Por que Scientia?
Na busca do significado mais profundo e ampliado do conceito de “scientia”, passamos inicialmente a sua análise etimológica:
A palavra “scientia” tem origem no latim e significa “conhecimento”. Possui na sua composição duas raízes latinas: “scio”, que significa “saber” e, “-ntia”, que significa “ação, estado, condição”. Portanto, seu significado literal é: “ação de saber” ou “estado de saber”.
O termo “scientia” indica que o conhecimento decorre da ação; é um processo que se constrói, que se desenvolve ao longo do tempo, fazendo uso da experiencia, da observação, da reflexão e da prática.
Sobre o aspecto de conhecimento, “scientia” pode ser considerada um conjunto de informações, ações e saberes, que nos leva a melhor compreensão e vivência do mundo no qual nos movimentamos. A importância do conhecimento torna-se imprescindível para a tomada de decisões, escolhas, resolução de problemas e criação de novas tecnologias.
Física, química, biologia, história, filosofia, psicologia, politica, espiritualidade, arte dentre outras, compõem esse conjunto de informações e conhecimentos que com suas aplicações transformam a vida e o planeta. Quanto mais nos conscientizarmos da importância de trabalharmos simultaneamente tais vetores evolutivos, conhecimento e prática, mais rapidamente conquistaremos um planeta mais equilibrado e harmonioso, assim como controlaremos com menos dificuldades fatores como orgulho, vaidade, egoísmo, preconceito e discriminação, que quando mal utilizados geram tristezas e sofrimentos.