No atual estágio de evolução do planeta, não existe vida sem sono! Dormir bem, então, deveria receber atenção diária de todas as pessoas. Mas ainda não é assim! Para refletir sobre a importância do descanso para nossa saúde física e mental, foi estabelecido o Dia Mundial do Sono, pela Associação Mundial de Medicina do Sono, que em 2024, acontecerá em 15 de março.
Pesquisa recente da Fundação Oswaldo Cruz (Fiocruz) indica a gravidade da situação no Brasil. Segundo o estudo, 72% da população brasileira sofre de algum distúrbio relacionado ao sono. Para corroborar os dados, a Associação Brasileira do Sono indica que 73 milhões de pessoas sofrem de insônia no país. Não descansar o suficiente compromete a saúde, a qualidade de vida e bem-estar das pessoas!
O médico Drauzio Varella, em seu blog (veja link abaixo), diz que a insônia é a queixa mais comum entre as pessoas que sofrem de distúrbios de sono, seguida do ronco e da apneia. No artigo, o médico dá dicas para estabelecer uma boa higiene do sono.
Do ponto de vista espiritual, é fundamental nos prepararmos para um boa noite de sono! Não há melhor antídoto para a insônia do que reservar um tempo antes de dormir para uma leitura reconfortante, para o recolhimento e à prece.
Enquanto o corpo dorme, a alma desperta!
Sabemos que o espírito é imortal e nunca está inativo! Ao dormir, nos desligamos momentaneamente do corpo e ingressamos na dimensão espiritual, mas continuamos conectados à ele por meio do cordão fluídico.
Graças ao sono, os espíritos encarnados estão sempre em relação com o mundo dos espíritos. E esse contato acontece por meio do corpo astral ou perispiritual que ao se desprender do corpo viaja por alguma das inúmeras faixas de habitação extrafísica do planeta.
De modo consciente ou inconsciente, podemos visitar lugares já conhecidos de outras vidas, reencontrar espíritos com os quais mantemos alguma conexão, estabelecer contato com guias e mentores, frequentar escolas, entre outras atividades.
Durante o sono, podemos ainda colaborar ativamente no trabalho espiritual junto às equipes de trabalhadores socorristas, auxiliando no atendimento aos necessitados encarnados e desencarnados. Isso vai depender do nosso merecimento adquirido em função do comportamento dentro dos preceitos da Lei de Deus, do conhecimento sobre as Verdades Divinas fundamentais e do nosso desenvolvimento mediúnico. Para que tudo isso possa acontecer, torna-se necessário uma boa preparação antes de nos deitarmos.
Importância do sono para os espíritos desencarnados
Entre os desencarnados, o sono também tem grande relevância no restabelecimento do equilíbrio espiritual. Nas obras de Osvaldo Polidoro podemos observar a importância da aplicação do repouso para necessidades específicas. Destacamos o valor do sono como etapa de tratamento para espíritos necessitados de ajuda médica; como fase reparadora após um desencarne por doença prolongada ou por acidente; para a realização de experiência mediúnica visando algum esclarecimento, entre outras funções. Sobre o sono, Polidoro destaca que “o espírito dorme para acomodar as células do perispírito”.
Na obra Às Margens do Mar Morto, fica bem ilustrada a importância do sono profundo, inclusive para os espíritos desencarnados ganharem maior liberdade de ação:
“Entregue às ordens de um sono profundo, tive um sonho deslumbrante…Sabemos que o dormir de um espírito é agir fora do corpo respectivo, em plano mais rarefeito, tal como acontece com o encarnado, que tem assim a possibilidade de desenvolver atividade em terreno dimensionalmente mais livre, onde as possibilidades de ação quase não conhecem tropeço. As distâncias, ali, nada significam e tudo se processa rapidamente, em segundos desenvolvendo-se cenas que custariam horas e dias na vida carnal.”
Dicas fundamentais para dormir bem:
Para os homens: ao deitar ler a Oração a Bezerra de Menezes, no livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, pensando, no seu íntimo, em Deus e nos médicos espirituais: Bezerra de Menezes, Osvaldo Cruz e Alberto Seabra. O corpo físico dorme e seu duplo astral poderá trabalhar junto aos médicos, assistindo aos necessitados.
Para as mulheres: ao deitar ler a Oração a Maria, contida no mesmo livro, se ligando à Deus e às mulheres bíblicas, Maria Maior e Maria Madalena, para trabalho espiritual enquanto seu corpo físico dorme. Aprender a benzer crianças é tarefa fundamental da mulher. Sua prática produz maravilhas nos necessitados.
Importante lembrar que um dia pleno de bons pensamentos, sentimentos e atitudes, favorece um sono profundo e reparador. Conquistamos ainda oportunidades para atuar no socorrismo planetário, junto às legiões de trabalhadores que se dedicam em promover o bem e o bom para encarnados e desencarnados.
Saiba mais nos livros Às Margens do Mar Morto e Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, ambos de Osvaldo Polidoro e nos seguintes sites:
https://drauziovarella.uol.com.br/neurologia/insonia-atinge-73-milhoes-de-brasileiros/amp/
Leia mais:
