Voltar ao livro Guerras e Profecias

Capítulo 17 de 24

Precognição e Premonição — parte 3 de 10

Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano

“No próximo sábado, eu com os meus cinco jovens e alguns dos espectadores do episódio exposto, fomos ao estádio assistir ao jogo de futebol, entre as duas equipes em questão. Pode-se imaginar o nosso espanto quando vimos que o jogo começou com os mesmos incidentes visualizados pelos sonâmbulos, incidentes que se desenrolaram mediante a nós na ordem precisa observada por eles, e a subsequente sucessão de eventos continuou a se reproduzir com tal precisão, que para cada mudança de jogo, já sabíamos o que estava para acontecer. As mesmas equipes foram "eliminadas", a bola seguia constantemente as mesmas "corridas", os resultados finais eram sempre os mesmos. Encontramos apenas duas pequenas imprecisões, mas elas se referiam a detalhes que poderiam ter escapado a qualquer expectador. «A primeira imprecisão consistia no fato de que enquanto a bola seguia constantemente as "corridas" previstas e os jovens sonâmbulos contavam as "corridas" à medida que aconteciam, os "árbitros" em vez disso desclassificavam algumas delas; circunstância que escapou aos meus sonâmbulos.

A segunda imprecisão consiste no que, durante o experimento do sonambulismo, um dos jovens havia exclamado: “R. machucou o joelho. Ele se retirou do jogo”. Agora, por outro lado, o R. tinha mesmo machucado o joelho, mas isso tinha acontecido alguns dias antes, e ele estava mancando pela pista, sem nunca ter participado do jogo. Essas duas imprecisões me pareceram de natureza suficientemente sugestiva para aumentar em vez de diminuir meu espanto. Desde o início, um dos meus visitantes do hotel veio até mim muito animado, exclamando: “Viu? S. foi expulso da linha, tal como os sonâmbulos observaram”. Então, desde o início, estávamos todos convencidos de que veríamos o jogo se desenrolar com as mesmas modalidades vistas uma semana antes; o que de fato aconteceu. «Se houver alguém que queira mais pormenores sobre o assunto, terei todo o gosto em fornecer. Essa experiência levanta a questão: Os eventos existiriam em um ambiente espiritual antes de ocorrerem no ambiente terrestre?

Ou eles existiriam virtualmente em sucessão condicional, de modo que, em circunstâncias favoráveis, o espírito humano teve o poder de prever os eventos futuros a partir de causas existentes no presente? Eu conheço numerosos episódios em que um único indivíduo visualizou eventos futuros, mas este é o único caso em que várias pessoas viram as mesmas coisas e as descreveram nos mínimos detalhes. Estes são episódios que abrem caminho para uma

compreensão muito mais ampla das possibilidades transcendentais inerentes à alma e do valor da personalidade humana”. Este foi o episódio estranho e interessante que ocorreu ao palestrante, Sr. H. Brown. No que diz respeito às duas imprecisões factuais que encontrou, observo que não apresentam importância teórica. Em relação ao primeiro, deve-se dizer que, se os sonâmbulos sinalizaram exatamente as "corridas" da bola, mas não levaram em conta as desqualificações emitidas pelos "árbitros", isso significa que seus poderes sobrenaturais de percepção eram exclusivamente "visuais "e, consequentemente, que eles tinham visto as" corridas" da bola, mas não tinham ouvido as observações dos árbitros. Em relação à segunda imprecisão com relação ao jogador que não participou da ação porque estava machucado no joelho, observo que, se ele mancou ao redor da pista, parece racional que o sonâmbulo tenha assumido que ele foi machucado durante o jogo. Além disso, se é verdade que a contusão do jogador data de apenas alguns dias, então, mesmo nessa circunstância, o sonâmbulo visualizou um acidente que ainda não havia ocorrido.

Conclui-se que tais imprecisões em nada diminuem a eficácia teórica do caso e, de fato, contribuem para realçar ainda mais o caráter positivamente realista da ação observada pelos sonâmbulos, e isso devido a consideração de que a primeira imprecisão corresponde ao que deveria ter ocorrido em um episódio sobrenatural de pura "clarividência", que foi o que estava sendo considerado; enquanto o segundo corresponde ao raciocínio que deveria ter surgido na mente de qualquer espectador que tivesse visto um jogador mancando vagando pelo campo. Passando a considerar o caso em questão do ponto de vista de seu valor teórico, observo como não é de pouca importância, pois contém um detalhe que sozinho pode demolir ou neutralizar todas as hipóteses, exceto uma até agora concebida a uma explicação dos fenômenos precognitivos. E o detalhe é dos cinco clarividentes os quais viram simultaneamente, de maneira absolutamente idêntica, o desenrolar de uma ação complicada de uma futura partida de futebol. Começo usando este detalhe para uma comparação entre o caso em questão e aqueles que o precedem.

Vimos que para os anteriores, e com base em uma análise aprofundada dos fatos, chegou-se à conclusão de que, no primeiro caso, o "psiquismo subconsciente" do sensitivo em ação, bem como, no o segundo caso, a vontade comunicante de uma 'entidade espiritual, havia claramente

entrado em uma relação com os "psiquismos subconscientes" das duas pessoas distantes destinadas a servir como sujeitos nas experiências paranormais eminentes. Do qual deve ter sido inferido que os fenômenos presumidos de clarividência no futuro poderiam e deveriam ter sido reduzidos a fenômenos de "sugestão telepática à distância". Essas conclusões pareciam indiscutíveis ou, pelo menos, sem dúvida representavam "a hipótese menos abrangente" a que alguém fora obrigado a referir-se de um ponto de vista estritamente científico. Eis que no terceiro caso referido, as coisas mudam radicalmente devido à presença de cinco videntes e a consecutiva entrada em ação de cinco psiquismos subconscientes; complicação experimental teoricamente perturbadora, a qual impõe ao critério da razão uma interpretação diferente dos fatos.

Deve-se considerar, isto é, que nos casos precedentes, um foi confrontado respectivamente com o "psiquismo subconsciente" de um único sensitivo, e a vontade telepática de um único falecido, cada um dos quais exerceu sua própria influência sugestiva à distância sobre um único "psiquismo subconsciente", e este na iminência da ação que cada um se propôs a realizar; onde aqui nos encontramos na presença de cinco psiquismos que deveriam ter exercido uma influência idêntica à distância, não no psiquismo de uma só pessoa, mas no psiquismo de duas equipes de jogadores ousados; tudo isso aconteceu não na iminência da ação a ser determinada, mas uma semana antes. Sendo as coisas nestes termos, resulta óbvio assim, a necessidade lógica de excluir de maneira absoluta a hipótese de que tenha sido possível realizar um símile resoluto fenômeno de solidariedade mútua entre dois grupos de "psiquismos subconscientes" não vinculados entre si por "ligações fluídicas”, e espalhados um pouco para cada lado nos quarteirões de uma cidade.

Daí decorre que se trata de concluir que, do ponto de vista teórico, há um abismo entre os dois primeiros casos paranormais "cadeira vazia", e os últimos, embora sejam semelhantes na maneira como surgiram. Qual é, então, a gênese desse terceiro caso? Antes de discutir as hipóteses aplicáveis à mesma, é útil considerar o significado teórico do detalhamento dos "cinco videntes" em relação ao desdobramento dos fatos. Deve-se notar, isto é, como logicamente daí decorre que os videntes estavam testemunhando uma projeção sobrenatural com desenvolvimento cinematográfico, a qual resultava positivamente objetiva, visto que se não se desejasse concluir neste sentido, então se deveria presumir que cinco psiquismos subconscientes haviam concordado previamente para

