[user_registration_my_account]
Capítulo 21 de 24
Precognição e Premonição — parte 7 de 10
Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano
Sendo assim, que outra hipótese podemos usar? No que diz respeito às "premonições insignificantes e praticamente inúteis", já foi assinalado que delas emergia uma intencionalidade que, consoante o caso, devia ser atribuída ora ao subconsciente integral, ora ao espiritual, que primeiro todos transmitidos telepaticamente ao sensitivo, em forma de visões oníricas ou de outras formas, uma dada situação futura em que eles ou outros deveriam ter se encontrado, para então tentar provocar sua realização em virtude de sugestões telepaticamente exercidas sobre os sensitivos ou outras partes interessadas. Como observei na época, essa hipótese era a única inabalavelmente fundada em fatos positivos e indiscutíveis; e, consequentemente, também a única que poderia ser considerada cientificamente demonstrada em caráter experimental; sem prejuízo, no entanto, da extensão teórica que lhe seja conferida.
Em outras palavras, apenas aqueles episódios que contivessem em si a prova indiscutível de sua origem extrínseca no sentido considerado deveria ser considerada como tais, ou aquela explicação deveria se estender aos numerosos episódios do tipo inexplicável com outras hipóteses, embora no contexto do mesmo nada emerge nesse sentido? Observo que, de um ponto de vista estritamente racional, deve-se concluir em favor da última solução; exceto que a falta de dados que possam justificá-la se transforma em um grave inconveniente, já que nada de concreto pode ser afirmado a esse respeito, a própria solução permanece desprovida de eficácia teórica. No entanto, observo que, com base em uma análise mais aprofundada do caso em questão, deve-se, em vez disso, admitir que nele se encontra um detalhe fenomenal que valida a hipótese de uma intervenção extrínseca no sentido que acabamos de expressar; e este detalhe é o do sensitivo que informou que o castelo que ele descreveu estava assombrado por um fantasma.
Ora, uma vez que o sensitivo não poderia ter se familiarizado com ele psicometricamente, visto que na ausência de um objeto vindo do castelo em questão ele não poderia ter entrado em uma "relação psíquica" com o próprio ambiente, assim como não poderia ter alcançado através do consultor, visto que este desconhecia a existência do castelo e ainda não conhecia o seu dono (duas circunstâncias que, se fossem conhecidas por ele, teriam proporcionado ao sensitivo a indispensável "relação psíquica" para tal propósito), segue-se que o sensitivo não poderia de forma alguma se familiarizar com os detalhes abstratos relativos ao "fantasma assombrado", exceto se ele tivesse sido telepaticamente informado disso por uma entidade espiritual; e aqui
estamos em uma convalidação adequada, com base nos fatos, da única hipótese racional capaz de interpretar o caso em discussão. * * *
CASO XLIV – Retiro o seguinte episódio do livro muito importante do rev. C. L. Tweedale: Man's Survival after Death (p. 242 - 245), e refere-se a uma premonição de casamento. O rev. Tweedale informa que o relato do episódio foi escrito pelo protagonista dos acontecimentos, que por muitos anos foi missionário nas Índias e hoje é Vigário Geral na Inglaterra. Ele também é graduado pela universidade e um astrônomo renomado. Por motivos familiares, o relator não deseja que seu nome seja publicado. Esta é a relação dos fatos: “Em setembro de 1892, eu estava sendo tratado em uma pequena cidade no norte do país de Gales. Já estava lidando com astronomia com imenso amor, e naquele momento estava totalmente absorvido nas questões técnicas relacionadas ao telescópio. Eu havia passado a noite com amigos e, entre as onze e a meia-noite, estava voltando para casa, sempre refletindo sobre minhas questões telescópicas. Quando cheguei ao limiar da minha acomodação, vi o planeta Júpiter surgir no oriente e decidi observá-lo.
