Voltar ao livro Estudos Filosóficos – A Psique

Capítulo 6 de 10

Parte 5 de 9

Estudos Filosóficos – A Psique · Manuel Sanz Benito

Nota de SEDE: «Não há nada na mente que não estivesse anteriormente nos sentidos»

Nota de SEDE: «a não ser o entendimento humano» Isso nos dá a chave para entender como todas as ideias são, ao mesmo tempo permanentes em um sentido e variáveis em outro. A ideia de justiça, de beleza, de verdade todo homem tem; mas são variáveis de acordo com o grau de cultura, não apenas entre os diferentes homens, mas, dentro de um mesmo homem, em diferentes épocas. É que o entendimento interpreta e aplica cada uma dessas ideias gerais a fatos determinados, segundo seus critérios, de onde nasce a falibilidade da inteligência humana. Dois juízes ao sentenciar um réu (e vemos isso com certa frequência) podem fazer diferente: um absolve e o outro condena. Ambos possuem a ideia de justiça, ambos também interpretam os mesmos fatos, mas o fazem de maneira diferente; e de acordo com os ditames de sua consciência um pronuncia o contrário do outro.

De onde vemos que o erro não está na ideia de justiça, que é de razão, nem no fato que é de observação, mas no exame, na interpretação; isto é, na aplicação da ideia ao fato, do universal a um caso dado. E como essa função de relacionar o universal com o particular é própria do entendimento, é somente no entendimento que há lugar para o erro, não na razão. Nesse sentido, dizemos que a razão não se engana; porque a razão não julga e onde não há juízo não há erro: o erro vem do exercício do

entendimento, que em sua variedade dá origem aos vários graus de talento; enquanto a razão é igual em todos. Quanto à origem dessas ideias, há diversidade de opiniões. Platão o atribui a uma espécie de reminiscência anterior, pelo qual diz que o gênio recorda; Aristóteles ao intelecto ativo; Descartes e Leibnitz a um inatismo no espírito humano. Mallebranche à visão no próprio Deus e Kant às formas subjetivas ou a priori de inteligência, que esta aplica a todos os objetos. Seja como for, o certo é que, graças a esta faculdade, o homem conhece a ordem que reina tanto em um pequeno número de fenômenos, quanto no universo mundo; ele investiga as leis pelas quais é governado mesmo além de onde o microscópio e o telescópio lhe mostram os limites da matéria perceptível, e remontando à causa primeira, ele conhece, em meio à sua pequenez, a infinita grandeza, sabedoria e amor do Ser que dotou suas criaturas de faculdades tão maravilhosas.

Capítulo XI A imortalidade da alma

Talvez nenhuma questão tenha preocupado tanto a humanidade quanto o fenômeno da morte. Todos os povos tiveram suas crenças sobre este ponto, e desde a concepção mais grosseira de imortalidade que supõe a continuidade do homem em sua vida total, espiritual e corporal para além do sepulcro, até a concepção mais espiritualista, todos os povos testemunharam suas ideias sobre o tocante a um assunto tão importante. Não há ninguém que, ao fechar os olhos de um ente querido que fez nossa felicidade, cuja vida era nossa vida, não tenha se perguntado se ao cair na sepultura perderemos seu afeto para sempre, se dado o último suspiro, o último sorriso com que parecia expressar-nos todo o seu amor e todo o seu desejo de nos ver felizes, terá se extinguido para sempre o sopro da existência que o animava.

Por mais materialista que seja, seu instinto o fará desejar a continuação da vida para além do túmulo; e para decifrar o futuro insondável, consultam-se livros, revisam-se teorias, fazem-se reflexões sobre crenças religiosas e questionam-se os céus e a terra, depois de termos perguntado à nossa consciência se a permanência daquele ser lhe é agradável, apesar de o ter visto dar seu último suspiro. É que a dúvida que nos assalta neste ponto indica sempre que, apesar de todas as negações, o problema ainda é uma incógnita para a nossa inteligência, que deseja mais luz sobre um assunto tão importante! E que o assunto é importante, não há dúvida: a maioria de nossas ações (por mais que em outra coisa se acredite) são executadas nesta vida de acordo com as crenças que temos em relação à morte.

