Ser uma pessoa saudável, na definição da Organização Mundial da Saúde (OMS), é viver em estado de completo bem-estar físico, mental, social e espiritual! Diferentemente da medicina ocidental que ainda separa a pessoa na hora de tratá-la, a medicina chinesa está mais próxima da abordagem holística, propagada pela OMS, olhando a pessoa de forma integral. Nessa direção, a filósofa Lúcia Helena Galvão lembra que na tradição oriental milenar a doença pode ser um reflexo sobre como cada um de nós conduz a sua própria vida. Ou seja, dependendo do nosso comportamento e escolhas podemos ter mais ou menos saúde!
No Dia Mundial do Enfermo, celebrado em 11 de fevereiro, queremos lembrar da importância de todos buscarem a saúde integral pelo equilíbrio da mente, corpo e espírito! E isso com maior disposição para ajudar também a equilibrar o planeta. Segundo estudo da Revista Nature, de 2023, a Terra ultrapassou sete dos oito limites de segurança cientificamente estabelecidos para a vida. Ou seja, o planeta também está enfermo e precisa ser cuidado por cada um de nós! Se estamos enfermos como o planeta poderá ficar bem?
Olhar integral sobre a saúde
Com a evolução da área médica, somado ao crescimento dos conhecimentos espirituais, avançamos no século XXI com mais clareza sobre a abordagem integral relacionada à saúde. Do lado espiritual, Osvaldo Polidoro, apresenta informações preciosas no livro Evangelho Eterno e Orações Prodigiosas, que traz um olhar profundo sobre o tema.
Segundo o autor, as doenças podem ser provocadas por fatores interno e externo no decorrer da encarnação do espírito. “No campo das moléstias há que considerar, portanto, os fatores intrínsecos e extrínsecos, os que derivam de marcas cármicas, que do perispírito assomam ao corpo físico, e os que podem acontecer por injunção de ataques do mundo físico, de subnutrição, epidemias, guerras, crimes, etc. Muito densa é a Terra, muito irregular, com excessos de frios, calores, cataclismos telúricos, etc. Deve ser a prudência a característica da vida humana, para evitar ao máximo o desgaste do corpo, da ferramenta máxima e direta do espírito.”
Osvaldo Polidoro menciona ainda o fato de a medicina convencional não levar em conta a questão moral ao tratar de um doente. “Quanto aos processos de cura, ou propriamente de reparações, estão sujeitos a imprevistos, pois devemos considerar que a Ciência Médica, por enquanto, e muito infelizmente, coloca o espírito e a ordem moral de lado. Falha muito, mesmo na parte física, porque a parte física nunca poderia ser sem o espírito.”
O espírito no comando da matéria
O autor sintetiza, nesse livro, ensinos iniciáticos entregues há mais de 240 mil anos por grandes profetas e mestres. Vale a pena destacarmos algumas reflexões:
- O espírito é mais do que a matéria. O corpo é ferramenta do espírito e deve ser utilizada com inteligência e prudência!
 - Algumas doenças ou condições físicas podem nos acometer por questões cármicas, ou seja, por consequência de ações praticadas em vidas passadas!
 - Na atual conjuntura do mundo, assolada por guerras, violência e epidemias, podemos passar por situações difíceis e até desencarnarmos sem que isso esteja necessariamente associado a uma questão cármica.
 - As curas e tratamentos oferecidos pela nossa medicina ocidental ainda são limitados, pois acabam considerando apenas o corpo físico, sem considerar o espírito, que é peça chave para o cuidado integral.
 
Como então podemos agir para buscar a saúde de forma integral?
Existem várias formas de desenvolvemos a ligação com Deus e com o plano espiritual para buscar ajuda em nossos processos de recuperação. Podemos adotar algumas práticas abaixo que muito irão ajudar a nossa reabilitação:
- Fazer e participar das orações em conjunto, segundo Osvaldo Polidoro: “Orações são instrumentos mentais e emocionais com propósitos como – pedir, louvar ou agradecer, seja para com deus, cristos de planetas, sistemas deles ou galáxias, ou para os anjos, que quer dizer os espíritos mensageiros de deus, como a bíblia ensina fartamente. O mais importante não é orar muito, é merecer, e na hora de fazê-lo, é lembrar se está bem com os mandamentos da lei de deus.”
 - Preparar e beber a água fluidificada. Acesse aqui a oração e veja como pode fazer: https://conhecerparatransformar.com.br/oracoes/
 - Manter boas conexões escolhendo leituras, filmes, companhias, conversas que tragam pensamentos e sentimentos de forma positiva.
 - Buscar sempre o bom comportamento, tendo os Dez Mandamentos e a vida de Jesus como exemplos e balizadores das nossas escolhas e atitudes.
 - Cultivar atos de fraternidade e amor ao próximo. Como Jesus disse: “Tomai exemplo de mim, que sou manso e humilde de coração”.
 
Aproveite com inteligência a encarnação e busque conhecer e praticar no seu dia a dia tudo que for possível ao seu alcance. Essa será a melhor forma de merecer toda a ajuda possível e trazer mais saúde para você, de dentro para fora.
Links internos:
Veja mais nos capítulos “A Estrutura Psicofísica e mecanismo das radiações”, “Estrutura da matéria e medicamentos”, do livro Evangelho Eterno de Osvaldo Polidoro; artigo “Visão sistêmica da saúde e de que a Doença é um convite criativo da vida”, com citação de Fritjof Capra e acesso pelo link: https://www.coachdesaude.com.br/em-busca-de-saude-encontrei-me-com-innsaei-a-palavra-islandesa-para-intuicao/#:~:text=Na%20perspectiva%20sist%C3%AAmica%2C%20sa%C3%BAde%20%C3%A9,desequil%C3%ADbrios%20e%20atuar%20sobre%20eles.
