“Dar bom exemplo não é a melhor forma de educar. É a única!”, declarou o físico Albert Einstein. E sabemos da importância da família como primeira escola para a formação dos valores culturais, éticos, morais e espirituais dos filhos. O princípio fundamental da cidadania familiar ensina não praticar em casa o que não é correto reproduzir em sociedade. Ou seja, o mal que eu não quero para mim, não desejo e nem faço para o meu próximo!
O núcleo familiar tem um papel fundamental na estruturação do caráter do indivíduo. Tanto que a Organização das Nações Unidas (ONU) elegeu 15 de maio como Dia Internacional da Família.
Família: grande aprendizado de amor, renúncia e afeto
Osvaldo Polidoro destaca que “a Família é a mais SAGRADA INSTITUIÇÃO HUMANA”. Segundo ele, é “berço dos comportamentos onde ressaltam exercícios de ponderação, aplicação, renúncias várias e o templo ideal de inadiáveis afetos produtores de galardões perante a DIVINA JUSTIÇA”.
Ele explica que é no contexto da família que o espírito deve aprender sobre as leis espirituais que governam o espírito e a matéria, mundos e humanidades, sendo a maior delas a Lei Moral representada pelos Dez Mandamentos. Pelo conhecimento do verdadeiro cristianismo, fundamentado nos exemplos da Lei vivida por Jesus e no mediunismo generalizado, os pais ensinariam seus filhos se comportarem com dignidade, decência e bondade, em sociedade, para mais depressa despertarem, em si mesmos, as Latentes Virtudes Divinas ou Deus Interno! Isso porque há um Sagrado Objetivo da Existência para o espírito-filho que é voltar a ser Deus em Deus!
Lembramos que a Lei de Deus é íntima a todo espírito e representa a Lei de Equlíbrio Universal. É o caminho para a autodivinização do espírito! Portanto, ferir a Lei é ferir-se!
A Lei de Deus ensina a respeitar e honrar a família
Encontramos, nos Dez Mandamentos, referências à família. O quinto preceito diz: “Honrarás Pai e Mãe”. Esse item explica a importância de honrar essa instituição tão sagrada e fundamental no processo de crescimento dos espíritos.
Lembramos que os laços que unem a família encarnada remontam situações vividas em outras vidas. Por meio da lei da reencarnação, é possível resgatar, muitas vezes, faltas cometidas no passado, possibilitando novas, oportunidades de reencontro, harmonização e crescimento entre os integrantes do núcleo familiar.
Segundo Polidoro, a família é muito mais, no processo de Reintegração Total à DEUS do que podem conceber os homens. Ele reforça que “entre pais e filhos o dever de harmonia é profundamente significativo, e no Espaço e no Tempo o Mandamento será plenamente executado.”
Confiança e fidelidade são virtudes que nobilitam o convívio familiar
Outro mandamento extremamente importante relacionado à família é o sétimo: “Não Cometerás Adultério”. Adverte sobre a responsabilidade de se colocar em risco a instituição Família. Diz Polidoro: “já foi dito, por antigos Mestres de Doutrina, que a VERDADE é cortante como o fio da navalha, e que o VERDADEIRO é aquele que transita por ele, sem se cortar… Através do processo evolutivo, todos irão entendendo e executando o Mandamento, aquele que é mais caro aos que constituem Família”.
Ele ressalta que para qualquer atividade social, “confiança e fidelidade pairam altíssimo na contagem das virtudes espirituais”.
Família é reduto sagrado para o indivíduo crescer espiritualmente
O planeta migra para a fase de maturidade espiritual no qual muito mais será exigido das famílias em termos de conhecimentos fundamentais e comportamentos condizentes com a etapa adulta conquistada. De acordo com Polidoro, “é a Família o Reduto Sagrado, onde os que reencarnam devem obter o encaminhamento, sobre como ficar bem com Deus e Sua Divina Justiça, por estar bem com a Lei de Deus e as Graças do Santo Mediunismo. Se os pais ignorarem seus compromissos para com o DESÍGNIO DIVINO, que será de seus filhos, a respeito de como conhecer e viver segundo as verdades bíblicas e proféticas?”
Nesse novo ciclo evolutivo, praticaremos com muito mais consciência o “Amai-vos uns aos outros” por entendermos que somos partículas emanadas de um mesmo Princípio ou Deus e, desse modo, irmãos de jornada evolutiva. Portanto, a família é muito mais do que a união de espíritos pelos laços consanguíneos: é o resumo da Humanidade Cósmica!
Saiba Mais nos livros Textos Divinos IV e Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, de Osvaldo Polidoro.
Leia mais:
https://conhecerparatransformar.com.br/conhecer-para-transformar/familia-educada-humanidade-educada/
https://conhecerparatransformar.com.br/conhecer-para-transformar/todos-tem-direito-a-vida-e-a-saude/
