Há exatos 145 anos o mundo ficou mais claro. Uma lâmpada elétrica foi acesa por Thomas Edison. Essa invenção mudou padrões de vida do mundo todo. Mais revolucionária ainda foi a descoberta da luz laser em meados do século XX, pelo físico norte-americano Theodore Maiman. Ele estimulou átomos de rubi a emitir luz concentrada. Desenvolveu assim, em 1960, o primeiro aparelho emissor de raios laser. Esse feixe de luz concentrada é imprescindível nas mais diversas áreas, da internet à medicina. A cada semana, cerca de uma centena de novos usos do laser são descobertos.
Para celebrar essa importante inovação, a UNESCO instituiu 16 de maio como Dia Internacional da Luz Trata-se de uma oportunidade para refletir sobre o papel que a luz desempenha em todos os campos do conhecimento.
O estudo sobre a luz levou a avanços médicos, tecnológicos e culturais
Você sabia que a vida do homem e de diferentes espécies no planeta só é possível graças à luz e à energia que emanam do Sol? A exposição à luz solar controla o nosso ciclo circadiano que regula a produção de hormônios, além de melhorar o humor, a vigília e ajuda nas atividades do despertar.
É por meio da luz emitida ou refletida pelos objetos celestes, como as estrelas, que a astronomia tira informações sobre o universo.
A medicina utiliza a luz na análise e tratamento de diversas patologias e para acelerar os processos de cicatrização.
A luz também inspira a arte. Sob diferentes perspectivas, é retratada nas belas obras de Monet. A fotografia também precisa da luz para registrar a imagem e no cinema é utilizada para ambientar e dar realidade às cenas e ambientes.
A consciência desperta é o caminho da evolução
Se a luz artificial é uma parte essencial da nossa vida cotidiana o que podemos dizer da Luz que origina e sustenta a tudo o que existe?
Nesse sentido, temos ciência que a Luz Essencial parte de uma Sagrada Causa Primária para compor tudo que conhecemos.
Durante a sua encarnação, Jesus afirmou: “Eu que estou no mundo, sou a Luz do mundo”. Ao dirigir-se aos apóstolos completou: “Vós sois o sal da terra… vós sois a luz do mundo…. não se acende a candeia e coloca debaixo do alqueire. Ao contrário. Coloca-a no lugar apropriado e assim ilumina a todos… Assim resplandeça a vossa luz diante dos homens para que vejam as vossas boas obras.”
Um programa de Informes Divinos para a evolução do espírito
Cada um de nós é parte integrante de Deus, que é Espírito e Verdade, assim como mencionado pelo Cristo Jesus. É necessário o espírito crescer através de um longo processo de evolução para expor os seus valores internos e despertar para os “anseios da luz da consciência”.
No mito da caverna, Platão já descrevia o homem aprisionado que ao conseguir se libertar para o mundo exterior fica admirado com a luz do sol e a diversidade de cores. A luz o convida a caminhar!
Num trecho da obra Os Grandes Iniciados, de Edouard Schuré, o iniciado egípcio Hermes Trismegisto, num desdobramento espiritual, tem uma visão da luz que rasga a escuridão e percorre os sete céus espirituais que circundam o planeta.
Sabemos que os planos mais divinizados refletem a luz e glória de espíritos mais evoluídos por pensamentos nobre e ações amorosas. Hermes foi expoente máximo na abordagem sobre a Sagrada Finalidade do universo que é a volta à Unidade Divina ou Reintegração no Princípio ou Deus!
Como o espírito-filho é da mesma essência que Deus é, a primeira coroa a se formar na direção da matéria é a Luz Divina. Tem início, assim, o perispírito que é o agente de ligação entre corpo e alma. Por meio dele, o espírito registra todas as marcas ou conquistas evolutivas.
Quem busca viver a Lei de Deus e seguir o Exemplo de Comportamento de Jesus Cristo facilita o desabrochar, em si, do Deus Interno e transforma o seu períspirito em Luz Divina. Dessa forma, vai aumentando em Luz e Glória, perdendo em Relatividade, para ganhar em Divindade!
Destacamos que o maior desafio a ser enfrentado, de forma consciente, é o da Iluminação interior. Não é possível evoluir, de fato, sem ter de aprimorar conhecimentos espirituais e corrigir comportamento.
Este novo momento cíclico-histórico de maior maturidade nos pede este olhar cuidadoso e atento. Quanto melhores os registros, maior será a felicidade do individuo e da sociedade. Um brinde à Luz!
Saiba Mais nos capítulos O Destino da América, Chave Iniciática Fundamental, Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas (Apocalipse, 14,6),
Do Reino de Deus, Espírito, Perispírito, Chacras e Plexos, As Coroas Energéticas e suas colorações, Suprema Lembrança Crística do livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosa, de Osvaldo Polidoro e Os Grandes Iniciados, de Edouard Schuré.
