Em 1924, a Liga das Nações publicou um documento conhecido como Declaração de Genebra dos Direitos da Criança. No mesmo ano, aqui no Brasil, o então presidente Authur Bernardes oficializou o 12 de outubro como Dia da Criança. Em 1940, Getulio Vargas instituiria um decreto que visava criar políticas de proteção à maternidade, infância e família no país.
Contudo, é justo destacar que essa é uma preocupação que nos acompanha desde tempos imemoriáveis. A perpetuação da espécie e, portanto, o cuidado com a cria e a proteção das futuras gerações é um instinto dos mais elementares e presente em praticamente todas as espécies, em todos os grupos sociais, independente de raça, credo ou época. Nos mais variados níveis da escala biológica é fundamental a função dos pais ou adultos que devem receber, proteger e preparar a próxima geração para a vida, ensinando-os a se protegerem dos predadores, construírem abrigos, caçar e até as regras de convivência social.
O encaminhamento e a proteção dos pequenos é tão fundamental que tanto as Leis humanas como a Lei de Deus enfatizam a responsabilidade dos pais ou adultos. Tanto que existe um mandamento tratando especificamente do tema. Honrarás pai e mãe nos lembra não somente de obedecer a nossos progenitores, mas nos convida a honrarmos a condição de pais e mães. Honrarmos a nobre tarefa de receber, proteger e encaminhar espíritos que estão retornando à encarnação para mais uma oportunidade de crescimento e desabrochamento das virtudes divinas que possuem dentro si. Portanto, mais que o pão material, importa fornecer o pão do espírito. Além de comida, roupa e abrigo, fundamental ensinar que cada um é centelha divina e que deve desabrochar as virtudes que possui através das boas obras e mais, devemos ensinar através dos exemplos e não de palavras vãs.
Um mundo onde as crianças são as maiores vítimas
Vivemos um momento histórico singular, onde avanços científicos espetaculares convivem com violência, abuso e desvios inimagináveis. Em nome de poder, ganancias, religiões, filosofias e outros conceitos humanos os adultos cometem os piores crimes, dão os piores exemplos, forjam um mundo de injustiças e sofrimentos, onde as maiores vítimas são as crianças. Osvaldo Polidoro em sua obra deixa claro que Jesus veio para ser Modelo de Comportamento e de Vivência dos 10 Mandamentos, que são aquelas 10 sentenças que nos ensinam como deve ser nosso comportamento para com Deus e também em família e comunidade. Jesus mostrou e ensinou através de exemplos que apenas o comportamento ético e fraterno pode trazer equilíbrio, prosperidade e justiça.
No texto intitulado Educação da Criança ou do Espírito, Polidoro explica e pergunta: “ Por causa do passado, da ignorância acumulada e dos vícios religiosistas e sectários, e outros tantos mórbidos misoneísmos, os terrícolas não entendem o que Jesus proclamou: Dai dignos frutos pelo exemplo… Quem, como adulto, pai, mãe, irmão, mestre, ou preceptor de qualquer nível, não dá dignos frutos pelo exemplo, como pode ensinar a criança?”
Portanto, mais que presentes, que neste Dia das Crianças cada um de nós pais, mestres ou adultos responsáveis procuremos melhorar nosso comportamento e coloquemos em prática aquilo que nos ensina Polidoro no texto Como educar as crianças, quando nos ensina: “ 1 – Criança educada, sem Humanidade educada, é impossível. 2 – Humanidade educada, sem Família educada, é impossível. 3 – Família educada, sem Indivíduo educado, é impossível. 4 – Indivíduo educado é aquele que, como Jesus exemplificou, dá dignos frutos pelo exemplo. 5 – Para haver exemplo fundamental, o Princípio ou Deus enviou suas testemunhas fiéis e verdadeiras, isto é, a Lei Moral e o Cristo modelo de comportamento.
Que tal começarmos a mudança por nós? Pense nisso…
Saiba mais em:
O Novo Testamento dos Espíritas, item 212;
Textos Divinos II, Educação da Criança ou do Espírito;
Textos Divinos III, Como Educar as Crianças.
Sugestões para links
Meu pai, meu herói! – Conhecer para Transformar
A vivência da Lei de Deus conduz à divinização do espírito! – Conhecer para Transformar
Família: unidos no ideal de amar, superar e crescer! – Conhecer para Transformar
Família educada, humanidade educada! – Conhecer para Transformar
