Voltar ao livro Estudos Filosóficos – A Psique

Capítulo 7 de 10

Parte 6 de 9

Estudos Filosóficos – A Psique · Manuel Sanz Benito

uma terceira; no primeiro caso, chamamos o raciocínio de imediato; no segundo, de mediato. Contudo; a maioria das verdades que adquirimos o são por derivação de umas em relação a outras; não por intuição primária e imediata das mesmas. Não só isso, mas na maioria de nossas comparações precisamos apelar para um terceiro termo, porque nossa inteligência é tão obtusa que, ao comparar uma coisa com outra, não encontra a analogia ou a diferença entre as duas senão fazendo uso de certos rodeios. Assim, por exemplo, se todo raciocínio consistisse em descobrir se uma cidade é maior do que uma casa, não há dúvida de que, comparando as duas, deduziríamos imediatamente a maior capacidade da cidade. Mas se nos perguntarem quantas linhas tem uma página, quantos homens estão em uma reunião, aí teremos de fazer várias comparações: ver quantas vezes a linha está contida na página, ou quantas vezes a unidade homem está contida na totalidade da reunião.

A complicação é ainda maior se tentarmos descobrir, por exemplo, se uma operação de multiplicação ou divisão está bem feita; e a dificuldade aumenta mais e mais quando é necessária a aplicação de diversos procedimentos, e uma série de observações e provas encadeadas, como para provar a circulação do sangue ou o movimento da Terra. Tudo isso acontece porque adquirimos o conhecimento por discurso, não por intuição, e por discurso mediato, no qual entram termos múltiplos, não por raciocínio imediato, no qual apenas duas ideias são comparadas para deduzir a analogia ou diferença entre elas. Pois bem; se nossa inteligência procedesse por intuição ou percepção direta, logo de prestar atenção a uma coisa perceberíamos a verdade que ela contém; e isso não significa que compreendêssemos toda a verdade, mas que, da mesma forma que imediatamente ao observar o sol vemos sua luz, sem que por isso abarquemos toda a luz, pode acontecer que instantaneamente, olhando para qualquer matéria, descobríssemos parte da verdade, sem que por isso percebêssemos muitas das infinitas propriedades que existissem no referido objeto.

Capítulo XIII A sensação e a ideia

Não há uma ideia na mente, nem um fato na Natureza, do qual o homem não tenha duvidado, cuja realidade ele não tenha questionado muito ou pouco, deixando-se, às vezes, levar pelo mais desesperante ceticismo e contemplando através do prisma da incerteza aquilo que foi objeto de seu pensamento. A existência de Deus, da alma, do mundo, tem sido questionada, e mesmo por alguns ainda é; e certamente ao ver a multiplicidade de opiniões, o espírito não pode deixar de se preocupar e perguntar: onde está a verdade? Se existisse a certeza, se houvesse a segurança do conhecimento, por quê essa variedade de opiniões, origem de inúmeras disputas? O mundo externo, existiria como o percebemos ou sua percepção depende das condições de nossos sentidos, que, variando, também fariam mudar as qualidades que atribuímos aos corpos? Dê-se em nós um ouvido melhor aparelhado e o estampido e o choque dos corpos nos parecerão, em vez de ruídos instantâneos, sons contínuos e perfeitamente distintos, e o silêncio nunca existirá para nós.

Se tivéssemos um olho mais perfeito, não haveria escuridão, nem cor preta ou ausência de cor, e perceberíamos mil pavilhões de tonalidades desconhecidas, com infinidade de nuances de luz. Que nossos músculos, nervos, epiderme, etc., fossem mais delicados, e a cera nos pareceria hoje como ferro, e o ar como cera, e as sensações de dureza e maciez, suavidade e aspereza, calor ou frio etc., que julgamos em comparação com o estado de nosso organismo, ficariam completamente alteradas. Mudando a sensação, varia também a imagem, conceito ou noção que na mente se forma. E o homem, enquanto tiver um corpo, não pode pensar do mundo exterior sem esses dados que o mundo lhe oferece e os sentidos modificam, daí que a inteligência está sempre condicionada à esfera da realidade que ele sente ou percebe e à maneira como ele a percebe, vê e toca. Consequentemente, as propriedades que atribuímos aos

