Médico, político, empresário, professor, pesquisador, cientista, escritor, tradutor e biógrafo. E a mais importante das competências: um homem de bem e de singular beleza espiritual. No século XIX, um dos maiores propagadores do espiritismo no Brasil foi Adolfo Bezerra de Menezes. Reencarnação do apóstolo Lucas, Bezerra nasceu em 29 de agosto de 1831. Como missionário de plano bastante superior, o abnegado médico veio movimentar nas terras do Cruzeiro do Sul o mediunismo restabelecido no planeta por Allan Kardec, na França.
Seu nome devia ficar e ficou ligado a um imenso movimento socorrista planetário formado por milhares de médicos e servidores encarnados e desencarnados. No seu exercício médico, passou a vida curando corpos, mas acima de tudo ensinava a tratar das causas das doenças que estão no espírito. Lembrava do dever de renovação íntima, pelas trilhas da moralização e do crescimento em atos amorosos, destacando a importância de seguirem os exemplos deixados por Jesus Cristo.
Dotado de grande inteligência, torna-se exímio médico e político
Nascido no interior do Ceará, revelou logo cedo a sua fulgurante inteligência. Aos treze anos, substituía o professor nas aulas de latim. Oriundo de família rica, o pai militar tinha bens em fazendas de criação. Mas por sua generosidade ao próximo, o patriarca comprometeu toda a fortuna. Assim, passaram de uma vida de abundância para uma vida de privações. Com o desencarne do pai, Bezerra vai estudar Medicina no Rio de Janeiro, mantendo-se financeiramente, como professor de filosofia e matemática. Ao se formar, ingressa no Exército e torna-se cirurgião-tenente. Casa-se aos 27 anos e tem dois filhos. Após cinco anos de matrimônio, a sua esposa falece. Mais tarde casa-se com a irmã de sua esposa e tem mais sete filhos. Torna-se membro titular da Academia Imperial de Medicina e passou a atuar como redator dos Anais Brasilienses de Medicina
Como médico, atendia a todos que o procuravam, com atenção aos menos favorecidos. Repartia com os necessitados o pouco que possuía. Reconhecido pelo generoso trabalho, foi convidado a concorrer a um cargo público. Escreve a seu amigo e deputado Dr. Freitas Nobre, que adentraria à “Ciência do Bem Comum.” Foi eleito vereador, se desligando do exército e, mais tarde, deputado federal. Após 30 anos de atividades, encerra a sua carreira política. Outra missão mais nobre o aguardava: o Espiritismo!
Missão espiritual: criar o maior organismo assistencial no planeta
Aos 44 anos, ganha de presente O Livro dos Espíritos, de Allan Kardec. “Lia. Mas não encontrava nada que fosse novo para meu Espírito”, disse ele na ocasião. Passa então a divulgar a doutrina espírita e em seus atendimentos médicos recomendava que os doentes estudassem o Evangelho e fizessem orações. Passou também a colaborar com o jornal espírita “O Reformador”. Foi um importante catalisador do Movimento Espírita em nosso país. Desencarna de acidente vascular cerebral em abril de 1.900, aos 68 anos.
Ao desencarnar, Bezerra de Menezes tornou-se chefe espiritual de um grande trabalho de atendimento médico junto a encarnados e desencarnados. Sob sua coordenação, movimenta-se uma ampla organização de servidores socorristas, como não podemos calcular.
Osvaldo Polidoro, no livro O Céu Maravilhoso, faz um relato da atuação de Bezerra orientando os trabalhadores a compreenderem as doenças tendo origem no espírito, de dentro para fora, a começar pelas coroas energéticas e depois atingindo o perispírito ou corpo astral, com repercussão no corpo físico.
Para conquistar boa saúde, importante um comportamento decente e amoroso
No livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, Polidoro ressalta que uma mesma ação médica não pode resultar boa para todos. Isso porque, diz ele, “nem todos são iguais na intimidade”. Destaca a importância do modo de pensar, sentir e agir do espírito durante as encarnações para promover o seu próprio equilíbrio perante as leis superiores, principalmente em relação aos Dez Mandamentos e manter, assim, boa saúde. Pensar e fazer o mal, realizar escolhas que prejudiquem indivíduos ou grupos criam marcas densas e assimetrias nas coroas energéticas resultando em doenças.
Como Bezerra exemplificou, ao auxiliar o próximo curamos a nós mesmos. Criamos condições favoráveis de energias que trazem benefícios para o corpo físico e perispiritual. Aprendemos com Polidoro que Moral, Amor, Revelação, Sabedoria e Virtude são fatores que farão desabrochar o Deus Interno. Por outro lado, “bolso, estômago, sexo, orgulho e egoísmo usados negativamente, enviarão o espírito ao pranto e ranger dos dentes”.
Portanto, faça cada um para si boas escolhas a fim de adquirir boa saúde. Cuide do corpo e do espírito com boa alimentação, profunda respiração, uso da água fluidificada ou energizada e participação em orações, com a Mensageria Espiritual do Bem, para melhorar sintonia e reequilibrar mente e corpo. Todos somos trabalhadores. Que façamos a nossa parte para ter o mérito de atuar junto às equipes comandadas pelo incansável Dr. Bezerra de Menezes.
Saiba Mais nos seguintes livros de Osvaldo Polidoro:
Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas: https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2023/11/EvangelhoEterno.pdf
A Volta de Jesus Cristo: https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2023/09/14-AVoltaDeJesusCristo.pdf
Textos Divinos V: https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Textos-Divinos-V.pdf
O Céu Maravilhoso: https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/O-Ceu-Maravilhoso.pdf
Leia mais:
https://conhecerparatransformar.com.br/conhecer-para-transformar/todos-tem-direito-a-vida-e-a-saude/
