A tolerância é o caminho para alcançar o verdadeiro Amai-vos uns aos outros
“Não concordo com o que você diz, mas defenderei até a morte o seu direito de dizê-lo”. Essa frase de Voltaire resume a essência da tolerância, a capacidade de conviver com as divergências e de respeitar a liberdade de expressão e de escolha dos outros.
Comemoramos no dia 16 de novembro, o Dia Internacional da Tolerância. Criado pela ONU em 1996, essa data ressalta a importância do respeito às culturas, crenças e tradições dos outros povos ou nações. Além disso, nos leva a compreender os riscos da intolerância. Tolerância é o reconhecimento da diversidade e a aceitação das diferenças. É o respeito pelo direito dos outros de pensar, sentir e viver de maneira diferente da nossa.
A tolerância é um valor fundamental para a construção de uma sociedade justa e pacífica. É a capacidade de respeitar e aceitar as diferenças entre as pessoas, sem julgá-las ou condená-las. Como disse Jesus, “Amai-vos uns aos outros como eu vos amei” (João 15:12). Essa frase resume a essência da tolerância, que é o amor e o respeito pelo próximo, ensina ser uma pessoa verdadeiramente fraternista.
Amai-vos uns aos outros: aula viva de Jesus
Jesus foi um mestre da tolerância. Ele se relacionou com pessoas de todas as classes sociais, incluindo os marginalizados e os excluídos. Ele não julgou as pessoas pelas suas aparências ou pelas suas crenças, mas sim pelas suas ações e pelo amor que elas demonstravam. O nosso comportamento impera sobre títulos ou posições na ordem doutrinária. Mas ele não foi tolerante com os erros. O erro espontâneo puro de intenção deve ser advertido apenas, mas o proposital deve ser punido. Ensinar sobre isso é instrutivo e educador.
A tolerância é um valor que está no coração do ensinamento de Jesus. Ele nos ensinou a amar nossos inimigos, a perdoar aqueles que nos ofendem e a tratar os outros com respeito e dignidade. Antes ser vítima do que algoz. Como disse Jesus, “Se alguém te ferir na face direita, oferece-lhe também a esquerda” (Mateus 5:39). Um bom exemplo da tolerância e do amor que Jesus nos ensinou.
Portanto, fundamental que cultivemos a tolerância em nossas vidas, que possamos ter Jesus como exemplo de vida, respeitando as diferenças e as opiniões dos outros, e defendendo o direito de todos de viverem de acordo com suas crenças e valores. Como disse Jesus, “O Reino de Deus está dentro de vós” (Lucas 17:21) e a cada um cabe realizá-lo. A tolerância é um caminho para alcançar esse Reino, onde o amor e o respeito pelo próximo são os valores fundamentais.
LEIA TAMBÉM
Jesus: um exemplo vivo da arte de ensinar.