corpos resultam da nossa relação e comparação com os próprios corpos, sendo variáveis quando variam os meios de percepção. Por isso, além das percepções que temos do mundo material, existe uma realidade infinita desconhecida, um número infinito de propriedades ainda desconhecidas, mas não incognoscíveis, que o homem irá conhecendo gradualmente à medida em que seus sentidos e meios de percepção vão sendo aperfeiçoados. Resumo do que foi dito: sendo que o conhecimento é uma relação entre um sujeito pensante e um objeto cognoscível, quando este objeto chega à inteligência por meio dos sentidos, que sempre o modificam, o sujeito ou ser que pensa não pode ter certeza de que o objeto que ele conhece seja tal como ele o conhece. Depois do mundo e de seus múltiplos fenômenos, o homem só pode ter um conhecimento relativo à esfera de seu estado, nunca conhecimento absoluto ou perfeito. Passemos da esfera do mundo externo para a do nosso Eu, para o mais íntimo que existe em nós.

O Eu, seria uma série contínua de sensações e ideias produzidas por correntes nervosas que se chocam, se cruzam e se anastomosam, efeito por sua vez de impressões recebidas? Ou é um ser subsistente em meio a suas mutações, não resumo de propriedades, atos e fenômenos, mas, inversamente, ens (coisa, criatura, ser) de cuja realidade derivam essas mesmas propriedades e fenômenos como um efeito de sua causa? O primeiro é afirmado pela escola positivista e materialista de todos os tempos, pois, segundo ela, o pensamento e demais fenômenos psíquicos são forças que vêm da matéria quando ela adquire certas condições; renovando-se esta constantemente, renovam-se seus efeitos; e a sucessividade de estados materiais gera a sucessão de pensamentos; e o desenvolvimento corporal, o desdobramento do espírito; e a saúde do corpo, o viço da inteligência; e a doença e atrofia de um ou vários órgãos cerebrais, a enfermidade e suspensão de faculdades determinadas (perda da memória, da faculdade de falar, etc., demência, idiotismo e loucura); e a velhice do corpo, o declínio da força pensante; e a destruição do organismo, o desaparecimento dessa força como resultante do mesmo. Consequentemente, para aqueles que assim opinam, a ideia de Deus e a da alma imortal não passam de conceitos puramente subjetivos, sem outra

realidade senão aquela que nossa mente lhes dá e que desaparecerão quando a última corrente nervosa que os gerou desaparecer. O segundo foi mantido sempre pelas diferentes escolas espiritualistas que disputaram entre si o domínio do pensamento e o domínio das consciências nos diferentes séculos. E quais as provas que deram de que existe esse Eu, denominado alma ou espírito, como ser que pensa, sente e quer, invariável em meio às suas mudanças? Em primeiro lugar, a memória, que supõe a continuidade do mesmo ser que reproduz seus conhecimentos e, em segundo lugar, a liberdade das determinações no ser consciente contra o curso fatal e necessário dos fenômenos da Natureza. Mas isto não é o suficiente.

Os positivistas não conseguiram explicar satisfatoriamente a memória pelo simples movimento atômico-cerebral, pela excitabilidade dos órgãos que os torna aptos para receber impressões análogas e reproduzir as já sofridas, nem mesmo fazendo intervir a chamada química mental para a associação das ideias; e os deterministas não conseguiram inclinar a balança do seu lado para fazer suprimir as palavras «vontade» e «livre-arbítrio» do vocabulário científico, assimilando os atos conscientes aos inconscientes, como resultante das forças que solicitam e motivam a ação; o certo é que basta que essas questões sejam discutidas, e dúvidas e negações sejam levantadas, com base nas razões ou dados que ao que parece lhe emprestam determinados ramos do conhecimento humano (fisiologia, física, química etc.) para compreender que a verdade plena e evidente, que a certeza flagrante e completa da Psique foi demonstrada pelas várias escolas apenas pelo simples raciocínio. Daí a necessidade de apelar para o método experimental.

