Voltar ao livro Guerras e Profecias

Capítulo 20 de 24

Precognição e Premonição — parte 6 de 10

Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano

Do lado probatório, deve-se notar que o caso citado contém em si a melhor prova de sua autenticidade sobrenatural, e isso pela boa razão de que o sonho premonitório foi publicado pela primeira vez pelo repórter para solicitação de amigos em janeiro de 1890; isto é, dezoito anos antes que se realizasse a segunda profecia sobre sua própria morte. Como indiquei no início, o episódio aqui narrado é um exemplo típico de muitos outros em que a profecia da morte, embora assuma várias formas simbólicas, apenas indica a data em que uma pessoa designada deve morrer. Agora observamos uma circunstância interessante e sugestiva a esse respeito: a de que no simbolismo premonitório é introduzido um detalhe que impede o vidente, ou o adormecido, de discernir a expiração precisa da hora de sua própria morte, ou da morte da pessoa designada. Quando este não é o caso, isto é, quando o dia da morte da pessoa designada é transmitido em termos explícitos, então observa-se que a pessoa destinada a morrer não está vinculada por relações afetivas com quem percebe.

Em meu volume anterior sobre "Fenômenos Premonitórios", relatei vários exemplos deste tipo, incluindo alguns que confirmam validamente as observações apresentadas, uma vez que deles aprendemos que quando a data do mês e do dia é dada, então a data do ano (caso LIV), e que quando a data é informada na íntegra, e a pessoa destinada a morrer está emocionalmente ligada ao destinatário, o nome da pessoa é silenciado (caso LVIII). Não há quem não veja como essas características das premonições em questão demonstram ainda mais e efetivamente a existência de uma intencionalidade encarregada de expressar os fenômenos premonitórios; e as reticências do tipo exposto, demonstram claramente como nas circunstâncias em questão esta intencionalidade se propõe a transmitir um pré-aviso da morte suficientemente precisa para não deixar dúvidas sobre sua gênese sobrenatural, mas ao mesmo tempo suficientemente obscuro ou reticente para não remover para ao predestinado, o benefício moral da incerteza quanto ao golpe da "Grande Hora" que o abate, ou abate uma pessoa querida por ele.

Não devemos esquecer que os episódios do tipo exposto constituem apenas um dos múltiplos grupos de fatos pertencentes a uma vasta categoria de manifestações premonitórias, das quais emerge a prova indubitável da existência de uma fatalidade encarregada de governar os eventos cardeais dos indivíduos, e povos; portanto, uma fatalidade relativa. E nem sempre

irrevogável mesmo que no domínio de competência, mas existente igual as leis fundamentais na evolução da Vida e no porvir da humanidade. A esse respeito, já foi apontado que na categoria em questão existe um conjunto de episódios que são literalmente decisivos nesse sentido, e é o conjunto de premonições que não salvam a pessoa designada da morte pelas lacunas expressamente desejadas pelo vidente, o qual recorre muitas vezes ao expediente de obscurecer os acontecimentos em símbolos suficientemente obscuros para serem impenetráveis nas partes interessadas até que o acontecimento se complete. Desta feita, observo que a existência da categoria em questão, nas quais consistem episódios precisos e indubitáveis no sentido indicado, não impede que seja contrastada por outra categoria de episódios os quais se demonstram precisamente o contrário; vale a pena dizer que em base a elas se aprende como se realizam numerosas premonições que salvam da morte a pessoa designada.

Não há dúvida de que essa alternativa de manifestações contrastantes constitui para o indagador um enigma que, a princípio, antes de tudo, o confunde; mas assim como os fatos são fatos, e uma vez que não pode haver contradições inerentes nas modalidades com as quais são expressos, as quais necessariamente devem resultar os efeitos de causas específicas, somos forçados a concluir que em tais contradições fenomênicas presumidas, na realidade, ótimas provas convergentes acumuladamente com as demais em relação a demonstrar a existência de uma lei transcendental colocada à serviço da palingênese humana; uma lei que não poderia deixar de ser inspirada por uma justiça suprema.

Para evitar uma objeção que é fácil de surgir na mentalidade de alguns pseudofilósofos ou pseudocientistas, que pressupõem que qualquer referência a um mistério transcendental na vida, demonstra naqueles que o formulam tendências deploravelmente místicas, que nada teriam em comum com ciência, declaro que as conclusões expostas são formuladas com base nos métodos de investigação experimental que fundamentam qualquer ramo da ciência, que consistem na aplicação dos processos de análise comparativa e convergência das evidências aos fatos; processos que pelo escritor foram aplicados a milhares de fatos. Portanto, repito que com base nisso, uma primeira conclusão fundamental pode ser considerada alcançada, e é que os fenômenos precognitivos, considerados como um todo, provam a existência de um padrão

pré-estabelecido na vida dos indivíduos, que é em parte extrínseco a eles, e em parte intrínseco (isto é, que no último caso seria determinado pela personalidade integral subconsciente); esquema pré-estabelecido ao qual toda existência individual deve se submeter. Daí outra inferência inevitável, e é que esse esquema pré-estabelecido não teria propósito se não fosse expresso em vista da sobrevivência da individualidade espiritual humana com a morte do corpo; e esta última conclusão parece ser necessária em face das maneiras pelas quais os fenômenos paranormais são expressos, que somente sob a condição de admiti-la é possível triunfar sobre todas as dificuldades teóricas. Aqueles que não admitem nunca conseguirão superá-los. * * *

