O direito à saúde de milhões de pessoas está cada vez mais ameaçado no mundo. Isso porque os conflitos globais crescem e causam mortes, dores e sofrimentos. Segundo dados de 2023 da Organização Mundial de Saúde (OMS), metade da população mundial não tem cobertura integral dos serviços de saúde essenciais.
Para reforçar que o direito à saúde é um direito humano básico, a OMS escolheu para celebrar o Dia Mundial da Saúde, em 7 de abril, o tema “Minha Saúde, Meu Direito”.
O desconhecimento das leis espirituais gera comportamentos imprudentes
O direito à vida avança lentamente num planeta que ignora a dimensão espiritual do ser humano. Presenciamos um mundo que adota diferentes padrões de políticas públicas no qual constatamos que os direitos e deveres dos cidadãos não caminham juntos.
As oportunidades de acesso à educação ainda são desiguais. Como se não bastasse, no aspecto religioso são cometidos os maiores enganos ao serem propagadas meias-verdades que não ensinam sobre o verdadeiro cristianismo exemplificado pelo Cristo Jesus!
Como consequência, ao ignorar as leis divinas, o indivíduo age em função das questões materiais mais imediatas. Atuando fora dos parâmetros da Lei de Deus, acaba gerando para si desequilíbrios, angústias e sofrimentos!
A constituição brasileira de 1988 estabelece que “a saúde é direito de todos e dever do Estado”. Mas como conquistar a saúde plena?
Importância de integrar a saúde física, mental e espiritual
Enxergar o ser humano como um todo é fundamental! A saúde física, mental e espiritual deve estar integrada para que se conquiste o mais pleno estado de bem-estar! Sabemos que a falta de saúde de um afeta o todo!
Para a boa saúde, além da ingestão de bons nutrientes, é importante dar atenção à respiração, ao sono e às emoções. Além disso, torna-se primordial buscar manter a mente sã por meio da reflexão sobre as atitudes falhas que cometemos e corrigi-las. Nossos legados morais e virtudes estão em desenvolvimento contínuo. Um espírito forte poderá dizer que a carne é fraca?
Conflitos despertam o sentimento de fraternidade
Situações de guerras, pestes e fomes despertam o senso de fraternidade e mobilizam as pessoas para resgatar a dignidade e a saúde daqueles que mais sofrem. Na atual conjuntura, esses voluntários são imprescindíveis e fazem a diferença na vida de muitos!
Essas pessoas solidárias optam por agir ao invés de fazer discursos! São vidas que se tocam e se modificam no “moto-contínuo” da existência. E esse movimento conduz a uma evolução maior. Tudo é regido por Leis Divinas Fundamentais.
Importante entendermos que o nosso relativo livre-arbítrio funciona dentro de uma finalidade suprema que é desabrochar, ao longo das vidas, as virtudes do Deus interior para mais depressa reintegrar ao Princípio Sagrado ou Deus. A lei íntima de reequilíbrio, expressa nos Dez Mandamentos, obriga aos ajustes necessários, para que o espírito possa triunfar!
Jesus viveu a Lei de Equilíbrio e destacou a responsabilidade individual
Por que Jesus, nosso divino mestre, toca corações há gerações?
Jesus foi o grande mestre, promoveu diversas curas para o corpo e para o espírito. Trouxe ensinamentos sobre as leis divinas, viveu a Lei de Equilíbrio ou Dez Mandamentos, respeitou Deus e amou ao próximo. Destacou a responsabilidade individual ao afirmar que tudo seria contado até o último ceitil!
Sabemos que ao longo dos milênios, o espírito vai despertando a consciência para o bem por meio do entendimento e da vivência da Lei de Deus e do comportamento exemplar deixado por Jesus. Temos ciência da importância de evitar o mal em nossos pensamentos e atos. Isso porque marcas e registros contrários à Lei irão determinar encarnações mais difíceis.
Necessidade de esforço íntimo para despertar virtudes divinas
O Princípio Sagrado oferece a cada um de nós oportunidades de crescimento por intermédio das vidas e dos relacionamentos em família e em sociedade. Sempre aprendemos em diferentes circunstâncias. Sabemos que a realização é intima pelo esforço que cabe a cada um de nós.
No curso da sua vida, Bezerra de Menezes, médico e servidor de maravilhoso mecanismo de intercâmbio espiritual, resgatou a saúde de muitos doentes tomando por base as lições do mestre Jesus. Ao desencarnar, tornou-se chefe-coordenador de extenso trabalho médico espiritual.
A amplitude da saúde e outras questões espirituais também são abordadas pelo médico sanitarista Oswaldo Cruz, que adotou o pseudônimo de André Luiz, para deixar vasta obra transmitida pelo médium Chico Xavier.
A mente na cura dos problemas físicos e espirituais
No século XX, ganhamos mais conhecimento sobre os mecanismos das curas nas obras de Osvaldo Polidoro. No livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, por exemplo, o autor apresenta a atuação da mente no comando das coroas energéticas, com repercussão no corpo perispiritual e no corpo físico. Destaca que o modo como o indivíduo pensa, sente e age repercute na saúde do corpo.
Ensina maravilhosos recursos para o reequilíbrio do corpo e mente como o uso das águas fluidificadas e participação em orações em conjunto. Trata também da dinamização dos medicamentos feitas pelo mundo espiritual para a melhora dos pacientes.
O movimento interno de crescimento do espírito segue. O convite é para o aprimoramento da centelha divina que cada um traz dentro de si. A cada dia, estudar, aprender e aplicar-se mais e melhor! Pense nisso!
Saiba mais nos capítulos Do reino de Deus, Algumas considerações sobre a função dos chacras e A estrutura da matéria e medicamentos no livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, A Bíblia dos Espíritas, A Volta de Jesus Cristo e Narrativa Iniciática, de Osvaldo Polidoro e nos seguintes folhetos: Aos doentes que confiam na Bíblia e O mecanismo da Radiações no site www.divinismo.org
Leia mais:
