Voltar ao livro Guerras e Profecias

Capítulo 15 de 24

Precognição e Premonição — parte 1 de 10

Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano

Capítulo III

Curiosas experiências de paranormais «A cadeira vazia»

Trata-se de uma experiência idealizada pelo Doutor Eugène Osty, diretor do "Institut Métapsychique International" em Paris. Um dia, quando ele estava na sala de conferências com o conhecido "vidente" Pascal Forthuny, lhe veio em mente uma ideia ousada, mas racional: a de tentar uma nova ordem de experiência, que consistia em designar de antemão o fenômeno paranormal preciso que era desejado pelo "sensitivo", fenômeno que deveria ter consistido na realização de um acontecimento de ordem acidental, de forma a eliminar para sempre as hipóteses de "coincidências fortuitas" e "inferências a partir de causas existentes no presente". Nesse sentido, propôs ao seu amigo Pascal Forthuny (então editor da Revue Métapsychique) que exercesse suas faculdades clarividentes no sentido de revelar antecipadamente os detalhes pessoais e os acontecimentos privados da

pessoa que, no encontro experimental a ser realizado nesse mesmo dia (e no qual Forthuny atuaria como "vidente"), ele teria que ocupar uma determinada "cadeira vazia" previamente escolhida ao acaso por qualquer terceiro, entre as 150 cadeiras alinhadas na sala de aula do Instituto em questão. Sabe-se que o experimento teve um resultado positivo, além de extraordinariamente sugestivo e teoricamente interessante; isto nos leva a esperar que da repetição sistemática desta nova ordem de experiências, tanto quanto possível variada, um novo lampejo de luz surgirá um dia, capaz de iluminar o mistério que cerca as manifestações clarividentes em geral. Assim sendo, ocorreu-me fazer uma análise acurada de todo o histórico de caso precognitivo por mim recolhido em volumosas classificações, com o objetivo de averiguar se, entre as experiências do passado, episódios semelhantes ao concebido pelo Dr. Osty foram achados. Encontrei dois ao todo, um dos quais parece literalmente idêntico e ainda mais interessante e evocativo; o outro pode ser definido como um experimento de premonição em um ginásio de "Futebol" deserto, um experimento que parece ainda mais extraordinário e perturbador do que os mesmos experimentos já extraordinários e perturbadores concebidos pelo Dr. Osty. Portanto, vou relatá-los, precedendo-os com uma exposição sumária da primeira experiência do doutor Osty; o que parece indispensável para uma compreensão clara do tema. * * *

CASO XXXIII – O Dr. Eugène Osty relata o seguinte: "Com a finalidade de aprofundar ulteriormente as possibilidades metagnômicas de Pascal Forthuny, um projeto ousado me veio à mente, o qual no entanto não me parecia ilusório, e consistia em tornar suas faculdades sobrenaturais ao invés de exercitar em pessoas presentes ou distantes escolhidas por ele mesmo, ou por ele propostas, deveriam praticar na sala deserta das experiências, antes da reunião, e a propósito de uma pessoa qualquer que viesse sentar-se ao acaso, em uma cadeira designada ao acaso previamente. “Às 14h:30, quando o senador Humblot e a viúva de Camille Flammarion estavam no Instituto, informei-os do meu projeto, levei-os à sala de experiências, que estava deserta, e pedi que me indicassem para colocar uma cadeira entre os 150 alinhados lá. O senador Humblot, entrando no espaço

entre as duas fileiras de cadeiras, apontou para qualquer uma; e imediatamente colei um pedaço de papel nas costas da cadeira, para identificá-lo. Em seguida, fui até Pascal Forthuny, mostrei-lhe a cadeira escolhida, e o deixei na sala junto a estenógrafa e ao meu secretário pessoal, instruindo-a a proibir a entrada de qualquer pessoa na sala, a observar tudo e anotar tudo. Tendo explicado isso, eu com a Sra. Flammarion e o senador Humblot subimos as escadas, onde meus apartamentos particulares estão localizados. «Pascal Forthuny ocupou a cadeira que lhe foi indicada, virando-a de costas para a janela, para não ser perturbado pela luz. Ele sentou-se, fechou os olhos e começou a apalpar as cadeiras imediatamente próximas, exceto a detrás dele; tudo isso porque ele havia decidido estender a experiência às pessoas que deveriam sentar-se ao redor da cadeira designada. Ele passou as mãos nervosamente sobre cada uma das cadeiras, como se as interrogasse sucessivamente, e começou a fornecer informações pertinentes aos futuros ocupantes das cadeiras. Nunca a volubilidade de sua palavra foi tão grande como naquela circunstância.

