Voltar ao livro Guerras e Profecias

Capítulo 23 de 24

Precognição e Premonição — parte 9 de 10

Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano

pedaço de vidro colorido, já que lhe parecia ser muito grande para um rubi. De qualquer forma, ele o levou para casa. Eu vejo o interior desta casa, e vejo uma pequena prateleira, na qual ele colocou a pedra preciosa, fechada em uma caixa de comprimidos. Vocês devem publicar imediatamente um aviso de extravio da pedra preciosa, a fim de que ele possa ler e poder restituí-la ao endereço indicado. Mas você tem que pendurar o aviso nas vitrines das lojas próximas ao local onde a pedra preciosa foi perdida, porque se vocês publicassem nos jornais, ele não leria”. “Então a Sra. Chester afirmou positivamente que o rubi seria devolvido; e isso, provavelmente, dentro de cinco dias. A este respeito, ela se expressou assim: "Vejo um grande 5; portanto, deve tratar-se de cinco dias, ou cinco semanas, ou cinco meses; mas é mais provável que dure cinco dias, visto que a cena que vejo, e que se refere ao momento em que o rubi é devolvido, a vejo muito clara e muito próxima. Aqui está o que se apresenta a mim: vejo uma senhora idosa sentada à mesa que descrevi anteriormente.

Ela tem cabelos brancos e usa um fone de ouvido branco na cabeça. Um servo e um trabalhador estão com ela na sala. Este último segura nas mãos a caixa de comprimidos que já vi na pequena prateleira que descrevi. Ele tira uma bola de algodão da caixa, dentro da qual está o rubi. Alguém entra na sala trazendo em mãos o anel em que o rubi estava incrustado, pois que antes de entregá-lo, o operário queria assegurar-se que se adaptaria perfeitamente no anel que antes o continha". 'Com isso a sessão de clarividência no cristal terminou, e as amigas foram embora, dizendo à Sra. Chester que deveriam imprimir os avisos de perda, colocando-os nas vitrines das lojas, conforme as instruções recebidas... "Na terça-feira seguinte, antes do café da manhã, a Srta. X., voltando para casa, encontrou a porta da sala de jantar aberta, onde foi apresentada a cena idêntica vista cinco dias antes pela vidente Sra. Chester. Lá estavam sua mãe, o operário e o empregado da casa, que fora buscar no andar de cima, o anel que faltava o rubi.

“O operário disse que havia recolhido o rubi a poucos passos da soleira da igreja, no meio da água e da lama, julgando ser um pedaço de vidro colorido, sem valor. Desta forma, o levou para casa. Depois de limpá-lo, ficou surpreso com sua cor deslumbrante; e, portanto, o colocou em uma caixa de remédios, esperando ler algum aviso de perda sobre ele. No entanto, ele havia declarado à Srta. X. que antes de entregá-lo, gostaria que lhe mostrassem o anel no qual ele estava incrustado. Ora, essa foi a cena da identificação que ocorreu mediante à

Srta. X. quando ela entrou na sala de jantar, como já havia sido previsto antes pela Sra. Chester, com o auxílio da "visão no cristal". “O operário recebeu, com expressão de júbilo, as cinco libras esterlinas que lhe eram devidas por ter encontrado e devolvido o rubi, e a família da Sra. X. ficou ainda mais satisfeita com a recuperação do seu precioso “tesouro hereditário”. "para mim, uma última coincidência curiosa aconteceu depois do almoço. Assim a minha amiga acabou de me contar o episódio interessante, o criado abriu a porta, apresentando a Srta. X.! Assim sendo, tive a oportunidade de conhecê-la, de observar o rubi mágico, e de obter a confirmação plena da história que acabara de escutar». Esta é a narrativa interessante da Sra. Bates. Como já assinalado, o episódio exposto é mais interessante porque nele assistimos ao giro de um fenômeno de clarividência que começou no passado, atravessa o presente e avança para o futuro.

Com isso, demonstra-se uma vez mais que essas três formas de clarividência, que, a nosso critério parecem radicalmente distintas e fundamentalmente diferentes umas das outras, se expressam através do trabalho de uma mesma faculdade paranormal muito misteriosa, pois é capaz de percorrer em qualquer direção o domínio de um dentre os fatores essenciais pelos quais o universo existe, um fator por nós denominado o "Tempo". Do ponto de vista da gênese do episódio em questão, é legítimo supor que se deva exclusivamente às faculdades subconscientes paranormais da sensitiva, faculdades que representam os sentidos espirituais existentes em estado latente no subconsciente humano, à espera de emergir e ser exercido no ambiente sobrenatural após a crise da morte. Portanto, nada impede que essas faculdades emergentes nos médiuns, espontaneamente ou com o auxílio de práticas especiais destinadas a provocar seu surgimento, possam "inferir das causas existentes no presente" os eventos de realização iminente.

Nesse caso, deve-se dizer que, no episódio exposto, a vidente tendo entrado em uma "relação psíquica" com a dona do rubi perdido, leu a história do evento em sua mente; enquanto aquela pedra preciosa, saturada com o fluido de quem a usava no dedo, servia para relacioná-la com o indivíduo que a encontrou, de cujo subconsciente ele aprendeu a história da descoberta, sob a forma de objetivos cinematográficos, enquanto com base nas informações adquiridas, suas faculdades paranormais chegaram a inferir a concatenação dos eventos que aconteceriam até que o objeto perdido fosse devolvido; inferências bastante

simples e, eu direi, racionais para serem adivinhadas pela curta sucessão de causas e efeitos. Para nós, é claro, essa possibilidade permanece misteriosa e improvável, dada a coincidência perfeita nos detalhes secundários de uma situação prevista; mas não podemos recusar concedê-lo às faculdades subconscientes paranormais. No entanto, temos o cuidado de não exorbitar em concessões neste sentido, pois certamente não se poderia argumentar que as mesmas faculdades subconscientes venham a conhecer de antemão, a partir de inferências de causas existentes no presente, os eventos acidentais que deverão ocorrer. a particulares a distância de vinte e cinco ou mais trinta anos, como é o caso dos episódios acima mencionados. No entanto, reconheço que tudo isso não nos impede de assumir legitimamente que os mesmos eventos poderiam ser acessíveis - e sempre em virtude de inferências de causas existentes no presente para entidades espirituais hierarquicamente elevadas; e isso para a consideração de que, se a onisciência Divina deve ser postulada filosoficamente, então deve-se concordar que as hierarquias espirituais têm que se provar cada vez mais que enxergam tudo à medida que sobem na escada espiritual. Essa seria a chamada hipótese da "onisciência das causas", que só seria aplicável às altas hierarquias espirituais, e de forma alguma excluiria a hipótese "fatalista", sempre necessária se queremos explicar as mais importantes categorias de fenômenos clarividentes. * * *

CASO XLIX – Termino este capítulo com um episódio análogo àqueles com os que iniciei, exceto pela notável diferença de que os episódios que se tratou no início aparecem muito bem telepaticamente determinados por personalidades espirituais, mas se referem a eventos insignificantes e praticamente inúteis. No episódio que estou prestes a expor, há um detalhe presumivelmente determinado telepaticamente por uma personalidade espiritual a fim de salvar a vida da pessoa designada. Trago revista trimestral inglesa Psychic Science (abril de 1926, p. 38). O orador é o major de artilharia C. C. Colley, filho do conhecido arquidiácono Colley, o grande propagandista do espiritualismo, que infligiu a memorável, triste e cara humilhação ao famoso mago inglês Maskeline. O Major Colley relata o seguinte:

“Tínhamos que ir para as manobras de campanha e estávamos muito ocupados nos preparando para a marcha. Eu era novo na minha seção de homens e cavalos. Além disso, o novo canhão “Dezoito” havia chegado à Índia, e nossa bateria foi a primeira a ser armada com ele; de forma que fiquei totalmente absorvido na tarefa de ensinar aos meus homens os detalhes deste novíssimo equipamento. “Para aumentar minhas preocupações daquele momento, chegou um telegrama de meu pai de Londres, assim concebido: 'Sua vida está em perigo. Cuidado com a munição”. Sabendo bem como meu pai tinha a mente equilibrada, me convenci de que ele certamente não teria arcado com as despesas de um telegrama de Londres para as Índias, para me avisar de que minha vida estava em perigo, se ele não tivesse seus bons motivos.

