Em novembro, duas datas nos remetem a reflexão sobre a doação e a gratidão: o dia nacional do Doador de Sangue (25), e o dia de Ação de Graças (28), última quinta do mês. Ambas, de alguma forma, fazem menção a maior das virtudes, a gratidão.
O maior exemplo de vida de todos os tempos, Jesus, fazia questão de agradecer ao Princípio ou Deus por tudo, ensinando a importância de reconhecer que sem Ele, nada existiria ou seria possível. Também era grato aos apóstolos que o seguiam e confiavam em sua missão; sem esquecer o quanto o Mestre reconhecia e agradecia a presença perene da mensageria espiritual do bem, através das legiões espirituais que o apoiavam.
Mas o maior legado de todos, com certeza é como ele tratava o semelhante, demonstrando pelos atos de amor, renuncia, solidariedade, perdão e compaixão como um semelhante deve se relacionar com outro semelhante. “Não te esqueça do próximo, porque também és apenas um próximo”, nos ensina Osvaldo Polidoro, no livro Bezerra de Menezes e a Narrativa Iniciática (1).
Amai-vos Uns aos Outros
Vivemos um momento planetário de transição, no qual muitas dimensões da vida passam por questionamentos, revisões, defesas e ataques. Ainda assim, sempre que possível é bom lembrarmos de tudo que temos e que nos é disponibilizado gratuitamente: o sol, o ar, a água, a natureza, o sorriso de uma criança, um abraço de um ente querido, o ombro consolador de um amigo.
Embora desafios e dificuldades existam, quanto mais combatermos nossos vícios e exercitarmos nossas virtudes, mais céleres caminharemos na direção de um mundo mais harmônico, equilibrado e fraterno.
Como nos ensina o capitulo Suprema Lembrança Crística, do Livro Evangelho Eternos e Orações Prodigiosas (2), “És vida, existência, vibração, movimento e trabalho. Quem existe deve estar em algum lugar, de algum modo, fazendo alguma coisa e para algum fim. Portanto, se vives para movimentar alguma coisa, movimenta a SABEDORIA, mas no sentido do AMOR. Porque a receita fundamental, para o filho de Deus, será sempre aquela que define o espírito do Evangelho: AMAI-VOS UNS AOS OUTROS!”
Fontes: