[user_registration_my_account]
Capítulo 16 de 24
Precognição e Premonição — parte 2 de 10
Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano
independente de qualquer tipo de relação psíquica, ao passo que a indispensável "relação psíquica", embora oculta, se estabeleceu entre o "vidente" e o "sujeito" da experiência em questão devido à feliz coincidência de dois psiquismos animados por uma única vontade, absorta no mesmo pensamento, convergindo uma para a outra e reunida na mesma sala. Feito isso, passo a discutir os argumentos do prof. Soal em defesa de seu ponto de vista. Em uma resposta polêmica a dois críticos de suas teorias, ele resume brevemente o caso considerado aqui, para então abordar suas contradições nos seguintes termos: “Agora pergunto ao Sr. Hill e ao Sr. Thorston: Como o vidente Pascal Forthuny escolheu a pessoa que ocuparia a cadeira indicada ao acaso, quando aparentemente não havia parentes de qualquer tipo para guiá-lo? E assim sendo, à potência selecionadora que o Sr. Thorston invoca em favor da hipótese do espírito, não é tão inexplicável neste caso de origem subconsciente? De outra parte, eu suponho que o Sr. Hill não queira alegar que Forthuny foi assistido por "espíritos" dos mortos.
Mas se fosse esse o caso, seria muito difícil entender por que uma inteligência "desencarnada" chega a realizar tais façanhas com mais facilidade do que um "espírito encarnado"... "Em suma, tanto o Sr. Hill quanto o Sr. Thorston são de opinião que minha explicação de certos casos de identificação de espíritos por meio de relações telepáticas com o subconsciente de pessoas distantes resulte muito ousada e improvável. Mas eu respondo que as mesmas explicações audaciosas e improváveis parecem necessárias se desejasse interpretar certas manifestações em que os "espíritos" estão aparentemente em questão... Na realidade, deve-se dizer que em ambos os casos é igualmente impossível formar qualquer conceito em torno dos processos psíquicos em funcionamento... » (Light, 1936, p. 326).
Este último parágrafo contém a síntese dos argumentos do prof. Soal: mas, como vimos, a análise aprofundada do caso em questão demonstra precisamente o contrário do quanto pressupõe o Prof. Soal, e isso em quanto a telepatia com o subconsciente de pessoas distantes sem qualquer relação psíquica que seja, não existe e não é possível, assim como não é possível transmitir uma mensagem com "telegrafia sem fio" se antes não seja efetuada a "sintonização" do fio condutor da estação "agente", com o fio condutor da estação "receptora". Portanto, repito que com a investigação analítica acima descrita ficou demonstrado que o caso em discussão não implica em nada que a telepatia
pudesse dispensar a "relação psíquica", visto que na realidade no próprio caso a relação psíquica poderia ter sido estabelecida pelo fato do pensamento da senhora M. ter se orientado em direção ao local onde estava prestes a se dirigir para assistir às experiências de clarividência, e isto no momento em que o clarividente se encontrava intensamente absorvido numa ordem idêntica de pensamentos no próprio local; de forma que as vibrações psíquicas das duas mentalidades se encontrassem no meio em questão, sintonizadas entre si, criando assim a indispensável "relação psíquica". Observo novamente que na passagem citada pelo prof. Soal, esta outra observação que ele fez a uma de suas contradições merece ser discutida: “Suponho que o Sr. Hill não queira presumir que Forthuny foi auxiliado por “espíritos dos mortos” em sua tarefa. Mas mesmo que fosse esse o caso, é difícil entender como uma inteligência "desencarnada" pode realizar feitos semelhantes com mais facilidade do que uma inteligência encarnada".