Peguei o telescópio, que estava localizado no hall de entrada; depois fui buscar seu tripé de apoio, que ficava em uma sala ao lado que estava vazia, contando apenas com uma mesa e algumas cadeiras. Caminhava tateando, com as mãos estendidas para a frente. De repente, sob meus braços estendidos, vi uma cama de ferro, com todo o estoque. Estava anormalmente baixa, mal alcançando o nível do meu joelho. Eu podia ver claramente a cabeça, mas na direção dos pés ela parecia se dissipar na escuridão. Embora a sala estivesse imersa na escuridão, eu a distinguia claramente, mas não me ocorreu maravilhar-me com essa circunstância improvável. “Aquela cama estava ocupada. Eu podia ver claramente os travesseiros brancos e os lençóis brancos dobrados cuidadosamente e ainda alinhados, como se o ocupante nunca tivesse feito nenhum movimento. Eram dobrados incomumente curtos, pois chegavam na metade do peito da pessoa adormecida, e essa pessoa era uma jovem, com idade aparente de vinte e dois ou vinte e três anos. Ela tinha feições regulares e atraentes, que percebi claramente. Suas sobrancelhas escuras e seus cabelos negros destacavam-se fortemente sobre as fronhas alvas. Ela estava deitada de costas, mas seu rosto estava inclinado para
um lado e seu perfil estava delineado na minha frente com muita clareza. Seu braço esticado fora dos cobertores na beira da cama ao meu lado. O antebraço era longo e elegante, mas a mão acima de tudo atraía os olhos, especialmente na posição em que se encontrava. Era uma mão extraordinariamente pequena em relação ao braço, moldada com uma delicadeza aristocrática indescritível. Aquela mão era excepcionalmente bela, como eu nunca tinha visto a mesma; mas o que mais atraiu a atenção nela foi o detalhe de que a linha pela qual se unia ao pulso abruptamente formava um ângulo de recuo literalmente incomum. Eu tinha observado tudo isso em poucos segundos; então me retirei rapidamente, fechando a porta suavemente e chegando ao meu quarto no andar de cima, seriamente aborrecido com a dona da casa; irritação que fui desabafar com o meu colega, que dormia ao meu lado, dizendo-lhe: “Aquela mulher estúpida (era uma senhora muito digna e boa) colocou uma nova hóspede para dormir no quarto vazio do andar térreo sem me avisar; e então aconteceu que por muito pouco eu quase caí em cima dela".
Trocamos alguns comentários críticos sobre os proprietários da casa em geral e depois fui para a cama. «Ao amanhecer, perguntei genericamente à empregada se havia novos hóspedes no quarto de baixo. Ela me olhou espantada, acreditando que eu estava brincando. Pouco depois, fiz a mesma pergunta à senhoria, que parecia mais surpresa do que nunca com a curiosa pergunta. Aí falei com clareza, dizendo a ela que ela havia colocado uma pessoa para dormir naquele quarto, sem me avisar; dizendo a ela o que tinha acontecido comigo por sua negligência. Ela, mais espantada do que nunca, negou categoricamente, convidando-me a ir ver, bem como a dar a volta na casa para me certificar de que a cama que descrevi não existia em parte alguma. Fiz isso, descobrindo que a cama incomum que vi não existia realmente naquela casa. Eu, portanto, tive que me convencer de que a Sra. Hughes estava falando a verdade e, consequentemente, que a cama que vi no quarto vazio não era uma cama material, e que a figura de uma jovem desconhecida por mim visualizada não era objetiva, não era real...".
O palestrante informa que foi às Índias pouco depois como missionário; que durante sua permanência lá ela iniciou uma correspondência ativa com uma jovem na Inglaterra, uma candidata a trabalhos missionários. Esta correspondência levou as partes a um pedido de casamento romântico, e em 1897 a jovem foi para as Índias para se casar com o missionário, o qual nunca a tinha visto. Assim que ela chegou, o casamento foi celebrado.
Após essas informações, ele continua da seguinte forma: “Alguns dias depois do nosso casamento, entrei no quarto voltando de uma caminhada. Minha esposa estava deitada na cama, dormindo. Fiquei pasmo ao olhar para ela: estava na mesma posição em que eu havia observado a garota em minha visão. Ela estava deitada de costas com o rosto inclinado para um lado, contra a luz, e seu braço esquerdo estendido para fora dos lençóis, na beira da cama ao meu lado. O antebraço parecia longo e elegante, e a mão, extraordinariamente pequena em relação ao braço, era modelada com uma delicadeza aristocrática que não pode ser descrita. O que se destacou acima de tudo foi o detalhe daquela mão excepcionalmente bela que se juntou ao pulso abruptamente completando um ângulo de recuo literalmente incomum. Também havia cabelo preto e sobrancelhas grandes e pretas, assim como o perfil do rosto absolutamente idêntico ao da minha visão. Nenhuma diferença em particular. Percebo que nem antes, nem depois, observei uma mão e um antebraço semelhantes aos aqui descritos ». Esta é a parte substancial do relatório interessante.
