Na semana em que comemoramos o Dia Internacional do Riso, lembramos da importância da alegria em nossas vidas. O ditado popular já diz que “rir é o melhor remédio”. Essa expressão é respaldada pelos médicos que dizem ser o sorriso um aliado poderoso contra a dor. A ciência, inclusive, apresenta evidências sobre como o sorriso contribui para a nossa qualidade de vida.
Nos últimos anos, foram desenvolvidos estudos que concluíram que o bom humor promove o bem-estar geral, tanto físico como mental! E o riso traz ainda outros benefícios:
- Favorece os vínculos sociais: Riso espontâneo com outras pessoas fortalece a conexão entre elas.
- Contribui para a saúde mental: Rir libera serotonina, trazendo a sensação de bem-estar e alegria. Diminui os riscos de depressão e ansiedade.
- Faz bem ao coração: Rir provoca a expansão das artérias, aumenta o fluxo sanguíneo, favorece o controle da pressão arterial. Isso protege o organismo de problemas cardiovasculares.
- Fortalece o sistema imunológico: A redução do estresse provocada pelo riso espontâneo aumenta o número de células imunes no organismo, tornando-o mais resistente a infecções.
O riso autêntico, originado de situações agradáveis e positivas, representa a vitória do espírito sobre tristezas e melancolias. Rir de si mesmo demonstra maturidade, inteligência e autoestima. Quando acompanhado de bons pensamentos e sentimentos elevados, o sorriso promove alegria e saúde.
Osvaldo Polidoro ensina que “segundo as Leis de Deus, nós somente deveríamos emitir pensamentos bons, edificantes, amorosos e de ajuda”. E acrescentamos: se for com alegria no coração, melhor será. Assim, estaríamos todos nós vivendo num “paraíso de amor, paz e alegria, e não mais conheceríamos enfermidades, sofrimentos, aflições, amarguras e obstáculos”, completa o autor.
Então vamos pensar positivamente e rir um pouco promovendo a nossa alegria e a dos outros?