Omiti, não sem pesar, seguir exemplos de premonições que salvam da morte o sujeito ou outras pessoas designadas (premonições tutelares), já tendo citado exuberantemente na monografia a que pertencem, que é a dos "Fenômenos Premonitórios". Limito-me, portanto, a algumas outras poucas citações de eventos diferentes que não envolvem a morte, cuja natureza incomum se presta a considerações teóricas instrutivas. * * *

CASO XLII – Começo com um acidente de carro previsto por um menino de quatro anos. A Sra. Netta Schoelmer relata o seguinte episódio à revista francesa Psychica: «Moro com a minha sogra num edifício perto de Lilla. Como sempre há recepção em minha casa à noite, tenho o hábito de colocar meu filho de quatro anos para dormir cedo e deixá-lo sozinho assim que adormece. Ele nunca manifestou nenhum tipo de medo. «Numa dessas noites, para meu grande espanto, ouvi ele chorando. Corro até ele e o encontro de pé em sua cama, com grande agitação. Eu pergunto a ele o motivo de suas lágrimas, e ele responde: « “Eu vi papai, mamãe, vovó e tia Carolina no carro. Giovanni não estava (Giovanni é o nosso criado, que sempre nos acompanha nas viagens). Os carneiros cercaram o carro, e o carro caiu na água...". “Tentei acalmá-lo. Eu o fiz recitar uma oração e ele logo adormeceu novamente.

«A mesma cena repetiu-se na noite do dia seguinte: começou a chorar; eu corri e descobri que ele teve o mesmo sonho vividamente; e para ele tal visão era aterrorizante. “No terceiro dia houve uma festa na aldeia vizinha. Partimos nessa altura, numa carruagem de dois cavalos, conduzida pelo nosso cocheiro. Éramos: o pai, a mãe, a avó, a tia Carolina e o criado Giovanni. “Correu tudo bem: não houve nenhum acidente. Às dez e meia, minha mãe expressou seu desejo de ir para casa, deixando-nos para aproveitar novamente aquele feriado; mas dissemos que queríamos voltar para casa. Nesse ponto, o sonho do meu filho voltou à minha mente; e isso porque, achando-nos muitos para uma carruagem, decidimos que Giovanni voltaria para casa a pé; mas imediatamente me tranquilizei, pensando que meu cunhado estava conosco, que não tinha sido citado pelo meu filho. “E eis que assim que chegamos às portas da cidade, meu cunhado de repente se lembra que tinha um conselho administrativo amanhã de manhã, e imediatamente sai do carro. «Um pouco mais à frente vem um bando de carneiros em nossa direção, bloqueando literalmente a estrada, obrigando-nos a parar.

Os cavalos começam a relinchar e ficar agitados; então eles escurecem e dão um passeio selvagem. Quando chegamos ao canal que passa ao lado da estrada, a carruagem vira e todos caímos na água. Havia muita água no canal e as pessoas que correram para lá lutaram para nos resgatar de uma situação grave. * «O sonho do meu filho foi plenamente realizado! Por duas noites seguidas, ele testemunhou em sonho o grave acidente que ameaçaria a vida de seu pai, mãe, avó e tia; visualizando o bando de carneiros, o carro que caiu na água, e também sinalizando a ausência do criado Giovanni; particularmente este último que nos parecia improvável, já que Giovanni sempre nos acompanhava em nossas viagens. "Por último, deve-se acrescentar que na noite do acidente, meu filho, que havia sido confiado à governanta, acordou mais uma vez às dez e meia, nas garras do susto de sempre por uma terceira repetição do dramático sonho, que desta vez ele poderia se considerar telepático. Ao mesmo tempo, a governanta ouvia nossos gritos da rua”. (Assinado: NETTA SCHOELMER). O episódio relatado parece teoricamente interessante. Aqui está um menino de quatro anos, que sonha por três noites consecutivas em testemunhar um acidente de carro muito marcante, do qual seus pais e familiares são vítimas;

