estava sentado em sua mesa e se preparava para escrever um artigo urgente para sua revista.
Antes de começar, acendeu o cachimbo e, depois de fumar por alguns minutos, foi tomado por uma sonolência, adormeceu e já começou a sonhar. Ele pensou ter ouvido passos se aproximando da porta, levantou-se e abriu-a, encontrando-se na presença de seu amigo Arturo Sutton, poeta e jornalista que lhe explicou que, sofrendo de insônia, tinha saído com a intenção de se cansar depois de fazer uma longa caminhada, e que, chegando na casa do amigo, subira para cumprimentá-lo. Eles ficaram sentados fumando e conversando por algum tempo; então, por sugestão de Sutton, foram a um restaurante próximo.
A história do sonho continua: “Assim que estávamos na estrada, iluminados por uma lua magnífica, Sutton me pegou pelo braço, dizendo: “Agora vou fazer um convite curioso: quer vir comigo fazer uma visita ao cemitério? «Eu perguntei: Mas por quê? Em primeiro lugar, observo que o cemitério não está no caminho que devemos percorrer; além disso, me parece que seu desejo é bastante macabro. “Acho que você não terá medo! “Claro que não; mas sua proposta é pelo menos intrigante. “Ouça - ele observou, assumindo uma expressão funesta impressionante - eu tenho os meus motivos para querer ir ao cemitério esta noite. “Já que é assim, irei acompanhá-lo; até mesmo porque a distância é de minutos; no entanto, declaro francamente que o passeio não é do meu gosto. “Passamos pela esquina da esplanada onde se joga “Cricket” e chegamos ao grande cemitério, rodeado por um muro baixo decorado com um portão interminável.
Percorremos um longo caminho e, quando estávamos quase chegando ao fim de um de seus lados, disse ao meu amigo: “Querido Sutton, a era das longas caminhadas românticas ao luar já passou para mim. Vamos voltar. “Um momento - observou Sutton, - desejo que antes você entre no cemitério, pois tenho que lhe apontar algo que você nunca esquecerá. “Sua maneira parecia singularmente enfática e imperativa. Ele apontou para um ponto onde o portão foi movido pelo pilar de suporte. Ele se aproximou, puxou-a para si, abrindo espaço para uma pessoa passar; então ele me disse: pule para o outro lado. Eu obedeci automaticamente; mas hoje ainda me lembro, como se fosse ontem, que estremeci ao pensar que ele tinha enlouquecido e me levado até aquele ponto, com a astúcia de um louco, me matar. “Eu perguntei: Mas qual é o propósito de tudo isso? «Eis aqui: eu sei que você gosta muito do maravilhoso. Bem: leia esta epígrafe.
“Abaixei-me e vi que meu nome, a data de meu nascimento e a data de minha morte estavam gravados na lápide; com isso que era muito curioso, tinha um pedaço de erva trepadeira que escondia o último dígito do milésimo em que minha morte ocorreria; milésimo que me pareceu 1907 ou 1909.
“Bem- observei- se for esse o caso, ainda viverei muito. “Sim; você não pode reclamar do destino. Agora venha e leia a inscrição em meu túmulo. «Vagueamos algum tempo entre as tumbas, e depois chegamos a uma cova recém cavada, perto da qual havia uma pedra sepulcral tombada sobre o monte de terra extraído da cova. “Isso é para mim, ele observou, sorrindo ameaçadoramente. «Disse-lhe: Ajuda-me a virar a pedra sepulcral; e nossos esforços combinados conseguiram com dificuldade. “Meu amigo estava certo: seu nome, a data de seu nascimento, a data de sua morte estava gravada naquela pedra; e a inscrição parecia muito clara. “Por Júpiter! Exclamei: Querido Sutton, você tem muito pouco para viver! “Abril de 1887!”. “Qual dia do mês? Ele perguntou. “Abaixei-me para limpar a sujeira da lápide que grudou na data; mas naquele preciso momento, acordei sobressaltado, encontrando-me na cadeira, em frente à escrivaninha, com um cachimbo apagado a meus pés. Peguei meu cachimbo, acendi-o novamente e olhei para o relógio: apenas dois minutos haviam passado da meia-noite!