Observo antes de tudo que a segunda parte da argumentação citada aparece logicamente claudicante, visto que pelo contrário deveria parecer facilmente compreensível que um espírito desencarnado (vale dizer, emancipado da prisão corpórea), venha com maior facilidade a realizar as tarefas da natureza exposta. Quanto à primeira parte da mesma argumentação propriamente dita, observo que o prof. Soal se demonstra muito afirmativo ao postular a não intervenção de entidades espirituais em experiências análogas àquela em discussão. Eu me expresso no plural, pois no caso singular aqui considerado, ele provavelmente tem razão; mas atentamos para não generalizar. A análise comparativa ensina que qualquer fenômeno psíquico paranormal, começando com os picos muito modestos na estrutura de madeira de uma mesa, terminando com as materializações de fantasmas, pode resultar "anímico" ou "espiritual" dependendo dos casos e das circunstâncias; isso porque é racional supor que o que um espírito "desencarnado" pode realizar também pode ser realizado - talvez um pouco menos - por um "espírito encarnado" em condições transitórias de deficiência vital, ou seja, de desencarnação incipiente do espírito. Só que o professor Soal responderá que os argumentos teóricos não são suficientes para convencê-lo: ele precisa de fatos; e aqui estou eu pronto para satisfazê-lo. * * *
CASO XXXIV– O episódio que se segue pertence à notável série de "visitações dos defuntos" narrada por Vincenzo Turvey no livro: The Beginning of Seership; mas como recentemente o próprio episódio foi relatado com mais riqueza de detalhes por quem o assistiu, me detenho a este último relato. Para uma avaliação adequada dos acontecimentos, não posso deixar de exibir o que observei sobre a personalidade do vidente em outra circunstância em que precisei citar um episódio retirado do livro em questão. Vincenzo Turvey, morto de tuberculose ainda jovem, era um cavalheiro rico e culto, que se tornou clarividente em consequência de sua enfermidade e, por estar ciente de seu fim iminente, perseverou até o último momento no exercício gratuito de suas faculdades mediúnicas em serviço de uma grande ideia. Cada vez que se realizavam fenômenos importantes, ele permitia que os experimentadores divulgassem breves relatos dos fatos, relatos que utilizou em seu próprio livro como documentação testemunhal sobre os fenômenos referidos, o que dá valor científico ao próprio livro.
Acrescento que ele era um grande amigo de William Stead e do Professor Hyslop; o primeiro escreveu um longo prefácio para seu livro. O segundo publicou a correspondência que teve com ele no Journal of the American S.P.R. (1912, p. 490-516). O experimentador que testemunhou o episódio que estou prestes a relatar é o editor da revista The Two Worlds: Ernest W. Oaten, que publicou recentemente o relatório na mesma revista (1936, p. 269). Este relatório é longo e terei de resumi-lo em parte. Ele conta que tendo que ir a Bournemouth para uma conferência espiritualista, foi hóspede na casa de Vincent Turvey, na qual seriam realizadas sessões de clarividência. Dito isto, continua o seguinte: "O Turvey me disse: 'Vou mostrar-lhe a lista de descrições de entidades espirituais dos mortos, que relatarei no domingo à noite”. E assim dizendo, me mostrou um caderno contendo oito descrições de entidades espirituais, acompanhadas de seus respectivos nomes, com inúmeros dados pessoais. Observei-o: “Mas como você sabe que esses oito espíritos se manifestarão com precisão?”.
Ele respondeu: “Nunca descrevo os espíritos que se manifestam, a menos que primeiro venham a mim para me fornecer as informações que terei de relatar sobre eles. Quando me dizem que terei que realizar uma sessão de clarividência, vêm até mim visitantes do Além. Eu os questiono, obtendo os detalhes necessários para sua identificação; e quando eles reaparecem para mim durante a sessão, não preciso mais trabalhar para estabelecer um
relacionamento com eles. Às vezes, se houver necessidade, eles me fornecem detalhes extras, mas geralmente o que eu falo já recebi anteriormente. “Eu reli essa lista cuidadosamente, observando uma descrição que me pareceu notável. Na quinta-feira, Turvey havia sido informado de que na reunião a ser realizada no domingo à noite ele deveria relatar essa descrição a uma senhora que se sentaria na segunda cadeira, a partir da esquerda, da última fileira de cadeiras. “Nessa mensagem foi descrito um homem alto, de camisa vermelha, calça indiana com babados nas laterais, chapéu de aba larga e um 'laço' no ombro; enfim, um típico “mandrião” sul-americano. Disse que se chamava Harry William e que desejava que a senhora vestida de seda preta, com chapéu de abas largas, sentada no assento indicado, que ele ainda se desculpava por tê-la chamado de "gatinha atrevida". "Quando no domingo à noite eu estava na plataforma ocupado realizando minha palestra, olhei ansiosamente para a última fileira de cadeiras, na qual o segundo assento à esquerda parecia vazio.