acidente que é realizado dois dias depois. A circunstância da repetição de um sonho idêntico por três noites consecutivas, uma circunstância comum em muitos sonhos premonitórios - indica no agente informante (seja ele quem for) a intenção precisa de relatar um fato a alguém; e uma vez que, em nosso caso, isso não poderia se referir à criança receptora, deve-se dizer que o relato se destinava à família da criança. Mas, uma vez que essa sinalização premonitória não tinha caráter protetor em si mesma, e parecia apenas notável por ser um excelente exemplo de clarividência no futuro de uma ordem acidental, portanto imprevisível, isso concluiria que o informante havia proposto apenas para atingir a imaginação de os vivos apresentando-lhes, por meio de uma criança inocente, um episódio paranormal com a intenção de sacudir sua inércia mental, e levá-los a refletir sobre os mistérios transcendentais do espírito humano (lembre-se que esta é a explicação dada em circunstâncias semelhantes por personalidades mediúnicas).

Nesse caso, certamente não se poderia falar da origem subconsciente da premonição em questão, visto que a personalidade integral de um menino de quatro anos não poderia demonstrar prova de elevado propósito. A única forma de evitar o obstáculo teoricamente intransponível seria negar qualquer intencionalidade ao fenômeno paranormal em questão, supondo que as faculdades subconscientes da criança, tendo entrado esporadicamente em exercício, tenham percebido por puro acaso o infeliz acontecimento que dominou os familiares da própria criança. Exceto que a teoria do "puro acaso" parece literalmente irreconciliável com a circunstância do incidente premonitório que se repetiu por três noites consecutivas, e ao mesmo tempo em que ocorreria o fato; o que demonstra de maneira decisiva a existência de qualquer intencionalidade na manifestação paranormal que ocorreu. Sem falar que ainda falta responder: como se deu a percepção do evento? Na forma ativa ou passiva?

Na hipótese de intervenção de uma entidade espiritual consciente do que estava para acontecer, a resposta seria fácil, pois bastaria supor uma transmissão telepática da imagem cinematográfica verídica vista pela criança; mas no caso de uma presumida percepção ativa ou direta de um fato que ainda não ocorreu, como resolver a questão? Por se tratar do subconsciente de uma criança de quatro anos, certamente não se poderia recorrer à hipótese de "inferências de causas existentes no presente" e, fora dessa hipótese, apenas à hipótese oculta da existência de "os clichês astrais" permaneceriam, segundo os quais "os eventos futuros projetariam suas sombras antecipadamente em um

ambiente transcendental"; mas, como podemos ver, é uma hipótese puramente metafísica, muito estranha, muito improvável, que sem dúvida nada mais é do que uma expressão verbal pura desprovida de significado. Quem quiser adotar, desde que reconheça que a hipótese em questão é indemonstrável, e que não haja sequer a sombra de uma prova indutiva direta ou indireta a seu favor, nem mesmo que haja apenas um argumento mais ou menos lógico a seu favor, desprovido de qualquer valor científico e, consequentemente, jamais avançará nosso conhecimento sobre o assunto, uma vez que o conhecimento não se baseia em "atos de fé". Concluindo: Os fenômenos sensitivos que têm como protagonistas crianças em idade muito tenra, são sempre teoricamente importantes, pois são utilizados para eliminar as hipóteses que podem ser legitimamente propostas para elucidar os fatos sem fugir dos poderes do subconsciente, obrigando uma vez mais para reconhecer a grande verdade de que muitas manifestações desse tipo são de origem extrínseca, mesmo quando não há circunstâncias que tendem a demonstrá-lo. * * *

CASO XLIII – Esse outro episódio se refere a uma previsão interessante, segundo a qual o consultante deveria dentro em breve, hospedar-se em um antigo castelo, de cuja existência lhe era ignorada. O conhecido escritor inglês Robert Hichen narra na edição de 13 de julho de 1919 do periódico inglês The Weekly Dispatch, um episódio notável, de cunho particular, de "visão no cristal", com um desenvolvimento precognitivo, visão essa que se concretizou de uma forma incrível. Ele informa que há alguns anos, estando em companhia de um amigo que possuía a faculdade de "ver no cristal", convidou-o a exercer a sua clarividência em seu nome; e ele, olhando para o cristal, falou assim: « “Eis aqui o que se me manifesta: vejo um antigo castelo, algumas partes das quais são muito antigas. Fica em um lugar solitário, muito longe de qualquer outra residência. É dotado de torres, rodeado por muros muito altos, e no interior existe um grande pátio. Foi outrora um convento de frades, mas há muito que eles não aí residem. Um rio corre perto do castelo. Lá dentro, vejo um longo corredor, que é assombrado por um fantasma que se manifesta andando de um lado para o outro... O castelo é cercado por montanhas, uma das quais aparenta ser altíssima...