Capítulo XIV A energia e o hábito

Há em nós, como fora de nós, uma infinidade de forças que nos são desconhecidas, e outras que, pouco a pouco, vão nos revelando seus mistérios. O âmbar existe há muitos séculos, e esse corpo, quando esfregado, sempre teve a propriedade de atrair os pequenos corpos leves; mas só depois de muito tempo o filósofo Tales de Mileto teve a ocorrência de reparar nessa propriedade. E da mesma forma que o âmbar, outros corpos também possuem essa propriedade, que até muito recentemente não tinha sido observada neles. Essa força, que conviemos em chamar de eletricidade, e que, de uma forma ou de outra, existe em todos os corpos, não foi reconhecida como tal até muito recentemente, apesar de produzir seus fenômenos de acordo com determinadas leis. Isto que dizemos sobre a eletricidade poderia ser dito sobre muitas outras coisas e fenômenos que não foram apreciados até hoje. Uma dessas forças, quase desconhecidas para nós em seu valor, porque nem sequer temos reparado bem em seus efeitos, nem temos sistematizado seus fatos, nem explicado suas causas, é a vontade humana.

A psicologia antiga reconhecia três poderes ou faculdades no homem: memória, entendimento e vontade; mas pouco, muito pouco, se tem falado desta última. A maioria dos filósofos dedicou suas energias a investigar as leis que regem a inteligência. No entanto, em nossos dias Stuart Mill, Bain, Ribot e outros reconheceram a importância primordial do estudo da vontade, fundando a chamada Etologia, ou ciência do caráter. No entanto, apesar da vontade ser uma força poderosa, a mais poderosa de que o homem dispõe, seus efeitos têm passado quase despercebidos, e seu estudo ainda está engatinhando. A vontade, se repararmos um pouco, vemos que não é igual em intensidade e desenvolvimento em todos os indivíduos, assim como a inteligência também não é igual, nem as outras faculdades de que

dispomos. Manifesta-se em certos indivíduos lânguida e preguiçosa, com pouca energia para agir, enquanto em outros é enérgica e poderosa. Em alguns é intermitente: embora forte, seus efeitos logo cessam, mas age com grande energia quando se manifesta, como uma mola que se desenrola e imediatamente deixa de funcionar. Manifesta-se em outros perseverante, mas com suavidade, com doçura; de modo que, nem pelo tempo em que verifica seus atos, nem pela intensidade com que os executa, existe igualdade; e até no mesmo indivíduo observam-se com frequência mudanças, ora causadas por acontecimentos importantes ou inesperados em sua vida (doenças, desgostos graves, perdas de fortuna, etc.), ora causadas pelo trabalho e o labutar sucessivo de sua existência. Assim, as expressões de preguiçoso e trabalhador, homem fraco e homem enérgico, homem perseverante e homem inconstante, indicam a característica no modo de a vontade se manifestar. A vontade, agindo em um momento dado, produz atos de arrojo, coragem e heroísmo que nos surpreendem; ou, ao contrário, atos de medo e covardia causados por uma emoção de susto e terror.

