[user_registration_my_account]
Capítulo 10 de 24
Profecias de Guerras — parte 8 de 12
Guerras e Profecias · Ernesto Bozzano
questão. Isso, entretanto, não significa que não haja exceções frequentes a essa regra; as quais não fazem nada além de tornar cada vez mais intrincado e inescrutável o mistério perturbador. Assim, por exemplo, viu-se que nas famosas profecias de Nostradamus, este último, à distância de três séculos, não só profetizou a grande guerra europeia, mas viu um bando de aviões muito alto no céu que lançou fogo e chamas nas cidades e nos exércitos inimigos; aviões que embaraçavam o vidente, que não conseguia pensar neles como tais; então se referiu a eles comparando-os a um bando de falcões. Concordemos: esse tipo de detalhes verídicos, enunciados três séculos depois, são mais do que suficientes para causar vertigem na mentalidade dos pensadores, já que a premonição, tão empurrada ao longo dos séculos, aproxima o atributo divino da onisciência.
Basta: consolemo-nos de nossa ignorância pensando que, uma vez que os fatos permanecem fatos mesmo que não cheguemos a compreendê-los, seguese que o grande mistério da clarividência no futuro existe inquestionavelmente; e sendo assim, então, fica claro que apenas duas hipóteses podem ser formuladas para justificar a gênese dos fenômenos; hipóteses que são ambas legítimas, portanto, ambas aplicáveis aos eventos em questão, dependendo das circunstâncias. Com base na primeira delas, e caso se deseje rejeitar a capacidade explicativa a extremos improváveis, deveria se presumir que os fenômenos precognitivos, mesmo aqueles de ordem geral ao longo dos séculos, trazem sua gênese no ego subconsciente integral dos sensitivos; no caso em que se deva convir que se no subconsciente humano existam faculdades paranormais quase divinas no estado latente, que não só não têm qualquer utilidade em relação à existência terrena, mas não paralisariam as atividades se tornassem normais; será preciso concordar, digo eu, como tudo isso significa que essas faculdades existem pré-formadas no subconsciente humano, visto que deverão ser exercidas normal e utilmente em outra fase da existência; o que equivale a reconhecer a sobrevivência do espírito humano após a morte do corpo.
Com base na segunda das hipóteses em questão, deve-se supor que as profecias de natureza exposta, bem como certas premonições pessoais envolvendo eventos acidentais, têm uma origem extrínseca ao sensitivo (o que, aliás, seria demonstrado por numerosos episódios do gênero), e são transmitidos de entidades elevadas de mortos, para fins múltiplos, incluindo o de induzir a humanidade a refletir sobre os destinos imortais que a aguardam;
caso em que conduziria igual e diretamente à demonstração da existência e sobrevivência do espírito humano. Os antigos romanos diziam: Si Divinatio est, Dii sunt. (Se a divinação existe, os Deuses também existem). Precisamente assim. Lembremo-nos, portanto, que em ambos os casos, os fenômenos da clarividência no futuro, embora permaneçam imperscrutáveis a nossa mentalidade finita, têm a virtude de demonstrar à humanidade, de certa forma, com base nos fatos, que a alma existe, e sobrevive à morte do corpo. E a indução que os fenômenos precognitivos em geral, longe de derivarem exclusivamente das faculdades paranormais inerentes ao subconsciente humano, tenham por vez a intervenção de entidades extrínsecas como causa frequente, é uma indução que não surge apenas do fato de que em numerosos episódios as precognições aparecem formuladas por entidades dos mortos as quais fornecem provas admiráveis de identificação pessoal, mas também é demonstrada com base na análise aprofundada de certas profecias, e acima tudo com base na análise de vários incidentes de premonição de morte acidental.