Essa circunstância me pareceu literalmente incrível, pois me lembrei que antes de adormecer tinha ouvido o relógio bater meianoite! Por isso, dormi menos de dois minutos!... «Logo de Amanhã contei o sonho macabro aos meus amigos jornalistas da “Fleet Street”, e entre eles, também Sutton, que me ouviu com alegria. “Três anos se passaram; e vejam só, no mês passado chegou a notícia de que Sutton adoecera e que o médico tinha poucas esperanças de recuperação. Recordei com extraordinária vivacidade o sonho que tivera e que, pela primeira vez, me pareceu profético. “Fui ver o meu amigo; e quando eu vi, fiquei impressionado. Ele parecia a sombra de si mesmo. Suas irmãs tinham vindo da província para ajudá-lo; mas eles, como o médico, haviam perdido todas as esperanças.
“É claro que sempre que fui vê-lo, evitei cuidadosamente iniciar conversas que pudessem relembrar o sonho que tive na memória do doente; mas quando chegou o fatídico mês de abril, e quando no dia 11 daquele mês eu estava ao lado da cama dele, distraindo-o com anedotas profissionais, já que era uma forma de fofoca que ele gostava, ele esperou que eu me levantasse para ir
embora, e quando estendi minha mão para ele, ele murmurou solenemente, com perfeita calma: abril de 1887. «Ele perguntou serenamente: E você não leu a data do dia? "Não. “Ele ficou em silêncio, apoiando a cabeça no travesseiro. Saí e nunca mais o vi, pois Arturo Sutton morreu no dia 15. “E esta não é a parte mais maravilhosa do fatídico sonho. “Os parentes dele, que ignoraram o meu sonho, resolveram enterrá-lo no cemitério de Nunhead, e eu com três ou quatro velhos amigos do falecido fomos ao funeral, pegando o trem para a estação Victoria. Ao longo do caminho, contei meu sonho a amigos, acrescentando que embora nunca tivesse entrado no cemitério de Nunhead, pois compartilhava com Sutton uma aversão especial por ele, que não sentia por nenhum outro cemitério, eu havia passado por várias vezes ao longo de seu recinto e ver o lugar onde o sonho macabro acontecera.
“Um dos amigos perguntou: Quando passaremos pela cerca do cemitério, você deve apontar o ponto exato onde nosso amigo será enterrado, assim o seu sonho será convalidado de forma impressionante; ainda mais se considerarmos a imensidão do cemitério. “Pouco depois chegamos ao morro que leva à igreja, onde fica o cemitério. Caminhando pela estrada de um lado dela, estava olhando para aquela imensa extensão de tumbas, quando de repente, em um canto bem longe de nós, reconheci o local do meu sonho, e sem hesitar exclamei: Nosso amigo será enterrado naquele local, ao lado do portão. “Vinte minutos depois, estávamos todos reunidos em torno de uma cova onde foi baixado o corpo do meu amigo Sutton, e esse fosso foi cavado no local exato que indiquei aos amigos. "Todos estes últimos residem em Londres e se declaram prontos para prestar seu testemunho sobre o que eu afirmo." É aqui que o relacionamento de Edgar Lee termina. Só que depois de mais 21 anos, a segunda parte da profecia sobre a data da morte do relator protagonista do sonho premonitório, passou a se realizar por sua vez.
Na verdade, ele morreu em 14 de dezembro de 1908. Como vimos, no sonho ele vislumbrou diretamente os três primeiros dígitos do milésimo de sua morte, e vislumbrou apenas o último dígito, escondido por um tufo de ervas trepadeiras, dando a impressão de que o ano fatal deve ter sido 1907 ou 1909. Em vez disso, foi o ano intermediário: 1908.
Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.