Voltar ao livro Carta de um Católico sobre o Espiritismo

Capítulo 13 de 13

XVII

Carta de um Católico sobre o Espiritismo · Dr. Grand

Creio ter demonstrado que seria preciso conhecer muito pouco o Espiritismo para considerá-lo uma prática ímpia, uma vez que, ao contrário, ele serve aos interesses da religião, e que já, pela força da evidência, reconduziu ao redil um bom número de ovelhas desgarradas: é um fato adquirido pela experiência. Onde haveria impiedade, seria em fazer dele uma brincadeira e em utilizá-lo para coisas fúteis e interesses mundanos. Não se deve esquecer que os Espíritos foram o que nós somos; que entre eles estão nossos parentes e nossos amigos, e que amanhã, talvez, estaremos entre eles, se aprouver a Deus retirar-nos deste mundo. Aqueles que são inferiores e infelizes têm direito à nossa comiseração e à nossa assistência; aqueles que são bons e elevados, às considerações e ao respeito que lhes teríamos se ainda estivessem neste mundo. Assim, nunca é sem um sentimento penoso que os homens sérios veem brincar com as comunicações de além-túmulo, pois aí está a verdadeira profanação.

Respeitam-se as cinzas de um morto, não se deve, com maior razão, respeitar seu Espírito ou sua alma? Todos os homens sinceramente religiosos veem no Espiritismo o meio mais poderoso para deter a torrente da incredulidade que invade todas as classes e mina surdamente a sociedade por sua base, e a própria Igreja, estou convencido, encontrará nele, um dia, seu mais firme sustentáculo; é também a opinião de muitos eclesiásticos ilustrados; Deus queira que não se lhe possa aplicar o famoso: É tarde demais. Seria tarde demais, se ela se deixasse ultrapassar na interpretação racional dos dogmas; pois então um cisma me parece inevitável, mesmo no seio da Igreja, e a nova seita recrutar-se-ia de todos os indiferentes de hoje, cujo número é considerável, e de todos os católicos que seguissem o estandarte do progresso. Se assim é, dir-se-á, o Espiritismo é, portanto um inimigo que é preciso combater, que é preciso aniquilar a todo custo. É, de fato, o que pensam certos amigos mais zelosos do que prudentes. Sim, o Espiritismo é o inimigo de todas as ideias retrógradas, de todas aquelas que não são do

nosso século; sob este aspecto, é um adversário com o qual se compreenderá, em breve, que é preciso contar. Os inimigos do progresso têm, portanto, só eles, interesse em combatê-lo; mas aniquilá-lo não me parece coisa fácil, pois seria preciso aniquilar o poder que os Espíritos têm de se manifestar. Poder-se-á, bem, pelo temor, desviar algumas pessoas de se ocuparem com ele, despertando seus escrúpulos; mas pode-se estar bem certo de que elas serão em número muito pequeno, e que quanto mais se fizer para deter o seu curso, mais se excitará a curiosidade e o desejo de conhecê-lo. A importância do ataque dá uma ideia da importância do adversário, e cada um diz a si mesmo que não se luta assim contra moinhos de vento, portanto há algo, e cada um quer ver o que é. Aqueles que o atacam em nome da religião são os mais incapazes, pois empurram, sem suspeitar, para o cisma de que falei.

Se é uma quimera, é uma quimera sedutora; não a propagueis, portanto, dando-lhe vós mesmos publicidade por uma polêmica na qual não estais certos de ter a última palavra; deixai fazer o tempo, e a razão lhe fará breve justiça. Se é uma realidade, não está no poder de ninguém fazer com que não o seja, e cedo ou tarde essa verdade virá à luz, pois a verdade pode ser entravada, mas sufocada, nunca. O Espiritismo é, aliás, por sua natureza, insuscetível de ser apreendido, uma vez que não repousa sobre a cabeça de um só homem. Ele surge em todos os pontos do globo e nas fileiras mesmas de seus inimigos mais encarniçados; é um fato que ninguém poderia contestar. Se o comprimem em uma região, ele florescerá na região vizinha; nos países mesmos onde se tentasse sufocá-lo pelas medidas mais rigorosas, pode-se interditar seu exercício público, mas está acima do poder mais despótico impedir que cada família encontre médiuns entre seus membros, e que se ocupe dele na intimidade; todos os rigores da inquisição não chegariam a tanto.

Sucede com o Espiritismo como com os princípios modernos de ordem social, contra os quais o absolutismo veio a se chocar. Ele está no ar; cada dia seus partidários aumentam, e aqueles que o combatem o fazem, ou por um interesse mal compreendido, ou por ignorância. Digo por ignorância, pois muitos, não se dando ao trabalho de aprofundar seu alcance filosófico, o julgam pelo lado ridículo que a inexperiência de algumas pessoas pode apresentar, ou pela exageração de certos

excêntricos, como se encontram para todas as ideias filosóficas, religiosas ou econômicas. O Espiritismo verdadeiro, como diz o Sr. Allan Kardec (*), não é mais responsável pelo abuso que se pode fazer dele, ou pelo desvio de certas imaginações exaltadas, do que a verdadeira religião é responsável pelos excessos do fanatismo. (*) Allan Kardec: Pseudônimo de Hippolyte Léon Denizard Rivail, codificador da Doutrina Espírita. Suas obras, como O Livro dos Espíritos e O Evangelho segundo o Espiritismo, formam a base da Doutrina. Resumo dizendo que, do meu ponto de vista, como do de muitos homens mais versados do que eu em matérias religiosas, o Espiritismo, conciliandose com os dogmas fundamentais que ele sanciona, dando-lhes uma interpretação aceitável por todos, a religião não pode senão ganhar em influência, se souberem aproveitá-lo a tempo. Se, ao contrário, a Igreja quisesse se separar do Espiritismo, seria brevemente ultrapassada pelas novas ideias que ganham cada dia um terreno enorme, e que nada poderia deter.

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.