“Depois de exercer as suas faculdades sobre cinco cadeiras, concentrou-se na principal, onde ele próprio se sentou. A experiência durou um total de trinta minutos... “Quando às 15h30, Pascal Forthuny saiu da sala, acompanhado da estenógrafa e do meu secretário, cem pessoas se encontravam no pátio e na escadaria do Instituto, impacientes para entrar; e quando as portas foram abertas, eles correram em multidões para a sala de estar, tomando assento como melhor puderam... “Às 16 horas, desci com Pascal Forthuny. Encontrei cerca de 200 pessoas reunidas ali, que informei sobre a experiência que queríamos fazer. Apontei para a cadeira que o senador Humblot havia designado para o experimento, na qual estava sentada uma senhora que ficou bastante emocionada ao saber que teve a sorte de ser o objeto da experiência. 'O texto digitado com as informações fornecidas por Forthuny foi trazido em duplo exemplar. Guardei um dele, a fim de verificar a leitura que o Forthuny faria do outro exemplar, estando ele em pé diante da senhora que ocupava a cadeira da experiência. Ele começou a ler as indicações referentes aos ocupantes das cadeiras ao redor da designada, para depois passar à senhora que foi o tema essencial da experiência...”.

Este é o início das experiências agora famosas. Por uma questão de brevidade, renuncio a referir-me ao texto das indicações sensitivas em questão; texto que os leitores encontrarão nas páginas 102-109 do livro que o Dr. Osty intitulou: Pascal Forthuny (1), do nome do vidente. Eu me limito a notar a este respeito que o vidente observou as condições de saúde da senhora desconhecida que ocuparia a cadeira designada, salientando que ela deveria tratar do próprio fígado (e estava, de fato, sob tratamento para congestão hepática); descobriu nela uma forma de nevralgia proveniente dos distúrbios sofridos na garganta, no nariz e nos ouvidos (o que se revelou verdadeiro). Por fim, anunciou a probabilidade de que ela deveria ser submetida a uma operação cirúrgica (probabilidade que lhe fora anunciada dois meses antes, em uma consulta médica).

Finalmente, o vidente, penetrando na intimidade de sua existência privada, descreveu os acontecimentos de um período doloroso de sua vida familiar; e observou que ela havia recentemente proposto fazer duas viagens, mas que teve que desistir de ambas (e isso também era verdade). (1) Eugène Osty: Une faculté de connaissance paranormale: Pascal Forthuny. Paris Alcan, 1926, p. 179. [G. D. B.] Do ponto de vista teórico, são interessantes as declarações da senhora em questão sobre as circunstâncias que a levaram a ir ao “Institut Métapsychique” (Instituto Metapsíquico). Ela disse assim ao Doutor Osty: 'Eu sei que sou uma estranha para o senhor e para o Sr. Forthuny; mas, outro dia, encontrei um arquivo da Revue Métapsychique, do qual, eu e o Sr. R. ficamos sabendo que no Instituto estavam sendo realizadas sessões de clarividência. Até às 12h30 do dia no qual a sessão seria realizada, eu não só não tinha ideia de comparecer, como nem mesmo lembrava que aquele era o dia marcado.

O Sr. R. mencionou isso para mim durante o café da manhã; e então resolvi ir desistindo de uma consulta marcada ao mesmo tempo com um especialista para doenças do nariz e da garganta. Após decidir isso, o Sr. R. e eu conversamos sobre outra coisa durante o desjejum. Por volta das 14h30, tive um ataque de "dispneia", doença que nunca tinha sofrido na minha vida e que por isso me preocupava muito. Conversei sobre isso com o Sr. R., que me aconselhou a descansar. Até as três da tarde, embora estivesse bastante ocupada, meu olhar se voltava constantemente para as esferas do relógio de pêndulo: eu estava ansiosa para ir. No entanto, como meu mal-estar persistia, refleti que seria prudente ficar no escritório para descansar.

“Quando soaram as 15 horas, resolvi ir ao Instituto e, assim que saí na rua, a “dispneia” cessou por magia. Cheguei ao Instituto por volta das 15h20, onde encontrei uma grande multidão aglomerando-se na porta de entrada do salão, que ainda estava fechado. Entrei na fila com os outros e, por volta das 15h30, a porta foi aberta. Empurrada pela multidão, entrei na sala, deixando-me levar pela multidão, até que me abandonei na primeira cadeira ao meu alcance, não sem antes ter sido atirada para a esquerda e para a direita. Faltou muito pouco para que outra pessoa me tomasse aquele assento. “Quando reflito sobre o acontecimento, penso na multiplicidade das circunstâncias que poderiam impedir que não se realizasse. Por exemplo, faltou pouco para que o meu mal-estar me mantivesse em casa. Além disso, naquele dia, atenderia clientes estrangeiros de grande importância, que chegaram assim que eu saí; se eles tivessem vindo um instante antes, eu estaria impedida de sair.

