Em dezembro, comemora-se o Dia da Família, momento para muitas reflexões sobre o porquê estamos juntos em aprendizados e sentimentos
O Dia da Família, comemorado nas primeiras semanas de dezembro, nos traz uma boa oportunidade para refletir sobre a importância das relações e o papel que elas desempenham em nosso desenvolvimento. Do ponto de vista espiritual, a família representa muito mais do que um simples grupo de pessoas conectadas por laços genéticos.
Ela funciona como um valioso laboratório de aprendizado e evolução, onde os espíritos se reencontram em busca de experiências que fortalecem vínculos de amizade. Além disso, promovem o crescimento moral e permitem o resgate de desavenças do passado superadas com amor e paciência mútuas. Os conflitos e as alegrias que surgem no convívio familiar são oportunidades de desenvolvimento e de prática das virtudes, como o companheirismo, a compreensão e o perdão.
Será que aproveitamos a oportunidade para crescermos juntos?
A família é uma maravilhosa oportunidade concedida por Deus para crescermos juntos nesta encarnação. E essa data nos leva a refletir sobre como estamos nos relacionando com nossos familiares. A comunicação e o diálogo aberto, por exemplo, são essenciais para fortalecer os laços familiares e promover um ambiente de harmonia.
A família é a unidade que recebe o espírito para mais uma encarnação e serve de referência e exemplo para que a criança aprenda valores e atitudes edificantes. A lei de Deus, entregue por Moisés, também nos lembra da importância do núcleo familiar destacando a necessidade de honrar os pais e do amor e respeito que deve existir entre cônjuges. O indivíduo faz parte da família, que contribui para a formação da sociedade e do mundo; daí a importância de proporcionar às crianças conhecimento sobre as verdades divinas e a real finalidade da vida.
Mas a família não se limita apenas aos laços de sangue. As amizades profundas e as relações de afeto também podem ser consideradas parte dessa “família espiritual” permitindo reencontros felizes, apoio mútuo e união. Compreender e valorizar esses vínculos traz um sentido mais amplo a esse conceito, onde todos têm um papel importante para sua evolução e dos demais contribuindo para um mundo melhor.
Por fim, é fundamental cultivar a gratidão por aqueles que estão ao nosso lado, pelas lições que nos trazem, e pela oportunidade de crescer juntos. Que possamos aproveitar este dia para fortalecer esses laços, reconhecer o valor de cada membro e nos comprometer a trabalhar pela paz e pela união que deve começar em cada lar.
Fontes: – Sinais dos Últimos Tempos – Textos Divinos III: https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2024/03/Textos-Divinos-III.pdf
– O Evangelho da Verdade – Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas: https://conhecerparatransformar.com.br/wp-content/uploads/2023/11/EvangelhoEterno.pdf
– Item 50 – O Novo Testamento dos Espíritas: https://conhecerparatransformar.com.br/livros/#livro3