Ficou vazio por algum tempo, mas enquanto eu ainda falava apareceu uma senhora vestida de preto, com um chapéu de aba larga enfeitado com uma pena de avestruz, que ocupou seu lugar na cadeira recomendada. Quando Turvey começou a transmitir sua mensagem ao último recém-chegado, ela reconheceu imediatamente o personagem descrito. “O evento antecipado foi realizado de forma impressionante. Acrescento que todas as outras descrições fornecidas por Turvey foram imediatamente reconhecidas, e foram as que li no caderno do vidente. «No final da sessão, queria interrogar a senhora em questão. Ela era uma brasileira que estava visitando a Inglaterra pela primeira vez. Ela desembarcou em Plymouth na sexta-feira anterior. Deve-se notar que o falecido que ela conheceu se manifestou ao Turvey na quinta-feira, quando a senhora ainda se encontrava embarcada em alto mar. Ela me explicou que no domingo à noite, enquanto estava no hotel, encontrou um jornal local e a notícia de uma reunião espiritualista lhe surgiu aos olhos. Nunca tendo participado de reuniões desta natureza, decidiu ir para lá. Considerou que já era chegada a hora da reunião, mas foi lá assim mesmo, sentando-se na primeira cadeira disponível.
"Voltei a pedir informações sobre o falecido que se manifestou e sobre o incidente que forneceu para fins de identificação. Ela explicou que o incidente se referia ao fato de uma de suas funcionárias no Brasil ter sido picada por uma
cobra venenosa. O médico mais próximo morava a 20 quilômetros da plantação, então ela montou um cavalo a galope naquela época e cruzou as fazendas do proprietário vizinho para ganhar tempo: Harry William. Isso é contrário ao costume entre os plantadores. Ele a viu e correu para fechar a porteira; mas ela havia pulado a cerca viva. Esse fato causou o apelido maldoso mencionado acima por parte de Harry William. Quando a senhora M. voltou com o médico, foi ao vizinho dar-lhe explicações sobre sua conduta, explicações que dissiparam todos os mal-entendidos. Por isso deveria se entender que o apelido maldoso foi referido pelo falecido apenas como título de prova de identificação. ". Ernesto Oaten comenta nestes termos: “O episódio exposto levanta várias questões. Deve-se notar, em primeiro lugar, que Turvey recebeu a mensagem em questão quando a Sra. M. estava em alto mar. Deve-se notar também que este último não sabia da existência de uma cidade inglesa chamada Bournemouth; ainda assim, Harry William estava ciente de que a Sra. M. compareceria a uma reunião espiritualista naquela cidade.
Não apenas isso, mas ele também sabia em qual cadeira ela se sentaria. E quem foi que manteve a cadeira vaga? Quem foi que mandou a Sra. M. visitar Bournemouth? E como o falecido Harry William sabia que o vidente Vincenzo Turvey morava lá? "(A título de colaboração, devo acrescentar que o Sr. Frank Blake participou comigo da referida sessão, que confirma o episódio em todos os detalhes)". Ernesto Oaten não responde aos quesitos por ele formulados; tarefa que eu tentarei resolver. Baseado nas análises aprofundadas nas modalidades com as quais se desenvolveram os fatos, deve-se inferir que tanto este segundo episódio de precognição da "cadeira vazia", como o outro que o precede, não são precognitivos, mas sim casos de sugestão telepática à distância, no sentido da interpretação que propus anteriormente.
Portanto deve ser dito que no primeiro episódio da "personalidade integral subconsciente" de Pascal Forthuny, tendo conseguido, por uma rara combinação de circunstâncias favoráveis, estabelecer uma relação com uma pessoa desconhecida para ele e para todos os presentes, foi-lhe possível influenciá-la telepaticamente a fim de alcançar o propósito previamente anunciado; e, portanto, no segundo episódio, deve-se dizer que, uma vez que ocorreu a um falecido de entrar em um relacionamento com o médium Turvey (e desta vez sem dificuldade à ser
superada), ele aproveitou para sugerir a uma pessoa amiga que viajava na direção da cidade em que o Turvey residia, para que esta pessoa fosse à reunião mediúnica convocada por ele, a fim de receber a comunicação que foi feita pelo defunto ao médium Turvey, relativo ao incidente ocorrido no passado. Uma última circunstância teoricamente importantíssima. É que três dias antes do encontro mediúnico, o fantasma de um falecido apareceu a Turvey, anunciando a intervenção de uma senhora cujas informações gerais ele descreveu. Também designando a fileira na qual deveria tomar assento, convalida ainda mais a interpretação que propus, e isso tanto do ponto de vista inesperado e quanto resolutivo.