Se a pessoa virtuosa sofre em silêncio, e em silêncio tenta ser forte, ante o martírio de seu coração, seja por uma doença dolorosa, seja pelo abandono em que o deixou a ausência de entes queridos, seja por injustiças sociais que entristecem e fazem desejar uma outra vida onde o reino de Deus tenha cumprimento, é, não duvidemos, porque lá no seu coração, lá no seu

íntimo, sente a necessidade de uma outra vida onde a lei moral tenha cabal cumprimento, onde os atos meritórios sejam premiados. A imortalidade é um instinto tão poderoso no homem que não pode falhar: poucos instintos enganam o animal, e mesmo quando tal sentimento fica reduzido a essa categoria, vemos que não há homem que deixe de tê-lo. Mas, para alçar um pouco o véu da morte, é contraproducente focarmos os olhos na fossa e encostarmos o ouvido na sepultura para perceber um movimento que nos indique a animação dos restos orgânicos do ser que dizemos ter deixado de existir. Justamente porque a alma é imortal, ela é invisível e intangível aos sentidos materiais. Nossos sentidos não servem para apreciar impressões delicadas mesmo da própria matéria, e muito menos seriam úteis para perceber a existência e os atos do ser espiritual, fora do organismo corpóreo. Nossos sentidos não bastam para nos indicar a massa, distância, temperatura, movimentos, etc., dos astros, porque eles estão tão distantes, que a observação sensível precisa ser poderosamente auxiliada pela percepção racional.

Eles também não nos dão conta do movimento da Terra e, no entanto, é impossível negá-lo. Dificilmente nos põem em comunicação com algumas forças da natureza e, não obstante, as forças da natureza são infinitas e os fenômenos naturais são igualmente inumeráveis. Esse critério, então, de investigação é muito limitado e insuficiente, sendo necessário buscar outra prova de convicção. Do mesmo modo, onde os sentidos nos mostram as estrelas como pequenas luzes, a investigação racional vê sóis poderosos. E onde nos fazem ver aparentemente o repouso desses astros, a ciência prova seu movimento muito mais rápido que o da veloz locomotiva. Da mesma forma também onde a visão e a audição só percebem a quietude de um cadáver, a indução racional nos evidencia a vida e a atividade do ser que deixou de palpitar com seu coração, mas que nem por isso seus afetos se extinguiram, como não se apagou sua inteligência. A morte, então, não é o fim da vida.

A morte nada mais é do que a destruição dos elementos materiais orgânicos do nosso corpo, que passam ao torrente plasmático para nutrir outros organismos; mas a entidade inteligente permanece íntegra com suas faculdades. Para ter certeza da alma, é preciso ver sua realidade; mas vê-la em nossa consciência, com os olhos da razão, não com os olhos do rosto; querer

procurá-la com o microscópio ou com o bisturi é como querer ouvir pelos olhos e ver pelos ouvidos. Sem a lua não há eclipses deste satélite, mas a terra pode existir sem ela e ela não é necessária para outra porção de fenômenos. Da mesma forma, sem o corpo não há vida humana, mas o espírito pode viver sem ele. Vejamos, então, se é possível atestar essa independência do espírito em sua vida própria do corpo, ou, ao contrário, se a primeira não passa de uma função do cérebro. Se o espírito ou a alma (usamos essas palavras indistintamente) tem realidade, é que nem sua existência nem sua vida dependem do corpo: sua relação será de condicionalidade, mas não de dependência necessária, como a relação que, por exemplo, a Lua pode ter com a Terra.

Se houvesse correlação e dependência entre a força física ou corporal e a força psíquica ou espiritual, poder-se-ia admitir que esta não é mais do que uma resultante das diversas forças combinadas que atuam no organismo; mas se, longe de haver esse paralelismo e correspondência, há muitas vezes oposição e sempre a força mental é de uma ordem diferente da do corpo, bem podemos concluir que elas não se derivam da mesma origem nem têm o mesmo princípio. O homem de força mais hercúlea, capaz de levantar um grande peso, pode muito bem ser incapaz de manter sua atenção fixa para resolver um problema um tanto difícil, e aquele que resiste à fadiga, fome, sede e frio, talvez é também fraco e indeciso ante a menor dor que aflige seu espírito e a mais insignificante dúvida que abala sua inteligência. Além disso, a força psíquica e a física diferem não apenas na ordem, gênero ou qualidade de manifestação, mas também diferem na quantidade, no alcance de suas funções.