Agora, um episódio desta última natureza também é encontrado no caso considerado aqui; mas antes de relatá-lo e comentá-lo, será oportuno apontar como em meu livro sobre "Fenômenos Premonitórios" eu já havia reunido um bom número de casos de premonição de morte acidental em que sua origem extrínseca era evidente; e isso sobretudo porque neles se constatou que a vítima designada ia em direção a seu destino por silêncio ou expresso consentimento do agente sobrenatural, o qual se esquivava cuidadosamente de revelar aqueles particulares dos quais o interessado poderia usar para fugir do destino que o aguardava. Deve-se acrescentar que, nestas circunstâncias, também apontei que sempre que o agente sobrenatural foi questionado explicitamente sobre o assunto, ele não respondeu, ou o fez de forma evasiva, ou se expressou simbolicamente, de forma a não permitir que o verdadeiro significado transparece em suas palavras até que o evento fosse realizado; quase como se ele não quisesse, ou fosse inibido, revelar tudo o que ele evidentemente sabia.
Agora, uma vez que ninguém poderia inibir uma personalidade subconsciente e autônoma, de salvar da morte uma pessoa revelando o que sabia, e uma vez que nenhuma razão poderia ser atribuída para que uma personalidade subconsciente fosse voluntariamente induzida a se abster dela, conseguia em
modo evidente que em contingências de tal natureza não poderiam tratar-se de personalidades integrais subconscientes. E, de fato, se considerarmos os casos em que o vidente prevê uma morte acidental iminente para si mesmo, como é possível conceber que sua personalidade subconsciente, embora possua os meios para salvar a parte consciente de si mesmo da morte, cuidadosamente os esconde? Ou combiná-los em símbolos incompreensíveis até que o evento se complete, com a intenção específica de deixá-la morrer e de se deixar morrer? Para um subconsciente autônomo, destinado a se extinguir com a morte do corpo, tal procedimento pareceria algo além de qualquer crença absurda e louca; e se apesar de tudo, o fenômeno ocorre, então deve-se inferir que tais reticências, que são irreconciliáveis com a existência corporificada da personalidade humana, não apenas denotam a intervenção de entidades extrínsecas ao sensitivo, mas também comprovam como tudo isso acontece em vista de uma finalidade ultraterrena.
Isso nos leva de volta à hipótese espiritualista; isto é, a demonstração - com o auxílio dos fenômenos paranormais - da sobrevivência do espírito humano considerada cumulativamente a partir de dois pontos de vista aparentemente opostos, mas que resultam na verdade complementar um do outro: o Anímico e o Espírita; também nos leva de volta à concepção inevitável de uma fatalidade que anula os destinos humanos. Posto isto, para esclarecer o assunto, volto ao caso em questão para realçar o incidente premonitório ao qual se alude, o qual se assemelha a tantos outros por mim contados no livro indicado; e é o acidente no qual o sensitivo prediz sua própria morte. Nele observamos duas circunstâncias muito sugestivas no sentido aqui considerado: uma, que no momento em que o sensitivo predisse a iminência de sua própria morte, e somente neste preciso momento, ele desperta (ou melhor, foi despertado), como se quisesse que conhecesse o destino que o esperava, a fim de prepará-lo para o grande passo; a outra, que ao mesmo tempo escondia a enfermidade que deveria levá-lo à sepultura.
A esse respeito, deve-se notar que, no mesmo instante do despertar fugaz, o vidente se pergunta: “Estou morrendo; sim eu morro; mas de que mal estou morrendo? ». O que mostra o quanto ele desejava saber; mesmo que seu desejo não tenha sido realizado .... Por quê? Querendo responder à questão formidável, é útil antes de tudo considerar como tudo contribui para a presunção de que se a causa atuante foi tão bem informada a esse respeito a ponto de saber de antemão que a morte do vidente
deve ocorrer em três dias, então esta causa inteligente também deve saber que tipo de enfermidade teria causado sua morte; e sendo assim, não se pode deixar de inferir que se a causa em questão tivesse revelado o que ele sabia, o vidente poderia ter se protegido do contágio, da "varíola negra" serpenteando nas vizinhanças que habitava. Nestes termos, a questão em consideração deve ser respondida observando como, mesmo no caso de Lèon Sonrel, o agente transmissor de visões premonitórias, deliberadamente guardou silêncio sobre o particular da enfermidade que iria atingi-lo, e isso com a clara intenção de não para impedir o cumprimento de seu destino na terra. Segue-se que a causa determinante inteligente do episódio exposto não era e não poderia ser a personalidade subconsciente integral de Lèon Sonrel.