Sem dúvida, muitos heróis que em um momento de perigo se lançaram sobre seus inimigos para encontrar honrosa morte, pode-se dizer que não agiram em virtude de madura reflexão, mas a maioria deles realizou esses atos de arrojo obedecendo a um impulso momentâneo, mais ou menos inconsciente; e talvez se tivesse durado mais, o arrependimento teria chegado a diminuir muito o mérito alcançado. No entanto, se a vontade, agindo em um único impulso, tem engendrado características que nos surpreendem e nos fazem ver até onde pode ir, a vontade reflexiva e persistente nos surpreende mais, porque a ela se deve a maior parte das melhoras e aprimoramentos obtidos pela humanidade. Em efeito; por mais poderoso que seja um momento de pensamento genial, é necessário realizar aquilo que foi antevisto no calor da imaginação, e o trabalho é o único encarregado de tornar real e efetivo o que o pensamento concebeu. Para isso, é preciso manejar material sensível, dominar o que hoje se chama de impurezas da realidade, o qual só se consegue pelo hábito, pelo exercício contínuo. O hábito produz uma maior capacidade de superar cada vez melhor as dificuldades, e é absolutamente necessário para qualquer obra que deva encarnar na realidade, precisando

antes superar os obstáculos da ordem material. Assim, o pianista, por muito talento e disposição que tiver, estará impossibilitado de executar uma peça se não tiver o prévio estudo e manejo que lhe for necessário. O pintor, da mesma forma, por grande que seja sua genialidade, não poderá pintar, por exemplo, uma boa paisagem, se um certo conhecimento do desenho e um hábito previamente adquirido não facilitarem seu trabalho. O orador, também, independentemente de seus dotes intelectuais, terá mais ou menos facilidade para se expressar, dependendo da prática adquirida. Portanto, o hábito é completamente necessário e não se consegue sem um trabalho contínuo. De tudo isso deduzimos um grande ensinamento; e é que a faculdade mais importante, e que é conveniente cultivar com mais esmero, é a vontade. Dificilmente se sabe querer algo, e é tão importante saber querer, que disso depende poder fazer a maioria das coisas que a pessoa deseja e se propõe.

A vontade determina e impulsiona os atos mais transcendentais, e também os mais insignificantes da vida, e conforme a maior ou menor energia com que procedemos à sua execução, assim os realizamos com maior ou menor facilidade. Essa energia interna que desdobramos nos faz sentir menos os obstáculos internos. Por outro lado, quando agimos negligentemente, sentimos mais vivamente todo tipo de dificuldades. A história nos mostra vários exemplos de quanto a vontade humana tem sido capaz de fazer. Meyerbeer, trabalhando quinze horas por dia para escrever Os Huguenotes; Bernardo de Palisy, empregando mais de vinte anos de trabalho contínuo até descobrir o esmalte da porcelana; Guttenberg trabalhando mais de dez anos para fazer a primeira máquina de impressão; Stephenson, passando mais dez anos de trabalho contínuo antes de ver a primeira locomotiva rodando; Newton, pensando sempre, como ele dizia, para descobrir o mistério da gravitação universal; estes, e muitos outros casos que poderiam ser acrescentados, são a prova do que dizemos, de que a humanidade deve seus maiores triunfos e progressos a uma vontade reflexiva e persistente.

A vontade, mesmo perseguindo objetos completamente irrealizáveis, por exemplo, a utopia do movimento contínuo, não é inteiramente infrutífera. O esforço empregado não se perde no vácuo. Pois que, por um lado, na esfera subjetiva se produz um hábito de trabalho que facilita muito o

exercício de nossa atividade, quando a dedicamos mais tarde a empreitadas melhores; e por outro lado, na esfera objetiva, às vezes se obtêm vantagens e utilidades não previstas, como a invenção do tear mecânico, que surgiu justamente dessa utopia do movimento contínuo. A vontade transviada, movida pelo impulso do ódio e da vingança, também oferece exemplos de sua grande força e atividade. Aníbal, Almançor, Napoleão, todos os grandes guerreiros e tiranos nos provam até onde pode chegar uma vontade pervertida. Em troca, a vontade, quando inspirada pelo amor ao próximo, oferecenos o exemplo de uma multidão de mártires que sacrificam a vida com a maior tranquilidade, dando graças ao céu por lhes ter concedido tão alta honra. Os heróis que deram a vida em holocausto por uma ideia generosa, todos movidos por um amor imenso, impelidos pelos mais nobres sentimentos, dedicaram uma vontade enérgica e determinada ao serviço de tão justas causas.