Portanto, me propus tomar as devidas precauções quando fosse disparar com os novos canhões; e, pelo enquanto, procurei tirar do meu pensamento o pré-aviso. “ Veio uma ordem do Ministério de Guerra para que minha Bateria fizesse uma prova de resistência em relação ao seu equipamento; isto é, era preciso fazer uma longa corrida, alternando uma milha a trote com uma milha a galope, até que fosse alcançada a metade; e isto para testar a resistência das rodas, que em vez da habitual madeira de faia, foram construídas com madeira de “Teak”; por isso permanecia a dúvida de que não fossem suficientemente resistentes ao peso dos novos canhões. Para fazer o teste, destaquei uma seção de dois canhões, que deveria avançar um dia antes, e eu deveria acompanhá-la para supervisionar o teste. “E aqui está que dois dias antes da partida, meu comandante manda me chamar, e sem motivo aparente, ele me pergunta se eu gostaria de cinco dias de licença, acrescentando que eu poderia alcançar a Bateria em Sangar depois de três dias de marcha, por Jubblepore.

Foi um acontecimento incrível: esse homem rude, que não dava licença a ninguém, espontaneamente me ofereceu cinco dias de licença! É claro que aceitei agradecendo e corri direto para meus camaradas para contar sobre o acontecimento sem precedentes. Isso me pareceu ainda mais surpreendente, considerando que os meus camaradas é que tinham suportado o cansaço e o calor de todos os preparativos, enquanto que eu chegava bem descansado da Inglaterra. E, mesmo assim, fui eu quem deveria ir descansar nas frescas colinas de Bombay! Parti imediatamente, enquanto a seção das duas armas que eu havia preparado iniciava a manobra sem mim. Três dias depois, enquanto estava

lendo o jornal no hotel, soube que um canhão de minha bateria havia explodido, aparentemente devido à munição que havia fermentado nas caixas de aço em que estavam trancados. Dois cavalos morreram na explosão e o condutor ficou gravemente ferido. Um dos canhões que eu mesmo deveria ter supervisionado pessoalmente explodiu. “Na época, recebi cartas de casa, nas quais meu pai me informava que seu telegrama havia sido determinado por uma mensagem mediúnica de minha falecida mãe, que recomendou que eu fosse imediatamente me advertido que deveria monitorar cuidadosamente as munições dos meus canhões. “Esta me parece ser uma prova contundente da existência dos fenômenos premonitórios, pois se eu tivesse na minha seção, teria que monitorar o funcionamento das rodas de canhão nas difíceis estradas percorridas, sendo vítima da explosão" Este é o relatório do Major Colley; a esse respeito, observo que ele aponta que o incidente protetor que lhe ocorreu contém evidências claras de um fenômeno premonitório que salvou sua vida, mas se esquece de explicar como isso aconteceu; ou, mais precisamente, como se presume que tenha acontecido.

Ou seja, deveria ter assinalado que sua salvação se devia exclusivamente ao fato de seu comandante ter lhe concedido espontaneamente uma licença não solicitada; o que é até surpreendente pelas seguintes considerações: primeiro, porque era um superior carrancudo, que nunca concedia licenças a quem as pedia, e agora as concedia espontaneamente a quem não as pedia; em segundo lugar, porque os regulamentos militares proibiam a concessão de licenças quando os oficiais estavam no campo para manobras; em terceiro lugar, porque, de qualquer forma, a licença deveria ter sido concedida aos camaradas de Colley, que há muito estavam cansados e excitados com os preparativos para a expedição, onde o Colley chegava recém-chegado da Inglaterra.

Agora, se considerarmos tudo isso em conjunto com o fato da mensagem premonitória anterior em que Colley foi alertado de um perigo que o ameaçava em relação à munição, deve-se racionalmente inferir que a entidade espiritual que transmite a mensagem, prevendo que a explosão não poderia não ser evitada, influenciou telepaticamente o Comandante da Bateria no sentido de que concedesse uma licença extraordinária ao Major Colley, salvando assim sua vida. Uma solução que, se considerada em sua relação indiscutível com os episódios semelhantes anteriormente relatados enquanto às manifestações premonitórias de origem

insignificante e praticamente inútil, parece, sem dúvida, a única solução provável no que diz respeito ao evento em questão. * * *

Chegado a este ponto, observo que esta monografia, por ser complementar a outra intitulada: Dos Fenômenos Premonitórios, não envolve uma síntese própria e conclusiva, pois esta síntese não poderia deixar de ser uma paráfrase daquela com a qual termina, esta monografia é o complemento daquela. Refiro-me, portanto, ao capítulo final desta última para um resumo adequado das importantes conquistas teóricas conseguidas, lembrando a este respeito como a monografia em questão consiste em uma classificação exaustiva e comentada de todas as maneiras pelas quais a "clarividência no futuro" é expressa, considerada em relação aos eventos futuros de indivíduos singulares, enquanto que nesta segunda monografia complementar à outra consideram-se as manifestações sensitivas estendidas aos eventos coletivos dos povos, isto é, àquela classe de manifestações do gênero os quais são conhecidos pelo nome de "profecias".