Em apoio a tais conclusões, será oportuno citar o caso LV do meu livro sobre "Fenômenos Premonitórios", em que o famoso jornalista e escritor inglês William Stead, fala de uma mensagem psicografada por ele obtida por meio de sua mediunidade, na qual ele informou que a secretária de seu escritório teria uma morte violenta antes do Natal. E, consequentemente, no mês de dezembro, a jovem designada adoeceu repentinamente e, em um ataque de delírio febril, atirou-se de cabeça para fora da janela, morrendo instantaneamente. Nesta circunstância, comentei o seguinte: «O guia espiritual "Giulia havia dito:" E. M. não virá entre nós por causa de morte natural”; daí decorre com isso que, além de estar ciente da morte iminente da jovem em questão, foi plenamente informado sobre o tipo trágico de morte que a esperava; circunstância que oferece material para sérias reflexões, pois se verifica que, se Giulia tivesse confidenciado o fato a Stead, isso poderia certamente salvar a enferma da morte, por tê-la supervisionada. A pergunta surge então espontaneamente: “Por que Giulia não fez isso?
Por que, podendo fazê-lo, não quis proferir uma palavra para salvar uma pessoa da morte?”. Este é o mistério perturbador; e apenas uma explicação o ajudaria a diluí-lo: "Giulia era proibida de fazê-lo, pois um espírito não podia impedir o curso dos destinos humanos". E aqui estamos mergulhados em plena hipótese "fatalista"». Para abreviar, me abstenho de citar outros exemplos, embora o assunto muito importante o exigisse. Concluindo: assim como o incidente de Léon Sonrel resulta análogo ao anterior, parece-me que não deve haver dúvida de que envolve a mesma
explicação; quer dizer que em tal circunstância, como nas demais, se deve referir a uma intervenção extrínseca, em que a entidade comunicante se absteve de revelar à vítima a natureza da sua morte, com o evidente propósito de não obstar ao cumprimento de seu destino no trânsito da existência encarnada. * * *
CASO XVIII – Nesse segundo episódio do tipo aqui considerado, fica evidente o fato de uma premonição de eventos de ordem geral estar estritamente limitada aos detalhes que deverão repercutir-se diretamente em relação ao consulente. No entanto, a vidente menciona explicitamente a eclosão de uma guerra; vale a pena dizer que ela demonstra de ainda possuir pleno conhecimento de um evento de ordem geral que deverá interferir na vida do consulente. O caso se refere à primeira guerra dos Balcãs, a qual geraria a grande guerra europeia. Foi publicado na Light (1914, p. 466), pelo conde Chedo Mijatovich, que, como já referido anteriormente, é uma alta personalidade política e literária do reino da Sérvia. Ele foi ministro das finanças, depois ministro das Relações Exteriores do governo de seu país e, em seguida, ministro plenipotenciário da Sérvia em Londres. Além disso, é conhecido como historiador, romancista e amante das investigações metapsíquicas, nas quais dirigiu especialmente suas pesquisas sobre fenômenos premonitórios. Ele escreve: “No ano de 1910 recebi uma carta de um jovem tenente do exército sérvio.
Nela ele me confidenciou que estava perdidamente apaixonado por uma jovem que retribuía com igual afeto; mas que, infelizmente, entre sua própria família e a da jovem, havia uma profunda inimizade de longa data, para a qual ambas as famílias se recusaram terminantemente a conceder o consentimento para o casamento. Esse estado de coisas parecia irreparável, e os amantes cogitaram dar um passo desesperado, pois se não pudessem viver juntos como marido e mulher, poderiam morrer juntos como amantes fiéis. Em tais circunstâncias críticas, um amigo aconselhou o jovem tenente a escrever para mim, que estava residindo em Londres, pedindo-me para consultar um vidente sobre o assunto, a quem a pergunta deveria ter sido dirigida: "Não existe mesmo alguma esperança futura para o amor deles? ".