Por isso, mostrando-se generosos em meio ao egoísmo social, às vezes aparecem como estranhos à vida de seu tempo, sendo rejeitados e apontados com o dedo pela impossibilidade de o seu caloroso entusiasmo ser entendido por corações egoístas, endurecidos e petrificados pelo positivismo utilitarista. De tudo isso decorre que querer algo, querer muito e querer da maneira certa, é o meio para superar uma infinidade de obstáculos, que de outra forma parecem impossíveis de serem superados. O estudo da vontade, ou melhor, o desenvolvimento da vontade, está sujeito a uma lei. E assim como a Lógica, ao indicar as leis que regem a inteligência em seu desenvolvimento, pode nos prestar um grande serviço, a Etologia ao marcar as leis que a vontade deve seguir em seu desenvolvimento, deve ser como outra Lógica, a Lógica da vontade, cujas consequências são extremamente importantes.

Talvez, por enquanto, essas leis devam ter um caráter empírico como induzidas a partir da observação dos fatos, mas servirão como dados e razões para que no futuro sejam melhor analisadas e seus fundamentos melhor estabelecidos: terão valor para colocar as primeiras pedras do prédio. Como material, poderá servir o estudo biográfico, na medida do possível, de todos aqueles indivíduos que se destacaram neste exercício da vontade, observando como superaram os obstáculos internos e externos, tentando imitá-los seguindo a lei de partir do que é fácil para o mais difícil.

Essa lei é também o caminho a ser seguido pela vontade. A vontade supõe esforço, e o ponto é medir o esforço pelo obstáculo superado, ou melhor, medir o obstáculo pelo esforço que é preciso empregar. Há também outra lei: como a vontade é determinada em virtude do impulso da consciência, para que não seja determinada em sentido inconveniente, é preciso começar por matar esse impulso, devemos matar o desejo quando ele é contraproducente.

Capítulo XV O trabalho

A questão da energia está intimamente relacionada com a do trabalho. A atividade ou o trabalho são lei da natureza: não há nada que não seja ativo, não há nada que não trabalhe. Mas ordinariamente entendemos por trabalho o esforço, aquilo que causa desconforto, que custa fadiga, que supõe atividade forçada, e neste sentido, o trabalho realizado com maior ou menor intensidade, dependendo do efeito produzido, é equivalente ao maior esforço do sujeito ou ser que o verifica. E talvez, talvez, aqueles que mais se esforçam pode ser porque têm menor facilidade para conseguir o efeito desejado, e nesse caso resultaria que, quanto maior o esforço, menor a quantidade de trabalho; mas em se tratando do mesmo ser, não há dúvida de que quanto maior o esforço, maior a atividade e maior o efeito produzido. Descartando o trabalho ou atividade realizada por todos os seres de forma inconsciente, iremos nos focar no trabalho que o homem realiza. Este é de vários tipos, de acordo com o objeto a que se dirige e de acordo com a forma ou os meios concebidos para realizá-lo.

Atendendo ao objeto para o qual direcionamos nossos esforços, o trabalho pode ser físico ou mental; pela forma, o trabalho pode ser mecânico e inteligente, material ou moral, tanto individual quanto coletivo. Prescindindo do objeto que verificamos durante nosso trabalho, temos como principal divisão o trabalho físico e o trabalho intelectual. Realmente não existe essa separação; todo trabalho é a aplicação de nossas faculdades, todo o nosso ser participa; mas podendo haver mais ou menos intensidade ou grau de intervenção, acontece que pode ser mais mecânico ou menos, mais inteligente ou menos. Um conceito bem errôneo é o que comumente se tem sobre a virtualidade e eficiência do trabalho, e muitos acreditam que só o trabalho do trabalhador, que só o trabalho mecânico é o que realmente deveria ter esse

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.