projetar simultaneamente a mesma sucessão de eventos diante da visão subjetiva de suas próprias personalidades conscientes (nota-se que em nosso caso, ao contrário, eram personalidades sonâmbulas); presunção tola e ridícula. Portanto, excluindo esta hipótese, e tendo reconhecido a objetividade da representação, surge espontaneamente a questão que acabamos de formular: "Qual foi a gênese desta representação objetiva dos acontecimentos que se passariam sete dias depois?". Em primeiro lugar, há uma explicação preliminar a ser formulada a esse respeito, que é de natureza geral, e sempre apareceu aos investigadores mais autorizados, respondendo a este sinal, às formas em que os fatos são amplamente expressos, para poder considerar como interpretação legitimar do maior número de episódios precognitivos e é que os fenômenos em questão trazem em sua maior parte a origem do "psiquismo subconsciente" dos próprios sensitivos, psiquismo este que seria provido das faculdades paranormais capazes de escrutinar o passado, o presente e o futuro.

Só que, em nosso caso, mesmo esta interpretação fundamental dos fatos não resiste ao formidável obstáculo dos "cinco observadores" os quais viram se desdobrar diante deles uma apresentação, que, por mais complicada que fosse, era absolutamente idêntica para todos em cada mínimo detalhe; circunstância que, como vimos, logicamente nos obriga a refletir sobre uma única origem dos fatos e, consequentemente, a uma gênese dos fatos extrínseca aos cinco observadores, excluindo assim qualquer possibilidade de explicá-los pela hipótese de uma personalidade subconsciente a qual se mostre receptora no sentido ativo do evento paranormal, além de transmitir à sua própria personalidade consciente as representações apropriadas para o propósito. Sendo este o caso, devemos necessariamente concluir que, no presente caso, as personalidades subconscientes dos cinco sensitivos não desempenharam outra função senão a de perceber passivamente as representações sobrenaturais conforme ocorriam em suas visões subjetivas por meio de uma causa extrínseca a ser procurada. Esta é a interpretação correta dos fatos, e não pode haver dúvida de que até agora estamos em um terreno teoricamente muito sólido. Mas as hipóteses para explicar a causa extrínseca que determina as representações objetivas percebidas pelos cinco videntes ainda precisam ser discutidas, e essa discussão está longe de resultar satisfatória, e muito menos dispensada.

A primeira hipótese que enfrenta o critério do investigador é aquela à qual alude o relator do caso em questão, segundo a qual as faculdades paranormais do espírito humano teriam o poder de influenciar o futuro a partir de causas existentes no presente; uma hipótese legítima e teoricamente aplicável a um certo número de episódios precognitivos em que estamos lidando com eventos em sucessão natural e nunca acidental; mas isso não poderia se aplicar ao nosso caso, dado que as faculdades subconscientes de cinco visionários não poderiam ter realizado a árdua tarefa de identificar os eventos muito complicados de um jogo de futebol a partir de causas existentes no presente; o que parece mais absurdo se considerarmos que os solavancos de uma bola atormentada pelos jogadores são solavancos acidentais, portanto imprevisíveis. Como, então, podemos afirmar que cinco videntes foram capazes de adivinhar tudo de uma maneira tão perfeita a ponto de fazer cinco concatenações de vistas cinematográficas tão idênticas que se sobrepõem e constituem uma única representação convergente diante delas?

A segunda dessas hipóteses seria a proposta pelos ocultistas, à qual também aludiu o orador do caso; naquela; isto é, os eventos futuros projetariam suas sombras em um ambiente "astral" antes de ocorrerem em um ambiente terrestre. Só que esta hipótese, já em si bastante inconcebível e indubitavelmente indemonstrável, se choca com a realidade dos fatos, visto que há casos de profecias enunciadas três séculos antes dos eventos correspondentes. Bom, se for possível admitir, mesmo não compreendendo, que as sombras dos eventos futuros são projetadas em um ambiente "astral" algum tempo antes que os próprios eventos ocorram no ambiente terrestre, ninguém certamente pensará em conceder, em nome do senso comum, que os eventos futuros lançam suas sombras em um ambiente "astral", mesmo a uma distância de três séculos no tempo.

