O melhor lugar do mundo é dentro de um abraço!

Diz a ciência que o coração de quem abraça é mais forte e saudável! Isso porque essa simples atitude, carregada de acolhimento e afeto, é capaz de curar as dores da alma e do corpo. Para celebrar o poder terapêutico, relaxante e calmante desse gesto foi criado, em 22 de maio, o Dia do Abraço que integra o calendário de vários países em todo o mundo!

Como um abraço, no entanto, pode fazer bem à saúde? Pesquisa publicada na revista científica Psychological Science comprovou que o abraço protege dos efeitos do estresse, da depressão e da ansiedade. Assim, da mesma forma que o riso e a meditação, um simples abraço pode fazer o corpo liberar oxitocina, conhecida como o hormônio da felicidade. Esse hormônio evita que cortisol e adrenalina sejam liberados com mais intensidade. Dessa maneira, reduz os batimentos cardíacos e a pressão sanguínea.

Abraçar alguém também ajuda a curar a solidão, o isolamento e até a raiva ao liberar os hormônios da dopamina, relacionado ao prazer e o da serotonina, ligado ao bem-estar, amplamente associados ao bom humor.  Há ainda estudos que demonstram que quem abraça bastante corre menos risco de pegar infecções.

A mãe tem o poder de curar com um abraço

A ciência comprovou também algo que tem sido dito há muitas décadas: o abraço de mãe é um santo remédio. Há evidências de que crianças que foram mais abraçadas na infância demonstram menos sintomas de estresse na vida adulta, apresentando índices mais elevados de confiança, autoestima e amor-próprio.

Com todas essas evidências, ficou comprovado que o abraço constitui um importante recurso que pode e deve ser agregado às terapias convencionais, otimizando o tratamento de doenças físicas e mentais.

Num mundo digital, gesto de carinho faz toda diferença

Desa forma, é possível compreender que uma demonstração de carinho, amizade e solidariedade tem poder de cura! Num mundo cada vez mais digital e impessoal, percebemos o quanto é necessário demonstrar empatia e ter um gesto de amizade, solidariedade e atenção para com o próximo.

É fundamental lembrarmos que somos espíritos emanados de Deus, e que durante o longo processo evolutivo todos devemos compromissos de ajuda recíproca. Osvaldo Polidoro ensina: Ninguém se basta! Todos são necessitados e todos se devem mútuos deveres em esforços fraternais. E, quando a fraternidade falha, o pranto e o ranger dos dentes aparecem, como “prêmios”.

“Abraçar ao próximo” vai além do gesto físico

Destacamos ainda que um abraço pode ir muito além de uma atitude física. Podemos “abraçar” por meio de um gesto de acolhimento, ao dispensar ao outro um pouco de atenção e carinho. Ou por meio de uma visita, ao dirigirmos uma palavra de incentivo.  Lembramos que quando buscamos ajudar, também estamos sendo ajudados. Esse é o verdadeiro exercício da fraternidade no qual vamos desabrochando as latentes virtudes divinas que temos dentro de nós.

 

Em sua obra de restauração e completação da Doutrina do Caminho, Polidoro nos alerta sobre a importância da fraternidade. Ele diz que “depois de colocar a VERDADE como VÉRTICE ABSOLUTO, porque ela é a EXPRESSÃO DE DEUS, todos os mais são apenas filhos DELE ou irmãos; e com isso, embora variando os graus na TABELA HIERÁRQUICA, somente à FRATERNIDADE caberá eternamente o bastão de comando, para que reine a PAZ DE DEUS!”

Nessa direção, devemos estar atentos aos que estão à nossa volta, cientes de que “estar disponível ao outro” vale como uma verdadeira oração! E a maior de todas as orações é o dever cumprido.  “Pratica todos os dias a tua ADORAÇÃO, fazendo o BEM a algum irmão, em lembrança de que foi o Pai Divino quem o colocou no teu caminho”, observa Polidoro.

Assim, que possamos fazer bom uso de cada oportunidade concedida por Deus para exercitarmos o amor por meio deste singelo gesto de carinho.  Afinal, todo o amor do mundo cabe dentro de um abraço!  Então, forte abraço a todos!

 

Saiba mais nos capítulos A Verdade é Fogo e Capítulos Condensados, do livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, de Osvaldo Polidoro

 

Leia mais:

https://conhecerparatransformar.com.br/conhecer-para-transformar/quer-ser-feliz-pratique-o-bem/

https://conhecerparatransformar.com.br/conhecer-para-transformar/amor-cresce-a-medida-que-se-reparte/