Família educada, humanidade educada!

A palavra educação tem origem no latim “educare”, que significa: conduzir de dentro para fora. Sócrates, por exemplo, dizia o seguinte: “só é útil o conhecimento que nos torna melhores”. Portanto, ensinava que o autoconhecimento é o ponto de partida para qualquer tipo de aprendizado.

Nessa direção, no Dia Mundial da Educação, celebrado em 28 de abril, lembramos que o saber vai muito além da sala de aula.

Jesus: o maior educador dessa humanidade!

Partindo dessa concepção, lembramos que na história desse planeta o nosso maior educador foi, sem dúvida, Jesus! Se o exemplo de conhecimento, obediência, humildade e renúncia do Cristo tivesse sido entendido e não adulterado pela igreja romana no século IV viveríamos hoje numa sociedade mais homogênea.

Haveria mais respeito uns pelos outros, com valores e comportamentos semelhantes, seguindo os Dez Mandamentos exemplificados pelo Cristo! Teríamos também mais conhecimento de todas as áreas do saber contribuindo para a evolução do nosso planeta!

Como conquistar um padrão de civilização mais uniforme sem uma educação verdadeiramente espiritual?

A educação espiritual deve começar na família

Para que isso possa se tornar realidade, Osvaldo Polidoro dizia que a mãe deveria ensinar aos seus filhos, desde a amamentação, sobre os Mandamentos Divinos e as práticas virtuosas de Jesus. Vale destacar que a criança aprende muito com os exemplos que ela observa à sua volta.

Nesse sentido, num texto intitulado “Como educar as crianças?” do livro Textos Divinos III, o autor destaca as seguintes informações:

  • “Criança educada, sem Humanidade educada é impossível.
  • Humanidade educada, sem Família educada, é impossível.
  • Família educada, sem Indivíduo educado, é impossível.
  • Indivíduo educado é aquele que, como Jesus Exemplificou, Dá Dignos Frutos pelo Exemplo.
  • Para haver Exemplo Fundamental, o Princípio ou Deus enviou suas Testemunhas Fiéis e Verdadeiras, isto é, a Lei Moral e o Cristo Modelo de Comportamento.
  • Como tal, o Messias transmissor da Lei Moral, transmitiu a sentença que sintetiza tudo: E no princípio, fez Deus a terra, o céu e tudo o que eles contêm.
  • Como tal, o Messias Exemplificador de Comportamento, sentenciou para a eternidade: “Amai-vos uns aos outros, assim como vos tenho amado.

Infelizmente a família, além dos professores, mestres e amigos, não dão a devida importância para praticar aquilo que ensinam.

Educar para aprender a agir com respeito, amor e humildade

Sabemos que a educação espiritual e formal de um povo é o verdadeiro alicerce para o desenvolvimento da sociedade.  Sem respeito a si e ao próximo, porém, não existe evolução. O espírito ao encarnar traz consigo todas as virtudes para desabrochar como também marcas ou desequilíbrios registrados ao longo das vidas para ressarcir. Para crescer interiormente, no entanto, o espírito precisa aprender a agir com amor, respeito e humildade.

Se os governantes tivessem entendido a linha-mestra de conhecimentos iniciáticos entregues nesse planeta e que foram sintetizados na Lei de Deus e no comportamento exemplar de Jesus — que constituem o “fundamento educativo” da sociedade –,   existiriam menos guerras e mais escolas, menos desigualdades e mais fraternidade!

As escolas deveriam ensinar os verdadeiros conhecimentos espirituais

Os professores estariam ensinando, pelo mundo, o conhecimento universal que começa com o entendimento sobre um Princípio Único que tudo emana, sustenta e destina e a explicação sobre a lei de evolução da centelha pelas espécies e famílias para o desabrochamento das latentes virtudes divinas.

Infelizmente, por interesses materiais, os religiosos profissionais não permitem que esse conhecimento universal seja ensinado para todos,

Chegará o dia que todos reconhecerão a importância da educação como um caminho para atingir o verdadeiro conhecimento que fará o espírito desabrochar as suas virtudes divinas e atingir a Sagrada Finalidade que é voltar a ser Deus em Deus!

Educar corretamente a criança, fará com que o adulto de amanhã se torne mais comprometido com a evolução do todo! A Verdadeira Educação é fundamental!

Saiba mais nos livros Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas e nos Textos Divinos II e III de Osvaldo Polidoro.