O rev. Tweedale assim comentou: «Foi um casamento que pode ser definido como: 'um casamento arranjado no céu'. Acontece que isso foi previsto cinco anos antes que as partes interessadas se conhecessem. Eu acrescentaria que um dos casamentos mais felizes e exemplares que conheço foi bem-sucedido”. Noto como a expressão do rev. Tweedale que, ou seja, daquele casamento poderia ser dito que foi "combinado no céu, corresponde exatamente ao que foi exposto anteriormente a respeito dos episódios preditos e então realizados por personalidades mediúnicas ou por personalidades subconscientes. Vale dizer que também neste caso, o qual já não se trata de predizer um acontecimento insignificante e praticamente inútil, mas de um acontecimento entre os mais importantes na vida, deve-se reconhecer que houve intervenção de entidades extrínsecas, que, antes de tudo, transmitiram telepaticamente uma visão premonitória de uma situação futura em que o observador deveria se encontrar, a fim de então se esforçar para provocar sua realização por meio de sugestões telepáticas exercidas sobre as pessoas envolvidas.
Daí decorre necessariamente que, para obter a realização da situação telepática, as mesmas inteligências operantes teriam também que preparar os acontecimentos que a conduziram, começando pela correspondência entre os dois predestinados, terminando com o pedido de casamento e com o casamento. Em outras
palavras: tudo isso nada mais seria do que um episódio ilustrativo do que se chama "O Destino" ou a "Fatalidade" na sucessão dos acontecimentos humanos; e a maravilhosa realização, nos mínimos detalhes, das manifestações precognitvas, seria então explicada pelo fato de que os sensitivo teriam tido a visão telepática de um fragmento preordenado da vida individual, ambos pela vontade das hierarquias espirituais responsáveis de governar os destinos humanos, e por efeito de uma "relação psíquica" aleatória brevemente estabelecida entre a personalidade subconsciente integral do sensitivo e uma personalidade espiritual consciente dos eventos futuros relativos a um determinado indivíduo. Chegaríamos, portanto, a mais uma confirmação da concepção fatalista da vida, uma concepção tão antiga quanto a humanidade; não, porém, no sentido de Fatalidade absoluta, mas sim de Fatalidade relativa, pois dos fatos aqui considerados emergiria a confirmação de outra grande concepção complementar daquela exposta, e é que Necessidade e Liberdade resultariam igualmente divididas nos assuntos dos indivíduos, e isso na medida do grau evolutivo por eles alcançado. Do ponto de vista aqui contemplado, é especialmente útil tomar nota do fato de que a existência de uma fatalidade relativa pressupõe necessariamente a existência de hierarquias espirituais propostas ao governo dos assuntos humanos: uma conclusão muito capital quanto à solução do formidável quesito que contempla a gênese de grande parte dos fenômenos precognitivos. * * *
CASO XLV – Retiro os dois casos que seguem do livro de um diplomata: o Conde Chedo Mijatovich, que já apresentei aos leitores nos comentários do caso XVIII. Recentemente, ele publicou um livro de memórias autobiográficas, intitulado: The Memoirs of a Balkan Diplomatist, no qual existem dois episódios muito interessantes de natureza clarividentes. Sobre o primeiro deles, ele escreve: “Um dia, quando eu tinha quinze anos, minha mãe me chamou à sala, onde a encontrei na companhia de um homem de meia-idade, que estava sentado com uma cesta cheia de chinelos no colo. Então minha mãe me disse: “Este meu amigo Yefta, vendedor de chinelos, mas cuja verdadeira profissão é a de vidente, palavra que quer dizer que ele vê o futuro das pessoas que o
consultam. Quero que estenda a mão a ele, para que ele revele os acontecimentos futuros da sua vida”. «Para agradar a minha mãe, já que não tinha curiosidade de saber o meu futuro, dei a minha mão a Yefta Papujiya, o vendedor de chinelos. Ele olhou para as linhas da minha palma por um longo tempo, depois fechou os olhos e, segurando minha mão com força na sua, falou assim: “Você parece frágil e doente, mas há uma forte vitalidade em você e viverá relativamente muito tempo. Em breve você estará viajando, para visitar universidades estrangeiras. Em uma dessas grandes escolas, você encontrará uma jovem muitos anos mais velha que você e você se casará com ela. Você se tornará pregador ou professor, visto que o vejo falando para um grupo de jovens. Agora vejo que você será recebido nas cortes europeias, e vejo você apertando a mão de reis e rainhas. Grandes oportunidades se apresentarão a você para ganhar dinheiro, mas você não vai tirar proveito delas. O dinheiro que você ganha vai dividir com outras pessoas que você nem conhece, e você continuará pobre pelo resto da vida.