Por outro lado, a inesperada recusa do Sr. R. em me acompanhar à sessão esteve muito perto de me fazer desistir de ir. Também não devemos esquecer que foram os empurrões da multidão que me obrigaram a abandonar-me naquela cadeira. Também devemos considerar que, se o Sr. R. tivesse me acompanhado como proposto, as coisas teriam sido muito diferentes, pois precisaríamos de duas cadeiras, e teríamos que procurá-las mais atrás, nas primeiras filas." No que diz respeito às impressões do “sensitivo”, o Dr. Osty observa: "Assim que Pascal Forthuny ocupou o lugar em que deveria exercer suas faculdades de vidente, e assim que suprimiu o curso dos pensamentos conscientes, ouviu uma voz calma e suave, de timbre indeterminado, que falava dentro dele sem localização possível, mas que nele não produzia a sensação de ser escutada pelos ouvidos. E foi assim que, sem esforço e sem interrupção, não fez outra coisa senão repetir ao taquígrafo o que aquela voz lhe dizia claramente, fornecendo assim uma sucessão de informações apontadas por um notável domínio de síntese ».

(Ivi, pág. 16). Em outra parte de seus comentários, o Dr. Osty acrescenta: “E aqui é oportuno relembrar que durante o tempo em que o Forthuny realizava o seu trabalho de previsão em relação à pessoa que o destino iria levar a ocupar a cadeira designada pela imaginação do senador Humblot, a Sra. M., absolvida em suas incumbências em seu comércio, foi acometida por um doloroso mal-estar (dispneia), de que antes nunca havia sofrido. Esse malestar (dificuldade de respirar caracterizada por respiração rápida e curta)

apresentava semelhanças com casos de telepatia ansiosa, que, por motivos desconhecidos, ocorrem espontaneamente. Tendo a acreditar que o mal-estar psicofisiológico da Sra. M. foi uma emergência emocional consciente do trabalho entre as mentes que estava ocorrendo naquele momento entre o psiquismo dela e o do médium Forthuny". (Ivi, p. 142). A última explicação dificilmente poderia ser contestada, além do sugestivo incidente do acesso de "dispnéia" (que se manifestou no início da concentração psíquica do Forthuny, e se dissipou com a cessação da mesma). Aconteceu outro fato que a Sra. M. nos conta: “Apesar de estar sempre ocupada, o meu olhar estava constantemente voltado para as esferas do relógio de pêndulo: tinha pressa de sair». Esta é uma indicação de um estado de "inquietação" análogo ao que caracteriza as condições de vigília de sujeitos hipnóticos, aos quais uma sugestão pós-hipnótica de curto prazo foi transmitida. Segue-se que, para o episódio exposto, seria uma questão de inferir como o fenômeno premonitório resulta em um fenômeno de sugestão telepática à distância.

Nesse caso, a questão da "relação psíquica" estabelecida entre Forthuny e a Sra. M. permaneceria sem solução, apesar do fato de que eles nunca se conheceram; e a intenção não é difícil. De fato, observa-se que a Sra. M., no exato momento em que Forthuny se preparava para exercer suas faculdades de pesquisa clarividente, dirigiu seus pensamentos a Forthuny, discutindo-o com o Sr. R. sobre as experiências que aconteceriam em naquele dia para o «Institut Métapsychique»; o que equivale a dizer que as "vibrações psíquicas" de seu pensamento eram orientadas para o meio em que o Forthuny estava localizado. Assim como o psiquismo subconsciente deste último estava em plena atividade funcional orientado no mesmo sentido, facilmente veio a prescrevê-los, e consequentemente, a entrar em uma relação com o subconsciente da Sra. M., de onde obteve todas as informações verídicas fornecidas sobre seu passado, assim como acontece nos casos ordinários de "psicometria". Outra questão a ser resolvida consistiria no fato da Sra. M. ter ido ocupar a cadeira pré-estabelecida. Como podemos justificar isso?

A solução desta segunda questão parece menos fácil do que a primeira, mas uma vez que as considerações teóricas acima não podem ser contestadas, será necessário inferir que ocorreu uma influência telepática-sugestiva exercida por Forthuny sobre o psiquismo subconsciente da Sra. M. dirigindo-a para a cadeira a ser ocupada. Exceto que, tendo que excluir que a influência telepática em questão poderia ter sido exercida diretamente, uma vez que o Forthuny não estava na

sala, deve-se confiar na hipótese de uma ação indireta. Neste caso, as manobras iniciais do Forthuny, que ocupara seu lugar na cadeira designada, depois de têla tateado nervosamente, adquiririam significado; o que tenderia a nos fazer supor que ele pretendia saturá-lo antecipadamente com seu próprio "fluido", para sinalizá-lo ao psiquismo subconsciente da Sra. M., que desta forma não poderia deixar de reconhecê-la (não esqueça que a Sra. M. já estava em um relacionamento psíquico com Forthuny). A essa altura, ainda pude observar: Se fosse esse o caso, como explicar a circunstância da cadeira designada que permaneceu disponível até a chegada da Sra. M., apesar de muitas pessoas terem entrado na sala antes dela?

Eu respondo que a última circunstância poderia ser legitimamente atribuída a uma "coincidência fortuita" e nada mais; tanto que na segunda experiência do tipo realizada no "Institut Métapsychique", Forthuny descreveu anteriormente as generalidades e acontecimentos da pessoa que ocuparia uma cadeira designada, mas descobriu-se que a pessoa em questão estava sentada dois altos de volta à distância; pista presumível de que essa pessoa foi realmente direcionada para a cadeira que deveria ocupar por sugestão subconsciente, mas que, tendo-a encontrado ocupada, teve que se contentar em sentar ao lado dela. As considerações expostas, fundamentadas em fatos, apenas confirmam ainda mais uma observação já formulada por mim a respeito dos fenômenos premonitórios em geral, e é que existem grupos limitados e pouco importantes de episódios de forma sensitiva, os quais não os são na realidade, e podem ser resumidos a incidentes de sugestão telepática à distância, determinada seja pela vontade subconsciente dos sensitivos em questão, seja pela vontade de entidades espirituais extrínsecas.

Nota-se que esta última interpretação não poderia ser excluída para certos episódios deste tipo, uma vez que emerge claramente de outro caso análogo que estou prestes a relatar, bem como emerge claramente de uma categoria especial de precognições consideradas por mim no livro sobre "Fenômenos Premonitórios", que consistem em simplíssimos "incidentes de uma ordem insignificante e praticamente inútil"; episódios que, a partir da investigação analítica de alguns deles, foi fácil demonstrar como foram determinados pelas próprias personalidades mediúnicas, as quais em um primeiro momento transmitiam telepaticamente ao sensitivo, na forma de visões oníricas ou de outras formas, uma dada situação futura em que ele, ou outros, teriam que se encontrar, a fim de então se esforçar para provocar sua realização em virtude de sugestão telepaticamente

exercida sobre o sensitivo ou outras partes interessadas. É claro que os processos de manifestação de tais episódios precognitivos diferem dos processos de manifestação especial do episódio considerado aqui, mas, ao mesmo tempo, deve-se reconhecer que ambos se originam das mesmas causas; e assim sendo, deve-se concluir que os casos premonitórios com manifestação espontânea, nos quais se contemplam "incidentes de ordem insignificante e praticamente inútil", ilustram e validam a hipótese por mim proposta para explicar o episódio premonitório com manifestação experimental aqui considerado; sem falar que, como disse, essa hipótese emerge claramente de outro episódio que relatarei em breve, neste caso idêntico ao anterior. Porém, antes de referi-lo, é útil libertar o campo teórico de uma objeção que surgiu do caso apresentado e da qual o professor Soal também é partícipe. E, para começar, observo que, nos comentários acima referidos, procuro demonstrar de que forma se estabeleceu a indispensável "relação psíquica" entre o “sensitivo" Pascal Forthuny e uma pessoa absolutamente desconhecida para ele, assim como a todos os presentes.

Desta forma, me comportei porque esta era a questão sobre a qual vários oponentes da hipótese do espírito haviam insistido erroneamente, alegando que o caso em questão se expressava na ausência de qualquer tipo de "relação psíquica" entre vidente e a pessoa distante a ser influenciada. Essa relação assume enorme importância teórica, porquanto vale para neutralizar a interpretação espírita das manifestações dos mortos, visto que se a "relação psíquica" não era necessária para entrar em relação com pessoas distantes, neste caso era legítimo supor que a cada vez o suposto defunto fornecesse dados pessoais ignorados por todos os presentes, mesmo neste caso deveria inferir-se que as faculdades inquisidoras do subconsciente dos médiuns tinham ido buscá-las nos recessos mnemônicos daqueles que tinham conhecido em vida, pelo fato que se tratavam de pessoas desconhecidas dos médiuns e dos presentes.

Sendo este o caso, e uma vez que o professor Soal também se juntou ao coro animador dos oponentes, apresso-me a falar no debate apresentando outros argumentos validados por um caso idêntico ao que está em discussão, mas positivamente espiritual. E, antes de mais nada, para deixar a questão em consideração de forma muito clara, repito que minhas considerações anteriores sobre o episódio em discussão tiveram o único propósito de trazer à tona o erro em que caíram os oponentes, considerando-o um exemplo de telepatia à distância

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.