E uma vez que não se pode contestar a existência de episódios dessa natureza, assim como não se pode negar que do ponto de vista científico as inferências derivadas dos fatos devem prevalecer sobre qualquer hipótese metafísica, segue-se a condenação irreparável da hipótese em questão. Por fim, haveria uma terceira hipótese a ser levantada: a chamada "onisciência das causas", hipótese que, segundo Myers, deveria referir-se apenas a inteligências espirituais livres dos vínculos prisioneiros da matéria, hipótese baseada na consideração de que se, filosoficamente falando, se fosse necessário postular a onisciência Divina, então deve-se convir que as inúmeras

hierarquias de Inteligências desencarnadas existentes no ambiente espiritual terão que se provar cada vez mais que tudo veem à medida que sobem na escada espiritual, até chegar a Deus. Dito isso, deveria se considerar que se no nosso caso notamos o detalhe dos "cinco videntes" que logicamente nos leva a explicar os fatos recorrendo a uma representação objetiva independente dos próprios videntes, e se as hipóteses disponíveis para aqueles que se empenham a compenetrar no grande mistério não resista à prova, então não há outra saída a não ser admitir a intervenção de um agente transmissor extrínseco, o espiritual, como transmissor da projeção telepática-precognitiva, com a finalidade de atrair os vivos a meditarem sobre os mistérios do espírito humano. Apresso-me a acrescentar que embora esta hipótese pareça ser a única conciliável com os fatos, nada se revela no caso em questão, a não ser a consideração formulada que autoriza inferir a intervenção de entidades espirituais em episódio aparentemente fútil.

Eu digo: "na aparência", pois que na realidade resulta metapsíquicamente importantíssimo e filosoficamente perturbador. No entanto, não insisto nisso, limitando-me por hora a apontar o fato de que o caso em questão demonstra mais uma vez como na categoria dos fenômenos cognitivos, se depara, a todo momento, com episódios que determinam irrevogavelmente o desmoronamento das miseráveis hipóteses totalizadoras com o qual eles gostariam de explicar; colapso esse do qual apenas uma hipótese se salvaria: a de uma presumível intervenção extrínseca, mesmo em circunstâncias em que nada deixam transparecer em tal caso. (1). (1) Quanto à hipótese aludida no texto, que poderia parecer ousada e gratuita, me refiro à minha monografia sobre Fenomeni di Telestesia, Edizioni Europa, Verona, 1942, p. 182, em que relato um episódio (caso XXVIII) do qual nada transparece que leve a pressupor a intervenção de uma entidade falecida, onde, com base numa análise aprofundada do próprio episódio, parece que a intervenção do falecido interessado aos fatos ocorreu de uma maneira literalmente certa.

Conclui-se mais convalidadas do que nunca as considerações formuladas anteriormente a respeito da hipótese universalmente aceita em ambiente metapsíquico rigorosamente ortodoxo, segundo a qual as manifestações precognitivas resultariam em consequência massiva do funcionamento esporádico das faculdades paranormais subconscientes, sem a necessidade de atribuir uma parte as intervenções extrínsecas. Por outro lado, prova-se e reprova-se, com base nos processos de análise comparativa aplicados a fatos dessa natureza, que as manifestações precognitivas, como qualquer outra categoria de manifestações metapsíquicas, pode vir a ser por ora anímica ou

espírita, dependendo das circunstâncias, e que o complexo dos fatos nunca poderá ser explicado se não tivermos as duas interpretações, que se complementam. Isso porque a primeira explica as manifestações do "espírito encarnado" durante os estados fisiológicos e crises funcionais que o reduzem temporariamente a condições de "desencarnação incipiente". A segunda explica as manifestações do "espírito desencarnado" nos momentos fugazes quando se trata de entrar em relação com o mundo dos vivos. Sendo este o caso, deve-se inferir que as faculdades subconscientes paranormais, em virtude das quais o "espírito encarnado" é capaz de escrutinar o passado, presente e o futuro, formam uma parte integrante dos sentidos espirituais existentes no estado latente nos recessos do subconsciente humano, esperando para emergir e praticar no ambiente apropriado após a crise da morte.