“Claro, a carta do tenente foi escrita na língua sérvia. Enviei-o para a vidente Sra. Julia Burchell, de Bradford, convidando-a a analisá-la psicometricamente a fim de, possivelmente, obter alguma visão sobre o autor da carta. Depois de alguns dias, recebi a seguinte resposta: « “1º Vejo que quem escreve a carta é um jovem oficial, o amante recíproco de uma graciosa jovem. Mas eles estão infelizes, porque existem obstáculos que parecem intransponíveis, que impedem a união deles. Apesar de tudo, eu vejo, imprevistamente, as nuvens se dissiparem no céu do amor deles, e um sol radiante brilhar sobre um casal de jovens esposos devidamente unidos em casamento, que viverão juntos dias felizes. « “2º Se apresenta uma segunda visão, na qual vejo o jovem oficial em marcha à frente de uma companhia de soldados. A guerra estourou em seu país. « “3º Me aparece uma terceira visão. O jovem oficial está na orla marítima, vigiando o embarque de um regimento de soldados em um grande navio a vapor. « “4º Agora vejo o jovem oficial à frente da sua própria companhia. Marcha para atacar uma fortaleza inimiga.
Eu vejo os homens ao seu redor caírem em grande número mortos ou feridos, mas o jovem oficial sempre permanece de pé. Ele vai sair da prova sem ser ferido”. 'Mandei imediatamente a carta da Sra. Burchell em inglês ao jovem oficial, com a tradução de seu conteúdo para a língua sérvia; expressando a esperança de que a primeira visão de um casal feliz, devidamente unidos em casamento, se tornasse realidade o mais rápido possível. Quanto às outras visões, expressei a dúvida de que houvesse interferência subconsciente. Na verdade, não havia a menor possibilidade de que uma guerra eclodisse na região dos Bálcãs, nem naquela época, nem no futuro. E, quanto ao litoral, infelizmente a Sérvia fica muito longe do mar! “Tudo isso, como eu disse, aconteceu em 1910. Já em junho deste ano (1914), fui passar algumas semanas em Belgrado. Certa manhã, o criado entregou-me um cartão de visita do major Jeremiah Stanoyevich, que desejava falar comigo. Não me lembrava absolutamente de tê-lo conhecido; mas isso não implicava em nada, e eu o recebi.
Vi entrar um oficial enérgico e brilhante que, após as habituais formalidades introdutórias, disse: "Senti que era meu dever vir pessoalmente e agradecer a gentileza que me dispensou há cerca de quatro anos, quando salvou a mim e minha noiva em desespero, enviando-me a mensagem encorajadora de sua amiga clarividente, Sra. Burchell. Assim como
senti que era meu dever vir e fazer jus ao maravilhoso poder da senhora mencionada, cujas visões de mim se concretizaram em cada detalhe. Na verdade, casei-me com a pessoa que amava e ambos somos felizes. Como vimos, a guerra que ela profetizou realmente estourou (1912-1913). Tive de marchar à frente do meu batalhão de Uskub para o interior da Albânia. Uma vez em Durres, fui encarregado de supervisionar o embarque de um regimento de soldados em um grande navio a vapor. Então, meu regimento recebeu a ordem de marchar para atacar as posições fortificadas de Briditsa, um dos fortes em Shkodra. À frente do meu batalhão, lancei um ataque, subindo a colina correndo, enquanto muitos dos meus homens caíam mortos ou feridos ao meu redor. Naquele momento, a quarta visão da Sra. Burchell surgiu em minha mente e, como as visões anteriores foram maravilhosamente realizadas, disse a mim mesmo: Você não corre perigo. A Sra. Burchell disse que você sobreviverá sem ferimentos. E eu sempre fiquei de pé para desafiar o fogo infernal dos turcos, deixando a prova absolutamente ileso, como vocês podem ver!”.
“O Major Stanoyevich desejava especialmente que eu informasse a Sra. Burchell sobre isso e, juntos, transmitisse seus sinceros agradecimentos, juntamente com sua grande admiração. Ao mesmo tempo, ele me permitiu publicar os fatos, inclusive seu nome. “Poucos dias depois, o príncipe herdeiro da Sérvia, então regente no lugar de seu pai enfermo, me convidou para um café da manhã no palácio. "Eu me vi cercado por uma multidão de oficiais graduados do exército e dignitários da igreja. Um coronel perguntou-me se era mesmo verdade que uma vidente inglesa previra, quatro anos antes, os acontecimentos na vida do major Stanoyevich, que se concretizaram. Eu respondi afirmativamente, contando-lhe toda a história como agora relato nesta carta. “O príncipe herdeiro ficou tão impressionado que imediatamente mandou um mensageiro procurar o major Stanoyevich, para conduzi-lo ao palácio. O major foi localizado e levado ao palácio, onde não apenas confirmou todas as informações que eu relatei, mas mostrou ao príncipe herdeiro a carta em inglês da Sra. Burchell, com minha tradução literal combinada para o sérvio".
O caso apresentado é, em primeiro lugar, muito importante pela sua documentação irrepreensível, pois a vidente, em vez de descrever oralmente as visões que se manifestaram, as transcreveu numa carta enviada ao conde Mijatovich, carta que foi preservada. Além disso, o atual rei da Iugoslávia está entre as testemunhas dos acontecimentos.
O caso parece nitidamente psicométrico. Na verdade, o consulente não estava presente, e a sensitiva entrou em "relação psíquica" com ele, ou melhor, com seu subconsciente, por meio de uma de suas cartas. Do ponto de vista do tema aqui tratado, que é o das profecias sobre a grande guerra, o caso já aparece bem menos detalhado que o anterior, visto que a médium fala antes de uma guerra iminente no país do consulente, mas no que diz respeito ao desdobramento do mesmo, ele percebe apenas três incidentes menores, dos quais o consulente deve ter sido o protagonista. Do ponto de vista paranormal em sentido genérico, o caso é sem dúvida interessante, já que a sensitiva passou a designar de maneira maravilhosamente verídica os eventos essenciais que deveriam caracterizar um período crítico da existência do consultor. Em meu livro sobre "Fenômenos Premonitórios", tentei, dentro dos limites das possibilidades humanas, de alguma forma interpenetrar a gênese de tais manifestações perturbadoras, e voltarei brevemente ao assunto no capítulo final desta obra. Discutir isso agora me levaria muito longe de enumerar os fatos. * * *
CASO XIX – O caso a seguir ainda pode ser classificado entre aqueles em que a grande guerra foi profetizada, embora marque o limite extremo, além do qual estão os episódios em que o vidente descreve os acontecimentos na vida do consulente causados pela guerra, ignorando a guerra. Foi comunicado ao Dr. Gustavo Geley pelo repórter, protagonista dos fatos, e confirmado pelo depoimento escrito de um amigo seu, que compareceu à consulta com o vidente. O Dr. Geley publicou o episódio na edição de setembrooutubro de 1923 da Revue Métapsychique (págs. 321-326). O relatorprotagonista Emanuel Malyhski, de nacionalidade polonesa, relata o seguinte: «Em 1909, encontrando-me à Paris, fui à famosa vidente Sra. Fraya, de quem eu tinha ouvido falar. Fui movido por um puro sentimento de curiosidade, já que meu ceticismo sobre o assunto era absoluto. Além disso, eu ignorava tudo a respeito da metapsíquica; não tinha inclinação para o misticismo, nem qualquer atração pelo mistério. Jovem, rico, independente, confesso sinceramente que só pensava em curtir a vida. Naquela época, eu tinha relações galantes com uma notável artista dramática. Na noite anterior, tive uma pequena briga com ela, e ainda me sentia
Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.