Em sua carreira política, você cometerá dois erros, que o impedirão de se tornar o líder dos destinos de sua nação; o que certamente teria acontecido de outra forma. Você vai morar no exterior por muitos anos; mas vejo se aproximando o dia em que o governo de sua pátria ligará de volta, oferecendo-lhe um cargo mais importante do que você jamais ocupou. Você hesitará, mas acabará aceitando e, ao fazê-lo, estará prestando serviços sinalizados ao seu povo. Você vai morar em uma casa grande, que até me parece um palácio, com uma grande escadaria na entrada.... Agora vejo dois indivíduos, com largos cintos vermelhos, subindo a grande escadaria. Você os receberá na sala de audiência. Eles o atacam traiçoeiramente, segurando facas e revólveres, e o matam. Sim, morrerás assassinado e, depois da tua morte, o povo sérvio vai prestar-te grandes honras”». O conde Mijatovich continua: “Ouvindo essa descrição fantástica de eventos, fiquei imediatamente convencido de que Yefta estava tagarelando mentiras impossíveis.
Por que eu teria que partir logo em uma viagem para visitar universidades estrangeiras, quando eu sabia que meu padrinho não tinha meios para me fazer viajar? E como era absurda a previsão de que me casaria com uma estrangeira vários anos mais velha do que eu! Isso certamente nunca se tornaria realidade. E então.... Eu, filho de um pobre professor sérvio, vou às Cortes Europeias apertar a mão de reis e rainhas? Delírios loucos! Até minha mãe, que tinha uma fé cega
nas faculdades proféticas de Yefta, desta vez ficou muito perplexa e envergonhada em face à eventos muito rebuscados para serem levados a sério. “Ainda assim, três anos depois, o governo sérvio me enviou para estudar em universidades estrangeiras às custas do estado. Pouco tempo depois, casei-me com uma senhora estrangeira vários anos mais velha do que eu e, na minha qualidade de professor, falava diariamente em grandes reuniões de estudantes na Escola de Ensino Médio de Belgrado. E no devido tempo aconteceu que eu realmente fui para os tribunais europeus, onde apertei a mão de reis e rainhas. Segue-se que, tendo visto todos esses eventos improváveis sobre a minha pessoa acontecer, espero agora morrer assassinado, vítima de uma conspiração política”.
E não se pode negar que o conde Chedo Mijatovich tem boas razões para acreditar na realização da última profecia de Yefta, o vendedor de chinelos; embora também possa ser que a profecia não acontecesse e isso está de acordo com o que foi observado no primeiro capítulo desta obra no que diz respeito aos videntes, que às vezes estão sujeitos a seguir "pistas falsas", no sentido em que se manifesta se a eles a visão do que teria acontecido ao consultor se ele tivesse continuado na ordem de atividade em que foi iniciado, e lhes escapa que, em determinado momento, ele teria mudado abruptamente de orientação para sua existência ativa.
A este respeito, apontei como esses supostos erros dos videntes, que são principalmente explicados pela irrupção de fantasias subconscientes oníricas que perturbam o curso de visões genuinamente proféticas, são muitas vezes sequências verdadeiras de causas e efeitos existentes em potencial, mas que não eram percebido, mas que não se realizavam enquanto que os acontecimentos, tendo atingido o ponto crítico da "bifurcação" (que no nosso caso implicava perseverar na carreira diplomática, ou desistir dela, por parte do consultor), tomassem um caminho diferente daquele visualizado pelo sensitivo, determinando uma sucessão diferente de causas e efeitos. Recordo mais uma vez que esta hipótese não se baseia em induções livres, mas sim em fatos, como demonstrei num longo capítulo dos "Fenômenos Premonitórios", que se intitula: "Premonições em que se detecta um elemento de variabilidade teoricamente importante".
Finalmente, observo que as considerações acima se harmonizam plenamente com o que foi dito anteriormente sobre a existência de uma fatalidade que não seria absoluta, mas relativa; caso em que se entenderiam quantas vezes acontece ou se permite que a vontade dos homens exerça sua própria influência
modificadora sobre os acontecimentos; e isso na medida do grau evolutivo alcançado pelos indivíduos no desempenho de suas atividades terrenas. * * *
Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.