A atividade do espírito é indefinida, embora nunca infinita; é uma quantidade que está aumentando constantemente. Assim, o corpo atinge um certo peso, volume e altura, que depois não aumenta, enquanto o espírito aumenta constantemente e aprimora seu conhecimento, sua vontade, seus afetos. O ginasta com musculatura mais desenvolvida fará um salto de determinada longitude ou um golpe de tal intensidade, mas não irá além disso. Porém, quem pode negar que o alcance da inteligência é muito maior? Embora seja impossível para o primeiro atravessar um rio largo ou derrubar uma parede forte usando apenas sua força física, a inteligência encontrará maneiras de conseguir ambas as duas coisas. Portanto, a energia ou poder espiritual é superior em

quantidade e qualidade à atividade corporal. E se é superior, aquela não pode se originar desta – o espírito do corpo – pois a soma total nunca é superior às parcelas e nem de gênero diferente. Por outro lado, a mudança contínua de moléculas orgânicas não se concilia com a permanência do eu, da nossa individualidade e consciência. Embora nosso corpo depois de algum tempo não conserve nem uma só das moléculas que antes teve, nosso ser é o mesmo, e nossa consciência nos atesta que somos nós o mesmo ser de antes e de agora, apesar de todas as mudanças do organismo. Por isso temos memória e por isso temos responsabilidade, porque quando delinquimos somos o mesmo ser que cumprimos a pena que a sociedade ou o nosso próprio remorso nos impõe. Há também, como já indicamos, uma diferença essencial entre o tempo da vida corporal e o tempo do espírito.

Pode uma pessoa ter mais anos do que outra e no entanto ser mais jovem na vida do espírito e, inversamente, contar com poucos anos de vida e ter mais experiência da vida do que um ancião. Aquele que mal saiu da aldeia onde nasceu sabe muito pouco sobre o mundo e a sociedade por muitos anos que ele tenha, e aquele que teve uma vida dilatada, mas sem dúvidas, aspirações, tristezas, paixões e desejos é uma verdadeira criança na vida da alma; o que prova que nem sempre essas duas vidas são paralelas: que um coração de poucos anos pode bater movido por emoções não experimentadas por homens de idade madura que, embora tendo visto a luz do sol por muito tempo, podem muito bem estar no escuro sobre muitas ideias que sua inteligência não concebeu.

Provam também a realidade do espírito e sua vida própria diferente da do corpo, os fenômenos de dupla sensação e duplo movimento que às vezes experimentamos até nos atos mais simples: a criança que rouba um doce experimenta, junto com o prazer da guloseima, o medo e a intranquilidade por se alguém o observasse; e a mãe que fica acordada para cuidar do filho doente, experimenta tanto o desconforto da insônia quanto o prazer de estar cuidando do filho. Da mesma forma o corpo pode resistir perfeitamente à fadiga e sentir preguiça intelectual, ou melhor da vontade (por isso culpa-se o preguiçoso); e haver desejos de trabalhar por parte do espírito e lassitude e frouxidão do corpo que o impede; isto é, movimentos e forças opostas.

A aspiração a uma vida melhor onde todos os atos tenham sua sanção, tanto os meritórios quanto os culpados, não deve ser mera ilusão quando os fatos patentizam que o espírito não depende do corpo em sua vida, e, portanto, ao desintegrar-se aquele para formar novos corpos, a alma subsistirá com suas propriedades essenciais para conhecer, amar e realizar o que é verdadeiro, belo e bom. Há vinte e três séculos, por defender essas mesmas ideias da imortalidade da alma e da existência de Deus, Sócrates foi condenado à morte. E antes de beber a cicuta disse aos seus discípulos, que estavam tristes: "Parece que vocês temem, como as crianças, que quando a alma deixa o corpo é arrastada pelos ventos, especialmente quando se morre em tempo de tempestades". "Se existe algo imortal e imperecível, nossas almas devem sê-lo."