Este é o tema fundamental deste trabalho, que foi seguido, a título de apêndice, por alguns capítulos nos quais se contemplam os episódios curiosos e teoricamente interessantes de premonições da "cadeira vazia", bem como certas outras variedades de premonições altamente sugestivas sob aspectos diferentes, que convergem todos para a demonstração, a partir dos casos, de uma grande verdade metapsíquica que consiste em reconhecer que os fenômenos premonitórios em geral, como em qualquer outra categoria de manifestações paranormais, confirmam, reafirmam, reiteram a tese metapsíquica fundamental aqui defendida, segundo a qual todas as manifestações paranormais possam resultar, dependendo das circunstâncias, por vezes Anímicas e por vezes Espíritas; o que vale a reconhecer que o Animismo é o complemento necessário do Espiritismo, e isso a tal ponto que sem o Animismo, o Espiritismo não teria base; ou seja, se queremos demonstrar experimentalmente que o homem é um espírito já encarnado, não se pode fazer sem os fenômenos Anímicos. Se eles não existissem, o homem não sobreviveria à morte do corpo. Deve-se acrescentar que as assertivas teóricas enunciadas aparecem indiretamente validadas pelo fato de que somente na condição de aceitar a tese metapsíquica aqui defendida é possível explicar todo o complexo

da casuística metapsíquica. O que significa que aqueles que não aceitam, nunca serão capazes de dar uma razão geral para isso. Feito isso, concordo que os argumentos expostos, embora sejam praticamente invulneráveis, estão bem longes de ser aceitos pelos representantes da ciência oficial, e isso porque suas mentalidades ainda demostram irredutivelmente impregnadas pelo preconceito pseudocientífico segundo o qual tudo contribui para demonstrar que “o pensamento é função do cérebro”; um preconceito difícil de eliminar, pois que assume um aspecto estritamente experimental, e uma aparência logicamente inevitável. Não há dúvida, de fato, que se na realidade as investigações realizadas no cérebro humano por fisiologistas e histologistas bastassem para legitimar, com base nos fatos, tais conclusões desoladoras em contraste com a intuição de todos os povos existentes e que existiram em nosso mundo, sem dúvida eu digo - que se fosse esse o caso, teríamos apenas que esperar resignadamente por nosso turno final de aniquilação.

Só que, mesmo a priori, sempre surgiu na mente dos pensadores a dúvida de que esses resultados da investigação histológica não fossem definitivos. Também, que algum fator da grande questão a ser resolvida havia escapado à atenção dos eminentes especialistas em discurso, e que, se assim não fosse, e se as conclusões da histologia fossem definitivas, então do ponto de vista filosófico dever-se-ia inferir que o universo criado, com a existência de mundos, a evolução da Vida nos mundos e a Inteligência na Vida, não teriam nenhum propósito. Neste caso, talvez tenha razão o rev. Burton, pastor anglicano de Manchester, que diz: “Sem sobrevivência, mesmo a existência de Deus se tornaria uma hipótese inútil”. Precisamente assim; mas se entende que tudo isso não pode ser.

Quantas vezes, em polêmica, tentei em vão explicar aos eminentes opositores em boa-fé aqui considerados, por quais razões de natureza igualmente experimental, suas conclusões sobre o "pensamento em função do cérebro" devem ser consideradas fundadas em uma aparência pura, que tinha por causa sempre o mesmo erro de chegar a conclusões gerais com base nas investigações parciais! Erro que em nosso caso tinha como atenuante a circunstância de que os representantes da ciência especializada nessa temática, ignoravam em massa a existência das faculdades paranormais no subconsciente humano, independentes das funções do órgão cerebral, bem como independentes das leis da evolução biológica, faculdades que constituíam os sentidos espirituais de um "corpo etérico" imanente no "corpo organizado";

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.