Em outras palavras: da mesma forma que o embrião humano, destinado a viver e se exercitar no meio terreno, chega ao próprio meio dotado de sentidos adequados e pré-formados, prontos para despertar do estado latente após a crise do nascimento; então, obviamente, inevitavelmente há de ser pelo espírito desencarnado chegado em ambiente espiritual, e isso porque não é possível que os sentidos espirituais sejam criados do nada no momento da morte. Portanto, terá que inferir que se o espírito sobrevive, deve possuí-lo pré-formados, em estado latente, prontos para despertarem para a nova fase da existência. Pois, se não fosse assim, o espírito não sobreviveria à morte do corpo. Com isso aprendemos que são precisamente os fenômenos da Alma (ou fenômenos anímicos) que fornecem ao homem a prova solene de sua própria sobrevivência.

Capítulo IV

Precognição e Premonição Diversas

Lembro-me do que disse na introdução a esta monografia, e é que é complementar à outra intitulada: Dos Fenômenos Premonitórios (1), para a qual o material bruto acumulado resultou exuberante para ser um volume de formato normal. A ideia de selecionar uma parte e publicar separadamente me atraiu, e isso ainda mais porque no material dos fatos coletados havia uma seção importante de casos que não eram precisamente premonitórios, mas proféticos, uma vez que não se referiam ao futuro de indivíduos isolados, mas para o futuro coletivo dos povos. Daí a origem desta monografia, à qual coloco o título apropriado que designava o tema principal tratado, seguindo alguns capítulos dedicados a diferentes categorias de fenômenos premonitórios que não puderam ser incluídos na primeira por razões editoriais.

Começo relatando dois novos episódios concernentes ao tema das "premonições insignificantes e praticamente inúteis", tema que foi amplamente discutido no livro "Fenômenos Premonitórios", e teoricamente muito importante, pois é capaz de dissipar uma perplexidade que atraiu investigadores eminentes a conclusões incorretas que se baseavam na circunstância da aparente futilidade das premonições em questão, futilidade que para os investigadores com tendências generalizantes, prestava-se, até certo ponto, a ser interpretada no sentido que nos fenômenos de clarividência no futuro não havia indícios de intencionalidade verdadeira e adequada e, consequentemente, deveriam ser consideradas manifestações esporádicas e sem objetivo, determinadas pelo surgimento de flashes fugazes precognitivos inerentes às faculdades subconscientes paranormais. Nada poderia estar mais

longe da verdade, embora entre os proponentes desta hipótese haja nomes de investigadores eminentes, ainda que dominados por preconceitos à priori. Deve-se notar que a hipótese em questão não se sustenta nem mesmo em relação à categoria especial de "premonições insignificantes e praticamente inúteis", que muitas vezes revelam a existência de uma intencionalidade racional e indubitável, que, dependendo do caso, pode ser atribuída à "personalidades subconscientes integrais", ou à "entidades espirituais", ad quais antes de tudo transmitiriam telepaticamente aos sensitivos, na forma de visões oníricas ou de outras maneiras, determinada situação futura em que eles ou outros deveriam passar, para então tentar provocar sua realização em virtude de sugestões exercidas telepaticamente sobre os médiuns ou outras partes interessadas. 1) Publicado sob o título Luzes no Futuro, 2 vols. de um total de 500 páginas. (G.D.B.) * * *

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.