Capítulo XII A inteligência em geral e a inteligência discursiva

A inteligência é a luz espiritual: por ela o espírito distingue-se como tal dos outros seres. Define-se dizendo que é a faculdade de conhecer; mas conhecer é o mesmo que ter inteligência das coisas ou compreender o que elas são. Conhecer as coisas é saber o que elas são. Isso, no entanto, é bastante vago. Saber o que é uma coisa pode ser tomado em dois sentidos ou considerado sob dois aspectos: pode-se dizer que saber o que é uma coisa consiste em saber algo sobre ela; e pode-se considerar o conhecimento de uma coisa qualquer como o conhecimento em totalidade. É neste último sentido que deveria ser tomado, porque conhecer uma coisa não é realmente conhecer algo sobre ela. No momento em que há algo nessa coisa que escapa à nossa compreensão, só podemos dizer que conhecemos apenas parte da própria coisa.

Mas esse conhecimento total é impossível: em qualquer sentido, sob qualquer aspecto que seja considerado um ser, uma coisa, uma propriedade, uma relação, etc., não cabe ser considerado em sua totalidade, porque esse ser não é o que é tão somente por si mesmo, mas pelo resultado de suas relações com os outros; e para especificar suas aptidões, propriedades e relações, seria necessário estudar todas as forças, todos os seres e todas as relações que contribuem com ele para que tenha tais propriedades. Esse conhecimento relativo e parcial dos seres, que cabe em nossa inteligência limitada, é consequência da nossa percepção. Na medida em que percebemos, podemos conhecer. A sensação é a base do nosso conhecimento; mas essa sensação, por sua vez, é condicionada pelo corpo, pelos órgãos que nos servem de meio para receber as impressões. Depois

da sensação surge a ideia; mas a ideia não é mais a sensação, não é a mesma sensação transformada, assim como a vida não é o jogo mecânico dos órgãos. Há algo a mais: a ideia surge da sensação e nela se apoia, mas a ultrapassa. Devemos ver então como, sendo a sensação concreta, existem em nós não apenas ideias relativas, segundo as impressões experimentadas, mas também ideias de permanência, do universal, do infinito; isto é, ideias que não são simplesmente percepções nem generalizações destas, ou consequência de sensações, mas verdadeiras ideias. Também a transição da sensação para o conhecimento, que tanto tem preocupado, continua por resolver. Percebemos as coisas não como são em si mesmas, mas como são em nossa inteligência, pelos meios que nosso organismo nos empresta e pelo desenvolvimento intelectual adquirido; pois para ver, por exemplo, não bastam os olhos e a luz, mas inteligência que perceba, e a inteligência percebe em razão de seu progresso realizado.

Além disso, não se pode dizer que as coisas sejam nada em si mesmas, pelo menos nada estável, pois sendo a mudança lei universal dos seres em meio à sua identidade, é claro que nossa inteligência, no caso de percebê-las como eram, teria de ver as contínuas transformações e mudanças nos seres observados. E como isso não se verifica, porque ante a nossa observação quase sempre aparecem iguais em dois momentos sucessivos de curto intervalo, resulta que também não é possível conhecer as causas das coisas e dos seres, tais como são em si mesmos, mas como eles se nos apresentam através de nossos meios de conhecimento. À primeira vista parece um paradoxo dizer que refletir indica pouca inteligência, como já afirmava o Doutor Angélico; no entanto, é preciso concordarmos em que é uma verdade. Isso não significa de forma alguma que aquele que refletir ou raciocinar mais e melhor que outro, tem menos inteligência do que este.

Isso seria absurdo, porque é claro que, entre dois homens, dizemos que tem um entendimento mais perspicaz e uma engenhosidade mais profunda aquele que percebe relações nas coisas, encontra consequências e descobre leis, que passam despercebidas pelo outro; ou seja, aquele que discorre mais acertadamente. Mas dizemos que o fato de ter de refletir, de precisar raciocinar, indica escassa inteligência. Em efeito; discorrer ou raciocinar é ir de uma ideia a outra, relacionar uma coisa com outra, seja diretamente ou por meio de

Leitura livre, oferecida pelo Conhecer para Transformar.