Deve-se acrescentar que tal fato, considerado em conjunto com a longa série de episódios análogos obtidos por Turvey, resulta em uma magnífica prova demonstrando que nas visualizações de "clarividência mediúnica", em que os médiuns percebem os fantasmas dos mortos, a hipótese segundo a qual o médium nada faria senão captar telepaticamente a informação correspondente no subconsciente dos experimentadores, surge uma hipótese que, mesmo se bem fundamentada, é impotente para explicar o complexo de fatos, visto que para o médium Turvey, o fantasma do falecido apareceu vários dias antes da data em que ele teria a sessão (portanto, ele não poderia captar os traços dos rostos no subconsciente dos presentes), e conversou com ele dando-lhe informações sobre quem eles seriam (portanto, não eram simples "simulacros" objetivados), enquanto a circunstância de quase sempre se tratar de experimentadores e pessoas falecidas desconhecidas do médium, resulta ser uma circunstância que tem um sinal eloquente a determinar a queda da hipótese telepática entendida no sentido de "leitura remota no subconsciente alheio". * * *
CASO XXXV – Estou prestes a me referir ao terceiro episódio análogo ao anterior, que já está entre aqueles que dificilmente poderiam ser explicados pela sugestão telepática à distância da parte do sensitivo. Peguei o episódio da revista filosófica inglesa The Metaphisical Magazine de março de 1898, e quem o relata é o Sr. H. Brown. Ele era um conhecido estudioso de disciplinas pedagógicas cientificamente compreendidas; e como possuía notáveis poderes de hipnotismo, valeu-se de suas faculdades para corrigir os defeitos do caráter dos jovens, recorrendo ao método de sugestões
apropriadas. Foi durante uma rodada de palestras por ele ministradas com fins de propaganda pedagógica que, por pura coincidência, ocorreu o episódio em questão. O Sr. H. Brown relata o seguinte: "Em outubro de 1897, durante uma de minhas palestras públicas sobre o tema "Cultura dell’anima", aconteceu comigo um acidente experimental absolutamente diferente do que eu tinha até agora para realizar, além de que não recordo de jamais ter lido algo semelhante. Espero que, ao torná-lo público, determine a publicação de episódios análogos de modo a lançar alguma luz sobre o assunto dos pressentimentos, das premonições e das profecias. “Eu ilustrava as minhas conferências realizando diante ao público experimentos de hipnotismo, de telepatia, de psicometria; para isso, preparei hipnoticamente alguns jovens que haviam se tornado excelentes sonâmbulos. Num sábado à noite, quando não tinha palestras para dar, e estava no meu quarto de hotel na companhia dos meus cinco "sujeitos", várias pessoas vieram me visitar.
Já tinha realizado algumas experiências hipnóticas com grande sucesso, quando um dos visitantes me observou: "Mostra-lhes o jogo de futebol que vai ser disputado no próximo sábado entre as equipas K. e E.". Afirmo que os jovens em questão eram todos jogadores de futebol muito práticos. "Coloquei a todos em sono hipnótico e disse-lhes: "Agora vocês estão no grande estádio e acompanham com muita atenção o desenrolar do jogo entre as equipes K. e E. o jogo começou nesse momento; observem com a máxima atenção.” “Como foi dito, o jogo em questão seria disputado sete dias depois, e como os dois “clubes” que participariam eram famosos, o evento era aguardado com grande expectativa pelo público amador. A equipe E era de uma cidade próxima e, no início, meus sonâmbulos aplaudiram o jogo. Eles assistiram ansiosos ao desenrolar do jogo, conversando animadamente entre si sobre os bons chutes, os chutes falhados, as diferentes táticas dos dois times.
Além disso, contavam os "gols" ganhos pelas duas equipes, e posteriormente e por unanimidade constataram que alguns dos jogadores dos dois campos haviam se lesionado. Logo seus aplausos passaram do time E. para o time K. Todos viram o jogo de maneira idêntica e, com entusiasmo, trocaram suas ideias sobre ele, como se estivessem no local. A cena durou mais de quinze minutos; e quando os despertei, todos nós, inclusive os próprios sujeitos, não duvidamos por um momento que tinha sido um espetáculo imaginário.
Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.