“Impressionante.... Há algo nele que inspira terror..., mas você, sabe alguma coisa sobre tudo isso?" “Respondi que a visualização dele não me lembrava nada. “Então você nunca esteve neste castelo? É dominado por uma terrível montanha alta... “Eu balancei minha cabeça negativamente. “Bem, se for assim, significa que você terá que ir para lá: e isso vai acontecer em breve. “Eu perguntei: onde fica este castelo? Talvez na Inglaterra? “Ah não! Muito longe daqui. Muito, muito, ao sul. Em um deserto. Mas não posso dizer exatamente a localização. “Ele está localizado na Europa? “Eu diria sim; mas, em qualquer caso, quase nos limites extremos da Europa. Lembre-se: um castelo com torres; um rio que corre perto dele; um grande pátio; um corredor assombrado por um fantasma; lá viviam monges... Algum dia, ainda este ano, vocês ficarão neste castelo... Eu sei que vocês ficarão neste castelo... Quando isso acontecer, faça-me o favor de me informar sobre isso”.

“Algumas semanas depois, fui convidado para um banquete de caminhantes e por acaso me sentei ao lado de um conhecido proprietário de terras inglês, que eu nunca havia conhecido antes. Entre outras coisas, ele possui vastas terras na Sicília, onde reside a maior parte do ano. «Ele me disse: “Se você vier para a Itália, deve ir até a Sicília. No outono estarei lá e ficarei feliz em mostrar os lugares mais interessantes da ilha. Se você decidir fazer isso, não se esqueça de me avisar. “Agradeci, prometendo-lhe que lhe escreveria. “Aconteceu que no outono tive que ir para a Itália; então eu tive o desejo de ir tão longe quanto a Sicília. Escrevi, portanto, ao meu amável companheiro de mesa, que respondeu telegrafando que me esperava em sua casa. “Quando cheguei ao local, percebi que ele vivia num antigo castelo, que ficava no meio de uma montanha, mesmo ao pé do majestoso vulcão Etna. Um rio corria perto das altas muralhas do castelo, que era dotado de torres, com um grande pátio interno.

Meu quarto dava para um longo corredor que, segundo me disseram, era assombrado por um fantasma; embora eu nunca tenha visto o fantasma e nunca tenha ouvido seus passos. O proprietário confirmou-me que, nos tempos antigos, aquele castelo tinha sido um convento de monges. "Fiquei tão impressionado com a ocorrência que no dia seguinte em que cheguei escrevi ao meu amigo clarividente para informá-lo de que sua

premonição havia sido plena e maravilhosamente realizada, e que naquele momento eu estava no castelo que ele visualizou no cristal" (Assinado: ROBERT HICHENS). Os fenômenos precognitivos são tão multiformes, e assumem aspectos tão díspares e contraditórios, que confundem o critério de quem os tenta interpenetrar. Sempre novas, inesperadas e formidáveis perplexidades surgem diante do investigador, no sentido de que muitas vezes o que é válido para elucidar um episódio não vale mais para outro intrinsecamente semelhante, ou mesmo aparece em contraste com ele. O que fazer com isso? Resta perseverar tenazmente para sempre analisar e comparar fatos e outros fatos; nisso, amparados pela firme confiança de nos encontrarmos no caminho certo e, consequentemente, confortados pela esperança de um dia chegar ao limite do véu impenetrável que esconde o semblante da grande esfinge precognitiva.

No episódio anterior foi apontado que a hipótese de "inferências de causas existentes no presente" não poderia se aplicar ao subconsciente de uma criança de quatro anos, concluindo com uma presumível intervenção espiritual na manifestação do próprio episódio, mesmo que nada emergisse dos fatos que ele tendesse a sugerir. Para este outro episódio, o que se pode concluir? O fato é que desta vez eles são adultos e não mais crianças; mas, em qualquer caso, a hipótese de que se presume que o subconsciente de um sensitivo penetre no futuro com base em "inferências de causas existentes no presente" deixa de se provar plausível assim que certos limites irreconciliáveis com os atributos essenciais são excedidos, normal e potencial, de uma mentalidade finita, como a humana; Considerando que alguns defensores, a qualquer custo, da solução subconsciente de toda casuística metapsíquica, não hesitam em conferir-lhe a onisciência divina; o que de um ponto de vista psicológico e filosófico é uma heresia absurda.

Agora, no caso exposto, a complexidade das circunstâncias acidentais que levaram à realização da profecia, e a admirável veracidade de numerosos detalhes secundários teoricamente muito importantes (como, por exemplo, o detalhe do fantasma assombrado), tornam contrária à lógica e ao bom senso a hipótese explicativa em questão. Dito isso, surgiria a outra hipótese ocultista dos "clichês astrais", que precederiam em um ambiente transcendental os eventos que estão amadurecendo no ambiente terreno; mas, como já disse - essa hipótese parece tão gratuita, além de fantástica e incompreensível, que qualquer investigador com intenções científicas deve recusar-se a discuti-la.

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.