Há mais de um século, os pais são homenageados em vários países do mundo. A presença ativa da figura paterna representa força, proteção e segurança e traz benefícios socioemocionais significativos para uma criança. Afinal, é na família que os valores e virtudes são compartilhados e assimilados pelos filhos como referência de vida!
No Dia dos Pais, celebrado em 12 de agosto, importante refletir sobre que tipo de exemplo está sendo deixado para os filhos.
E de que comportamento estamos falando?
Quando tratamos bem as pessoas próximas, conhecidas ou desconhecidas, nossos filhos recebem também a importante informação de que é assim que as pessoas devem ser tratadas.
Dessa forma, vivenciamos atitudes que enobrecem o nosso caráter e nos permitem ensinar aos filhos sobre como respeitar ao próximo. Nesse sentido, Jesus é o nosso maior exemplo de comportamento a ser seguido. O Cristo viveu os Dez Mandamentos, foi manso e humilde de coração, ensinou sobre a importância do Saber e da Virtude e generalizou o contato entre os dois planos da vida, a Revelação.
Ao franquear o contato com o mundo espiritual por meio dos dons mediúnicos o Cristo permitiu que todos soubessem sobre as leis de imortalidade, comunicabilidade, evolução e responsabilidade. Se o intercâmbio com o lado espiritual estivesse difundido aos quatro cantos do mundo como Jesus deixou no Pentecostes, em que grau de espiritualidade estaria essa humanidade? Quais os princípios que as famílias estariam adotando para educar verdadeiramente os seus filhos?
A família é o grande alicerce espiritual da sociedade
“É a Família o alicerce Espiritual e Moral das sociedades humanas”, ensina Osvaldo Polidoro. Lembramos que é na família que temos as maiores oportunidades de aprendizado. No ambiente familiar desenvolvemos as nossas virtudes latentes, ressarcimos faltas e temos condições de evoluir mais depressa. Para isso, torna-se fundamental ensinar desde cedo aos filhos sobre Deus, sua Justiça, Seus Dons, suas Leis!
De acordo com Polidoro, a Lei de Deus e os exemplos de Jesus constituem o “Fundamento Educativo da Família, o ponto de partida de todos os deveres sociais”. E ele ressalta: “Quem, como adulto, pai, mãe, irmão, mestre, ou preceptor de qualquer nível, não dá DIGNOS FRUTOS PELO EXEMPLO, como pode ensinar a criança?”
O pai que ensina que o crescimento espiritual vem por meio das boas obras, mostra a importância de o comportamento correto para o espírito desabrochar as suas virtudes e triunfar na vida e ao desencarnar!
Saiba mais:
Capítulo Educação da criança ou do espírito? no livro Textos Divinos II:
https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Textos-Divinos-II.pdf
Capítulo Como educar as crianças? no livro Textos Divinos III:
https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Textos-Divinos-III.pdf
Folheto Mensagem Divina aos Educadores do Brasil:
file:///C:/Users/tabel/Downloads/mensagem_divina_aos_educadores.pdf
História sobre o Dia dos Pais:
https://brasilescola.uol.com.br/datas-comemorativas/dia-dos-pais-1.htm
